Avaliação Institucional

Em consonância com a proposta do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), a avaliação Institucional FGV DIREITO SP caracteriza-se por um modo de fazer avaliação que educa quem dela participa, ao ensinar a enfrentar conflitos, negociar soluções e compreender as relações de interesses individuais e coletivos presentes no contexto social. Tais elementos orientam a avaliação no sentido de constituir uma prática educativa integrada com a missão da instituição e com a proposta educacional a ser desenvolvida.

Este caminhar avaliativo, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA FGV DIREITO SP) é um processo que serve à instituição e ao seu desenvolvimento, construindo uma metodologia de administração educacional sustentada pelos subsídios da avaliação, conforme demonstrado na imagem abaixo.

Utilize o menu a seguir para conhecer ainda mais sobre o processo avaliativo da FGV DIREITO SP.

A autoavaliação

Para a realização de uma análise Institucional adequada, a autoavaliação FGV DIREITO SP estabelece três núcleos focais avaliativos, conforme ilustrado na imagem abaixo.

O primeiro núcleo focal avaliativo, com periodicidade avaliativa anual recebeu o título de Políticas Centrais e engloba as dimensões mais relacionadas ao cotidiano da Instituição Educacional e que, por isso, necessitam de atualidade dos dados de pesquisa e agilidade na fomentação de informações aos gestores para tomadas de decisões estratégicas, além de maior cuidado com os processos de interferência do pesquisador.

O segundo núcleo focal avaliativo, intitulado de Gestão e Apoio, foca a visão da Instituição em suas relações, visando a obtenção de subsídios importantes na otimização de seus processos internos, acerto das fragilidades e exploração das potencialidades.

O último núcleo focal avaliativo, nomeado como Instituição e Sociedade, busca refletir e aprimorar o diálogo e as relações da FGV DIREITO SP com a Sociedade, buscando informações confiáveis e seguras.

Tendo o planejamento anual, a Avaliação Institucional FGV DIREITO SP para efeito de relatório de acompanhamento enfatizará a análise o planejamento e avaliação (i) sobre o foco de Políticas Centrais relacionado ao de Instituição e Sociedade, durante o primeiro ano; (ii) sobre o foco de Políticas Centrais relacionado ao de Gestão e Apoio, no ano seguinte e (iii) apresentando a conclusão sobre as dez dimensões avaliativas, durante o terceiro ano e replanejando todo seu processo avaliativo para seu próximo trienio.
 

 

 

Os resultados dos processos avaliativos de cada Núcleo, bem como os relatórios trienais completos estão disponiveis na Intranet FGV DIREITO SP

A Ouvidoria

Ouvidoria Educacional FGV tem o objetivo:

  • De estabelecer canais de comunicação, de forma aberta, transparente e objetiva, com alunos, professores das Academias e do IDE;
  • De agir com transparência, integridade e respeito, atuando com precisão e agilidade;
  • De atender os Instrumentos de Avaliação do MEC;
  • De receber, analisar e encaminhar as manifestações dos alunos e professores aos setores responsáveis;
  • De acompanhar as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo os interessados informados, assegurando a independência no exercício de suas atribuições;
  • De atuar como agente indicador às Escolas e ao Instituto de Desenvolvimento Educacional, envolvidos nas demandas para aprimoramento dos processos internos, quando necessário e para sugestão de melhorias,
  • De ter a Ouvidoria Educacional como um órgão único, subordinado à Pró-Reitoria da FGV, acompanhando os aspectos acadêmicos;
  • De responder, com clareza, as manifestações dos usuários, no menor prazo possível, assegurando a confidencialidade e o sigilo no atendimento.

O ouvidor, nomeado através da Portaria FGV 09-2012, é o Prof. Antonio de Araujo Freitas Junior, atende através de formulário próprio disponível neste site.

O Processo de Planejamento Estratégico

O processo de Planejamento Estratégico envolve a aplicação dos indicadores trazidos pela Avaliação Institucional FGV DIREITO SP, com a finalidade de delinear estratégias de cumprimento dos objetivos a curto, médio e longo prazo.

Este processo de planejamento estratégico é elaborado coletivamente pelos coordenadores de áreas, a gerência executiva e a diretoria da FGV DIREITO SP, a partir do relatório da CPA FGV DIREITO SP e dos debates da Comunidade Acadêmica realizados nos Seminários Anuais de Planejamento.

Relatórios da Avaliação Institucional

As informações sistematizadas presentes nos Relatórios da Avaliação Institucional são divulgadas para a comunidade acadêmica na Intranet.
 

Processos Avaliativos do ciclo atual (2018 a 2020)

No último ciclo completo, a CPA realizou os seguintes processos avaliativos:

 

Avaliação e Planejamento (ano de foco no triênio: 2020)
Neste ciclo, os dados específicos de Avaliação e Planejamento foram coletados em 2020. Dentre processos de coleta regular, destaca-se:

Processo Foco Modelo de coleta
FGV Direito SP em números Compilado de dados estratégicos do desenvolvimento institucional, com engajamento de todas áreas da Escola Formulário on-line
2018: 14 respondentes
2019: 17 respondentes
2020: 17 respondentes
Plano de Acessibilidade Reflexão coletiva acerca do Plano de Acessibilidade Institucional Reuniões e mensagens eletrônicas
Seminário Interno Reflexão coletiva sobre os impactos da pandemia Evento em 07/10/2020 com 104 presentes

 

Gestão e Apoio (ano de foco no triênio: 2019)
Neste ciclo, os dados específicos de Gestão e Apoio foram coletados em 2019.

Processo Foco Modelo de coleta
Mapeamento de Formação Adquirir dados sobre a carreira acadêmica e profissional dos Colaboradores integrantes ao Corpo Técnico-Administrativo Formulário on-line
2018: 60 respondentes
2019: 60 respondentes
2020: 62 respondentes
Regimento Reflexão coletiva acerca da estrutura organizacional Análise documental, Reuniões, mensagens eletrônicas e Seminário de Planejamento
Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDI) Reflexão coletiva acerca do planejamento institucional Análise documental, Reuniões, mensagens eletrônicas e Seminário de Planejamento
Seminário Interno Reflexão coletiva sobre as atividades internas pós implantação do acervo acadêmico digital Evento em 02/10/2019 com 57 presentes

 

Instituição e Sociedade (ano de foco no triênio: 2018)
Neste ciclo, os dados específicos de Instituição e Sociedade foram coletados em 2018.

Processo Foco Modelo de coleta
Perfil do corpo discente Delineamento do perfil socioeconômico dos alunos matriculados para reflexão sobre o impacto institucional Análise documental
Seminário Interno Reflexão coletiva sobre os novos Instrumentos de Avaliação de recredenciamento do Inep/MEC Evento em 03/10/2018 com 57 presentes

 

Políticas Centrais (foco contínuo: 2018, 2019 e 2020)

Processo Foco Modelo de coleta
Atendimento Análise global e detalhada da efetividade observada no atendimento da Escola Formulário on-line
2018-1: 326 respondentes
2018-2: 239 respondentes
2019-1: 318 respondentes
2019-2: 292 respondentes
2020-1: 410 respondentes
2020-2: 370 respondentes
Competições Reflexão acerca: (i) da percepção sobre o crescimento acadêmico agregado com a participação em cada competição, (ii) as atividades que melhor auxiliam na atuação de cada competição, (iii) o perfil mais adequado de monitor para o treinamento de cada competição e (iv) da garantia de vivências formativas. Formulário on-line
2018: 53 respondentes
2019: 58 respondentes
2020: 47 respondentes
Disciplinas Análise global e detalhada da efetividade observada no processo de ensino-aprendizagem proposto em cada disciplina e no curso como um todo Formulário on-line
2018-1: 452 respondentes
2018-2: 335 respondentes
2019-1: 404 respondentes
2019-2: 420 respondentes
2020-1: 564 respondentes
2020-2: 441 respondentes
Egressos Acompanhamento dos egressos para reflexão sobre o processo de formação dos cursos de forma global. A coleta do intercâmbio ocorre sempre no semestre posterior ao da conclusão do curso, sedo repetido bianualmente. Formulário on-line
2018: 201 respondentes
2019: 181 respondentes
2020: 275 respondentes
Gestão Análise global e detalhada da efetividade observada na Gestão da Escola Formulário on-line
2018-1: 326 respondentes
2018-2: 239 respondentes
2019-1: 318 respondentes
2019-2: 292 respondentes
2020-1: 410 respondentes
2020-2: 370 respondentes
Infraestrutura Análise global e detalhada da efetividade observada na infraestrutura da Escola Formulário on-line
2018-1: 326 respondentes
2018-2: 239 respondentes
2019-1: 318 respondentes
2019-2: 292 respondentes
2020-1: 410 respondentes
2020-2: 370 respondentes
Intercâmbio Reflexão acerca: (i) dos contratos de parceria, (ii) dos mecanismos de promoção de melhor qualidade de estudos para este grupo, (iii) do fluxograma do processo de seleção e intercâmbio e (iv) da garantia de vivências formativas.
A coleta do intercâmbio ocorre sempre no semestre posterior da realização do intercâmbio.
Formulário on-line
2018-1: 13 respondentes
2018-2: 16 respondentes
2019-1: 14 respondentes
2019-2: 21 respondentes
2020-1: 13 respondentes
2020-2: 19 respondentes
Orientação Análise global e detalhada da efetividade observada no processo de orientação do Trabalho de Conclusão de Curso ou Dissertação. Formulário on-line
2018: 72 respondentes
2019: 61 respondentes
2020: 109 respondentes
Pares Análise global e detalhada da efetividade observada dos alunos sobre os próprios alunos Formulário on-line
2018-1: 326 respondentes
2018-2: 239 respondentes
2019-1: 318 respondentes
2019-2: 292 respondentes
2020-1: 410 respondentes
2020-2: 370 respondentes
Projeto Pedagógico do Curso de Graduação (PPC) Reflexão coletiva acerca do projeto pedagógico do curso de graduação, sob a supervisão do Núcleo Docente Estruturante Análise documental, Reuniões, mensagens eletrônicas e Seminário de Planejamento

A experiência destas avaliações foi a base dos Seminários Anual de Planejamento (SAP), sendo que o último deste ciclo aconteceu em 7 e 8 de dezembro de 2020. Nele, membros da comunidade interna, incluindo diretores e representantes dos professores, técnico-administrativos, discentes, ex-alunos e colaboradores, refletiram sobre a situação atual da Escola e delimitaram ações a serem tomadas em 2021. A temática escolhida, com base nos resultados dos processos de avaliação, foram: A. Ensino: o que devemos manter, intensificar e incorporar a partir das experiências acadêmicas vividas durante a pandemia?; B. Metodologia de ensino e as novas ferramentas tecnológicas; C. Pesquisa empírica no Direito e ciência de dados; D. Inclusão, bem-estar e saúde frente às novas experiências metodológicas; E. O futuro da profissão jurídica; e F. Integração, nacionalização e internacionalização

Resultados: ações com base na análise
As ações são previstas a partir da análise dos dados e das informações, visando à melhoria das atividades acadêmicas e de gestão da instituição. Clique aqui para ver o elenco das ações de maiores impactos geradas a partir de afirmações e análises realizadas nos processos avaliativos DIREITO SP.

 

 

Compliance

Os controles internos dos processos e compliance da IES faz parte da Avaliação Institucional e tem por objetivo desenvolver subsídios para planejamento do percurso de aperfeiçoamento do Plano de Desenvolvimento Institucional de forma a construir uma imagem forte perante a sua própria comunidade e ao mercado. A fortificação da imagem institucional se dá pelo alinhamento de todo o conjunto de ações a serem efetivadas e pela divulgação eficaz nos meios de comunicação internos, de modo a facilitar o acesso de todos às informações institucionais padronizadas, objetivas e claras.

Comissão Própria de Avaliação - CPA FGV DIREITO SP

A CPA FGV DIREITO SP observa os princípios fundamentados no Art. 11 da Lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), Lei 10.861, de 14 de abril de 2004,:
  • autonomia em relação aos órgãos monocráticos e aos demais órgãos colegiados da Fundação Getulio Vargas (“FGV”) e da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (“FGV DIREITO SP”);
  • transparência e lealdade para com a comunidade interna e externa;
  • fidedignidade das informações coletadas no processo avaliativo;
  • respeito aos princípios e ao conteúdo do Plano de Desenvolvimento Institucional da FGV e da DIREITO SP.
 
E tem a finalidade de:
  • elaborar e desenvolver junto à comunidade acadêmica da FGV e da FGV DIREITO SP os processos de autoavaliação institucional;
  • confrontar os resultados da autoavaliação com o Plano de Desenvolvimento Institucional da FGV e da FGV DIREITO SP;
  • indicar aos órgãos gestores da FGV e da FGV DIREITO SP os procedimentos e as medidas necessárias para revisão e atualização dos projetos institucionais.
 
Atualmente, compõe a CPA FGV DIREITO SP:
 
Augusto Périco
Representante do Corpo Discente do curso de Graduação
 
Ana Clara Consulo Straccalano
Representante do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação lato sensu
C361486@fgv.edu.br
 
Bárbara Rebeca Alves Magarian
Representante do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu acadêmico
barbara.magarian@fgv.edu.br
 
Alan Campos Elias Thomaz
Representante do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu profissional
alan.thomaz@mattosfilho.com.br
 
Juliana Bonacorsi de Palma
Representante do Corpo Docente
juliana.palma@fgv.br
 
Roberto Baptista Dias da Silva
Presidente da CPA FGV DIREITO SP
Representante do Corpo Gestor
roberto.dias@fgv.br
 
Eliana Pereira de Oliveira do Rego
Representante do Corpo Técnico-administrativo
eliana.rego@fgv.br
 
Marcos Roberto Fuchs
Representante da Sociedade civil organizada
 
 
Corpo Técnico diretamente envolvido com a autoavaliação
Karina Rodrigues Camargo Brazil
karina.brazil@fgv.br
 
Rosana Fernandes
rosana.fernandes@fgv.br

Documentos Institucionais

Em consonância ao estabelecido nos parágrafos 1º e 2º artigo 99 da Portaria 23-2017, republicada em 21/12/2017, a FGV DIREITO SP disponibiliza nesta página eletrônica:

Ato autorizativo expedido pelo MEC, com a data de publicação no Diário Oficial da União

Dirigentes da instituição e coordenador de curso efetivamente em exercício

Relação dos professores que integram o corpo docente do curso, com a respectiva formação, titulação e regime de trabalho

Matriz curricular de todos os períodos do curso

Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC

Valor corrente dos encargos financeiros a serem assumidos pelos alunos, incluindo mensalidades, taxas de matrícula e respectivos reajustes e todos os ônus incidentes sobre a atividade educacional

Projeto Pedagógico do Curso

Conjunto de normas que regem a vida acadêmica, incluídos o Estatuto ou Regimento que instruíram os pedidos de ato autorizativo junto ao MEC

Requisitos e critérios de avaliação

Descrição da biblioteca quanto ao seu acervo de livros e periódicos, relacionada à área do curso, política de atualização e informatização, área física disponível e formas de acesso e utilização

Descrição da infraestrutura física destinada ao curso, incluindo laboratórios, equipamentos instalados, infraestrutura de informática e redes de informação

Consulte também o Projeto Pedagógico do Curso (acima)

 

 

 

 

Endereço e Contato

CPA FGV DIREITO SP
Rua Rocha, 233, Bela Vista, 11º andar
01330-000, São Paulo, SP
cpa.direitosp@fgv.br

Portal FGVENG

Ensino

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