Bolsas e Fomentos Públicos à Pesquisa

O Mestrado e Doutorado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento da FGV Direito SP recebe diferentes bolsas e fomentos destinados a fortalecer e aperfeiçoar a excelência acadêmica do programa.

Conheça abaixo os principais apoios obtidos pelo programa, destinados ao corpo discente e ao corpo de pesquisadores.

Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) da Capes

Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, o Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por instituições particulares de ensino superior por meio da concessão de bolsas de estudo e taxas escolares, nos níveis de mestrado e doutorado.

Podem participar do processo seletivo de bolsas Prosup-Capes alunos regularmente matriculados no curso, de acordo com edital e calendário específicos do programa.

Atualmente o programa maneja bolsas nas modalidades bolsa integral (doutorado) e bolsa taxa (mestrado).

Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no site oficial da Capes.

Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) do CNPq

O Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi criado com o objetivo de apoiar projetos institucionais para pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas instituições de ensino superior e nas instituições de ciência e tecnologia por meio da concessão de bolsas de formação mestrado e doutorado no país, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG).

Podem participar do processo seletivo de bolsas PIBPG-CNPq alunos regularmente matriculados no curso, de acordo com edital e calendário específicos do programa.

Atualmente o programa maneja bolsas de mestrado e doutorado.

Mais informações sobre o programa e a Chamada Nº 35/2023 podem ser encontradas no site oficial do CNPq.

Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes

O Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi criado com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de bolsas de doutorado sanduíche no exterior aos cursos de Doutorado reconhecidos pela instituição. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

O PDSE foi instituído em 2011, em substituição ao Doutorado Sanduíche Balcão e ao Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). A alteração visou dar maior agilidade no processo de implementação das bolsas de estágio de doutorando no exterior.

Podem participar do processo seletivo de bolsas PDSE-Capes alunos regularmente matriculados no curso, de acordo com edital e calendário específicos do programa.

Atualmente o programa maneja bolsas de doutorado sanduíche.

Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no site oficial da Capes.

Bolsas no Brasil (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) e Exterior (Estágio de Pesquisa) da Fapesp

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. O apoio Fapesp à pesquisa se dá por meio da concessão de bolsas e auxílios a projetos em todas as áreas do conhecimento, submetidos por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou particulares, de órgãos públicos e de empresas sediadas no Estado de São Paulo.

Parte da estratégia de inovação da Fapesp é a formação de recursos humanos para ciência e tecnologia por meio da concessão de bolsas regulares para estudantes de graduação e pós-graduação, no país e no exterior.

Atualmente o programa maneja bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, incluindo bolsas de estágio de pesquisa no exterior.

Mais informações sobre as bolsas podem ser encontradas no site oficial da Fapesp e as bolsas do programa podem ser consultadas via biblioteca Fapesp.

Apoio à Pesquisa Regular (APR) da Fapesp

O Auxílio à Pesquisa Regular (APR) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) destina-se a apoiar projetos de pesquisa a serem desenvolvidos sob a responsabilidade de um pesquisador responsável com título de doutor ou qualificação equivalente, avaliada por sua súmula curricular, que possua vínculo empregatício com a instituição de pesquisa no Estado de São Paulo, pública ou privada, proposta para sediar o projeto.

O pesquisador responsável deve ter experiência demonstrada na liderança de projetos de pesquisa internacionalmente competitivos ou ser pesquisador em início de atividade institucional, mas com evidências de grande potencial de realização de projetos de pesquisa. Seu histórico acadêmico deve demonstrar experiência internacional em pesquisa após o doutoramento ou demonstrar participação ativa em redes internacionais de colaboração em pesquisa.

Atualmente o programa maneja recursos de auxílios regulares à pesquisa.

Mais informações sobre os auxílios podem ser encontradas no site oficial da Fapesp e os auxílios do programa podem ser consultados via biblioteca Fapesp.