Clínica de Mediação e Facilitação de Diálogos
Sob coordenação da professora Maria Cecília de Araújo Asperti, a Clínica de Mediação e Facilitação de Diálogos tem como objetivo conscientizar e treinar o uso da mediação e de outras formas de facilitação de diálogo, já que estas têm um potencial transformador profundo e duradouro no fortalecimento do sentimento de cidadania e de pertencimento das pessoas a uma comunidade.
Uma das frentes da Clínica de Mediação e Facilitação de Diálogos se dá no âmbito comunitário, onde atuam em consonância com a Rede Social Bela Vista. Os alunos participam ativamente de mutirões da cidadania e difundem cartilhas informativas sobre mediação, contribuindo para a difusão desta forma de resolução de conflitos como meio efetivo de solução e para a formação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres e aptos a solucionar seus próprios conflitos.
A clínica também analisa formas consensuais de solução de conflitos no Judiciário, com análise de conciliações reais que acontecem antes ou no curso de uma demanda judicial, e promove simulações de mediação empresarial com alunos de outras instituições de ensino.
Trabalhos
Cartilha sobre Mediação
A Cartilha sobre Mediação elaborada pelos alunos da clínica em 2012 visa a difusão da mediação comunitária, seja em mutirões de cidadania, viradas sustentáveis ou mesmo em atividades realizadas em escolas e outras entidades do bairro. De uma forma simples e direta, explica como funciona, para que serve e em que casos a mediação pode ser utilizada. A cartilha foi distribuída por alunos da clínica em dois mutirões de cidadania realizados no bairro da Bela Vista, onde os alunos tiveram a oportunidade de apresentar o conceito da mediação diretamente à população.
Acesse a Cartilha sobre Mediação
Participação em Curso de Hospitalidade a Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social
Os alunos da Clínica de Mediação e Facilitação de Diálogos participaram do curso de hospitalidade realizado pela Associação Paulista de Apoio à Família (Apaf) voltado à inserção no mercado de trabalho de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Assim, eles trabalharam a mediação comunitária como uma forma de empoderamento dos envolvidos no conflito e incentivo à busca de formas consensuais de solução.
A Apaf faz parte da Rede Social Bela Vista, parceira da clínica. Enquanto as creches que a Apaf mantém cuidam das crianças, o curso de hospitalidade cuida das mães, oferecendo cursos e apoio no atendimento psicológico e atendimento jurídico, além de ser um local onde são realizadas atividades para o desenvolvimento de habilidades e competências que deem a essas mulheres chances de ter acesso ao mercado de trabalho.
Os alunos desenvolveram dinâmica sobre as técnicas de mediação, a partir da cartilha de mediação elaborada pela clínica, e escutaram os conflitos mais comuns pelos quais passam essas mulheres, trabalhando a mediação na área de gênero, família e violência.
Mediação e conciliação no âmbito da DPESP: critérios de triagem e encaminhamento e informações para o/a usuário/a
Em 2021, foi realizado estudo sobre a composição extrajudicial de conflitos no âmbito da Defensoria Pública, com ênfase na mediação e na conciliação realizadas pelos parceiros da instituição e considerando o contexto do atendimento virtual e do uso da conciliação e da mediação também por vias digitais pelos parceiros no âmbito da Clínica Mediação e Facilitação de Diálogos.
Acesse o material Mediação e conciliação no âmbito da DPESP.
Descomplicando a mediação
Resultado do semestre primeiro semestre de 2020, em razão dos impactos da pandemia do COVID-19, que obrigou a migração das atividades para o ambiente virtual, foi elaborada uma cartilha com diretrizes para a mediação on line e uma série de vídeos chamada “Descomplicando a Mediação”, com cinco episódios, todos disponibilizados no Instagram do Centro de Assistência Jurídica Saracura – CAJU Ainda, foi realizado um evento de discussões sobre o tema “Mediação e Acesso à Justiça em tempos de Coronavírus”, em parceria com o CAJU e com a participação das professoras Luciana Gross Cunha, Daniela Monteiro Gabbay e Valéria Lagrasta.
Acesso o material Descomplicando a Mediação.
O papel do advogado na mediação
Em 2019, um dos temas abordados foi o papel da advogada na mediação, questão essa que também vem sendo discutida no âmbito dos projetos do Instituto Pro Bono. Nesse sentido, o Instituto Pro Bono e a Clínica de Prática Jurídica de Mediação e Facilitação de Diálogos da FGV Direito SP decidiram organizar em parceria a Oficina "O papel do advogado na mediação" para debater os paradigmas próprios desses meios de solução de conflito e os diferentes papéis que a advogada pode exercer.
Acesse o material O papel do advogado na mediação.
Mediação e práticas restaurativas na escola e na universidade: uma proposta de diálogo
Elaborado em 2018, o objetivo deste projeto foi o de estabelecer um diálogo contínuo entre a FGV e escolas, seus alunos, professores e coordenadores, para a melhor compreensão de conflitos que ocorrem no ambiente escolar e universitário (ou ambientes de ensino) e diferentes formas de lidar com esses conflitos.
Acesse o material Mediação e práticas restaurativas na escola e na universidade: uma proposta de diálogo.