Formação Docente em Ensino Participativo

Apresentação 

Como referencial metodológico, o curso valoriza formas participativas de ensino, isto é, propostas de ensino e processos de aprendizagem que pressupõem a participação do(a) aluno(a) como protagonista na construção do conhecimento desenvolvido dentro e fora de sala de aula.

Além de promover o aprimoramento da formação de docentes na área jurídica e criar uma rede de professores(as) engajados(as) na mudança da sua prática pedagógica, este Curso busca oferecer um bem público para o ensino jurídico, difundindo a reflexão sobre métodos e técnicas de ensino e a construção de abordagens diversas em disciplinas jurídicas que sejam oferecidas não só na FGV DIREITO SP, mas também em outras instituições de ensino superior no país.

Ao final do curso, espera-se que o (a) participante seja capaz de:

• Identificar pressupostos de ensino participativo em atividades pedagógicas;
• Adaptar o ensino participativo ao seu contexto e às condições de ensino em que está inserido;
• Comparar sua prática docente com a de colegas de profissão, de forma a perceber oportunidades de contribuição e de aprendizagem mútua;
• Elaborar dinâmicas de aula sob os princípios do ensino participativo, levando em consideração aspectos como estruturação do tempo, papel de alunos(as) e professores(as), relação entre conhecimento prévio e transformação de conhecimento, tipos e instrumentos de avaliação, dentre outros.

Público-Alvo 

Docentes da área jurídica em cursos superiores de direito e demais áreas e pessoas com pós-graduação em direito concluída ou em andamento (mestrado, doutorado, pós-graduação lato sensu ou LL.M) que estejam em busca de aperfeiçoamento pedagógico para aplicação do ensino participativo em sala de aula.

Grade e Corpo Docente 

Edital Processo Seletivo - Clique aqui

Grade e Corpo Docente do Curso de Curta Duração Formação Docente em Ensino Participativo - Clique aqui

Realização 

Carga horária: 16 horas-aula
Data de início: 29/07/2019
Dias da semana: segunda, terça e quarta-feira.
Provas de 2ª chamada ou reposições: sextas-feiras (estipuladas pela Instituição)
Horário: das 09h às 17h40
Valor: à vista R$ 2.207,62 ou 1+1 de R$ 1.112,03

Corpo Docente

  • Doutorando em Direito Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP). Mestre e Graduado pela mesma instituição, com premiações acadêmicas. Pesquisador e líder de projeto na área de Metodologia de Ensino da DIREITO SP desde 2013. Professor de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Foi coordenador do curso Escola de Formação, da Sociedade Brasileira de Direito Público, onde é professor e orientador. Ministrou cursos de aprimoramento docente em diversas instituições brasileiras e foi conteudista do Programa de Certificação de Professores para o Ensino Superior da FGV DIREITO SP.

  • Marina Feferbaum

    Doutora (2016), Mestre (2009) e Graduada (2006) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Coordenadora da área de Metodologia de Ensino da DIREITO SP desde 2011. Suas linhas de pesquisa abrangem direitos humanos, sistema jurídico africano, ensino jurídico brasileiro e métodos de ensino em Direito. Na DIREITO SP também coordena a pesquisa Observatório do Ensino de Direito e cursos de pós-graduação lato sensu da rede conveniada. Foi professora da pós-graduação nas disciplinas de metodologia científica e internacionalização das áreas jurídicas. Já publicou e organizou diversas obras sobre direitos humanos, como “ Proteção internacional dos Direitos Humanos: análise do sistema africano”,  e sobre ensino jurídico – “Ensino do Direito para um mundo em transformação”, “Ensino do Direito em Debate” e “Metodologia jurídica: um roteiro prático para trabalhos de conclusão de curso”.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede