Duração do curso
De 18 a 30 meses
Período de inscrição
02/05 - 02/09/2022
Início
01/03/2023
Mestrado Profissional em Direito e Empreendimento

O Mestrado Profissional da FGV Direito SP é um programa de pós-graduação stricto sensu que confere, da mesma forma que programas acadêmicos tradicionais, o título de mestre em Direito. O programa, pioneiro entre os mestrados profissionais em Direito no país, destina-se a advogados privados e públicos, reguladores, julgadores, gestores e formuladores de políticas públicas, assim como a membros de órgãos encarregados da fiscalização tributária, investigação e da persecução penal. Seu objetivo primordial é a capacitação profissional do aluno, mediante o desenvolvimento de competências e habilidades valorizadas pelo mercado de trabalho, como rigor intelectual, senso crítico, visão estratégica, capacidade analítica, diálogo multidisciplinar, trânsito internacional e juízos éticos.

O Mestrado Profissional da FGV Direito SP está em funcionamento desde 2013 e já titulou mais de duas centenas de alunos.

 

Professor Mario Engler em aula do Mestrado Profissional com alunos

Por que escolher o Mestrado Profissional da FGV Direito SP?

Linhas de atuação

O programa possui cinco linhas de atuação bem caracterizadas quanto ao seu escopo, porém, articuladas entre si pelo eixo comum da atividade empresarial, incluindo as múltiplas interações entre os setores público e privado:

Direito Público

Direito Penal Econômico

Direito Tributário

Direito dos Negócios

Direito e Tecnologia.

As cinco linhas envolvem o estudo e a pesquisa de práticas e soluções jurídicas, a partir da visão integrada e multidisciplinar da realidade, e seus desdobramentos no campo dos negócios, da tributação e das interações entres os setores público e privado, incluindo resolução de disputas, ética profissional e criminalização de condutas econômicas. O modelo de pesquisa do programa privilegia a exploração de problemas jurídicos complexos, práticas insuficientemente formalizadas ou casos paradigmáticos, tendo empiria e teoria como suportes para a produção de conhecimento aplicado e efetivamente útil.

 

Abordagem multidisciplinar

A transformação do Direito, provocada pela globalização, pelo impacto da tecnologia nas profissões jurídicas e pela expansão dos mecanismos disponíveis para a mediação de conflitos e estruturação de soluções, demanda uma nova abordagem dos profissionais e, consequentemente, do ensino. Com forte característica multidisciplinar, o programa parte da premissa de que a construção de soluções inovadoras exige um profissional preparado para desafiar entendimentos consolidados sobre institutos jurídicos a partir do conhecimento obtido em campos complementares ao Direito. O diálogo com áreas como economia, sociologia, administração de empresas e gestão pública se soma ao uso da metodologia de ensino participativo, em que o aluno assume o protagonismo em sala de aula. Essa metodologia é baseada no estudo de casos e na resolução de problemas concretos, permitindo a reflexão jurídica contextualizada e teoricamente aprofundada, trabalhando ainda a capacidade de raciocínio e a autonomia intelectual do aluno.

Grade curricular contemporânea

A grade curricular do programa é composta por disciplinas que dialogam com a realidade concreta do Direito praticada em escritórios de advocacia, empresas, poder público e terceiro setor. Para obtenção do título de mestre, o aluno precisa cursar pelo menos 8 disciplinas de 30 horas, realizar atividades extracurriculares e produzir um trabalho de conclusão sob orientação de um docente. O programa segue o calendário escolar: cada semestre letivo tem duração de quatro meses (março a junho; agosto a novembro), intercalados por períodos de férias. As aulas podem ocorrer com frequência semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da linha do programa ou do perfil da turma. Algumas disciplinas possuem caráter obrigatório em razão de sua natureza transversal ou da relevância temática para cada linha do programa. Existe ainda um amplo leque de disciplinas eletivas, cabendo ao aluno escolher aquelas que sejam do seu interesse. Parte da carga horária das disciplinas também pode ser cumprida por meio de atividades monitoradas. As atividades extracurriculares compreendem a participação em seminários de metodologia e pesquisa, o acompanhamento de bancas com entrega de relatório, o engajamento em projetos de pesquisa aplicada ou assistência técnica vinculados ao programa, e ainda a produção orientada de ensaios e artigos.

Corpo docente de excelência

O corpo docente do programa é formado por mais de 40 professores altamente qualificados, que combinam excelência acadêmica e experiência prática. O programa também recebe professores convidados, oriundos de instituições parceiras da FGV Direito SP e de outras instituições nacionais e estrangeiras.

Internacionalização

O programa oferece aos alunos um ambiente altamente internacionalizado, a partir da interação constante com atores e instituições estrangeiras, com o objetivo de mapear tendências e identificar novos rumos na área jurídica. Os alunos têm acesso a disciplinas ministradas em inglês por professores estrangeiros e brasileiros sobre temas aderentes às suas linhas de pesquisa e a problemas jurídicos da atualidade. Além disso, o programa oferece aos alunos a oportunidade de realizar cursos em instituições com as quais a FGV Direito SP mantém convênios, bem como de participar de imersões desenvolvidas especificamente para o corpo discente do Mestrado Profissional.

Linhas de atuação

Corpo discente

Saiba quem são os alunos que estão cursando o Mestrado Profissional e aqueles que já obtiveram o título de mestre e conheça os projetos de pesquisa discente em andamento.

Alunos e alunas do Mestrado Profissional em sala de aula

Mestrado Profissional

Conheça o programa da Escola

O que dizem os profissionais que estão cursando ou já cursaram o Mestrado Profissional da FGV Direito SP

Assista a depoimentos de alunos e ex-alunos do programa. São profissionais que atuam em diferentes áreas do Direito, em escritórios de advocacia, empresas, organizações do terceiro setor e poder público. Saiba como foi a experiência e quais as vantagens do investimento no curso.

O método de ensino proposto no Mestrado Profissional consegue ser muito prático, com temas atuais, e ao mesmo tempo com foco na parte teórica. Há uma constante preocupação dos professores em não deixar o debate em sala de aula se tornar senso comum. A expressão que traduz o que o Mestrado Profissional significa é maturidade profissional.

Thaís Rey Grandizoli

Ex-aluna do Mestrado Profissional em Direito dos Negócios
Retrato

Me interessei pelo programa pelo fato de ele aliar experiência profissional e debate acadêmico. O curso é bem pensado e planejado, os exemplos discutidos em sala de aula são baseados em casos práticos e as questões debatidas são as mesmas que enfrento na minha atividade profissional. Já consigo perceber a contribuição que o programa traz para a minha carreira.

Marco Antônio Barbosa

Aluno do Mestrado Profissional em Direito Penal Econômico
Retrato

Quando eu vi a possibilidade de conciliar vida profissional e experiência profissional e poder ter colegas com essa mesma vivência e dividir problemas jurídicos com eles, achei muito mais interessante e enriquecedor. A possibilidade de dividir experiências com colegas que têm uma bagagem profissional relevante foi um diferencial incrível.

Daniela Lara

Ex-aluna do Mestrado Profissional em Direito Tributário
Retrato

Estudei muita coisa que achava que não estudaria, mas pelo lado positivo: muitos casos de fora do país, como alguns assuntos jurídicos são tratados em outras jurisdições, e isso me ajudou muito a aprimorar meu trabalho, te coloca numa vertente de crescimento incrível.

Frederico Bastos

Ex-aluno do Mestrado Profissional em Direito dos Negócios
Retrato

Eu estava afastada da academia há anos e sentia falta de arcabouço teórico para resolver casos mais delicados e sensíveis. Muitas vezes eu tinha uma intuição, mas havia a dificuldade em construir uma argumentação sólida ou mesmo refutar essa intuição. Resolvi ingressar no programa justamente por esse diálogo entre teoria e prática. Minhas expectativas foram superadas, os professores nos desafiam a cada aula e eu já sinto diferença na minha atuação profissional, pois o conhecimento adquirido é de fato aplicado.

Luciane Kravetz

Aluna do Mestrado Profissional em Direito Público da FGV Direito SP
Retrato

Antes de cursar, tinha vindo de um LLM nos Estados Unidos e sentia necessidade de ter um olhar mais aprofundado em algumas questões a partir do Direito brasileiro. O Mestrado Profissional da FGV Direito SP parte da premissa de que problemas práticos podem suscitar questões acadêmicas. E a FGV tem uma visão mais globalizada do Direito, uma pesquisa e atividade acadêmica mais internacionalizada, arrojada e moderna.

Rodrigo Salinas

Ex-aluno do Mestrado Profissional em Direito dos Negócios
Retrato

A proposta do programa é qualificação da atuação profissional com base em instrumentos teóricos. E a linha de Direito Penal Econômico é muito relacionada com o meu dia a dia no Ministério Público. Tudo o que a gente vê em sala de aula é passível de ser aplicada.

Douglas Fernandes

Aluno do Mestrado Profissional em Direito Penal Econômico da FGV Direito SP
Retrato

O programa se caracteriza pela busca constante de soluções jurídicas que acabam sendo soluções práticas que geram valor aos clientes. Em cada aula você tinha conceitos econômicos, contábeis e tecnológicos. É um mestrado completo, que te abre uma série de portas.

Cassius Vinicius

Ex-aluno do Mestrado Profissional em Direito Tributário
Retrato

Converse com o Coordenador

Mario Engler Pinto Junior