Pós-Graduação em Planejamento Patrimonial e Sucessório - Turma Concentrada
Constantes mudanças na economia brasileira, a sucessão de gerações em empresas familiares e os recentes mecanismos de regularização de ativos mantidos no exterior introduzidos na legislação pátria tornaram indispensável o desenvolvimento de profissionais especializados em wealth management.
Wealth management, ou gestão patrimonial, diz respeito à administração de bens, seja ela de um único indivíduo, uma empresa ou família, com o objetivo de garantir sua proteção jurídica, possibilitar a transmissão a herdeiros ou donatários e obter resultados fiscais eficientes.
A gestão patrimonial pressupõe a aplicação de ferramentas jurídicas interdisciplinares, as quais envolvem aspectos familiares e sucessórios, bem como estratégias societárias e tributárias. O objetivo da Pós-Graduação em Planejamento Patrimonial e Sucessório é introduzir e desenvolver nos(as) participantes habilidades como identificação e resolução de problemas complexos, pensamento analítico, tomada de decisões, autogestão e inteligência emocional, competências elementares para assessoria jurídica relacionada a transmissão, gestão e perpetuação do patrimônio de indivíduos, famílias e empresas familiares.
Edital do Curso
INFORMAÇÕES BÁSICAS
- Carga horária: 432 horas-aula;
- Duração: 3 Semestres;
- Data de início: 24/08/2024;
- Dias da semana: Sábados (quinzenais), das 9h às 17h40; e
- Segundas-feiras (semanalmente, em momentos específicos do curso), das 19h às 22h40;
- Modalidade: Presencial.
INVESTIMENTO
- Verifique os valores para pagamento à vista e parcelado;
- Condições especiais para matrículas antecipadas.
CALENDÁRIO
Em breve!
OPTATIVAS
As disciplinas optativas serão ofertadas, em datas pré-determinadas pela Coordenação do Programa de Pós-graduação Lato Sensu (FGV LAW), a todos(as) os(as) alunos(as) vinculados aos cursos de Pós-graduação Lato Sensu.
Disciplinas Obrigatórias do Curso
Direito Pessoal de Família
O Direito Pessoal de Família contém a moldura regulatória que prevê e regula direitos personalíssimos e ligados ao estado das pessoas. Tais direitos têm, no entanto, efeitos patrimoniais relevantes que, uma vez ignorados ou subestimados, podem colocar em risco a validade e eficácia de qualquer planejamento patrimonial. Essa disciplina apresenta os tópicos do Direito Pessoal de Família mais relevantes para o planejamento patrimonial eficiente e tem o objetivo de oferecer aos(às) alunos(as) as ferramentas teóricas e práticas necessárias para, ao final da disciplina, estarem aptos(as) a analisar problemas e situações considerando também a perspectiva do Direto Pessoal de Família.
Direito Patrimonial de Família
O Direito Patrimonial de Família é uma das áreas em que há possibilidade para a autorregulação, já que, ao contrário do que ocorre no Direito Pessoal de Família, há espaço para a autonomia privada. Porém, com frequência, questões ligadas a este núcleo são relegadas ao Poder Judiciário, seja por falta de antecipação ou planejamento, seja por questões culturais, em especial a aversão à autodeterminação privada. O objetivo dessa disciplina é oferecer à(ao) aluna(o) as ferramentas teóricas e práticas para uma regulação autônoma de direitos de família que atenda mais satisfatoriamente aos interesses de todos os sujeitos envolvidos, inclusive de sujeitos vulneráveis.
Sucessão Patrimonial
O Direito das Sucessões brasileiro é marcado por sua rigidez e pelo papel preponderante que a família tem nele. Estas duas características podem trazer grande risco de validade e eficácia para o planejamento patrimonial, fazendo com que, afinal, o Poder Judiciário tenha de decidir sobre o destino do patrimônio. Por outro lado, relegar o futuro de empresas e patrimônios (inclusive os digitais) ao acaso compromete seriamente sua continuidade. Planejar de forma eficiente a constituição e transmissão de um patrimônio passa por conhecer as regras de sucessão estabelecidas por lei e, em especial, as possibilidades de exercício da autonomia da vontade pós-morte. A disciplina tem, portanto, por objetivo possibilitar à(ao) aluna(o) o manejo consciente do instrumental teórico e prático necessário para o alinhamento da sucessão com o planejamento patrimonial.
Contabilidade para Planejamento Patrimonial e Sucessório
Essa disciplina tem o objetivo de permitir aos(as) alunos(as) o conhecimento dos principais conceitos patrimoniais e contábeis relacionados ao planejamento patrimonial e sucessório, destacando-se, formação do capital social, dos ativos e a conformidade da escrituração contábil para evitar riscos de confusão patrimonial e exposição dos bens e direitos tanto da pessoa jurídica quanto da pessoa física. Ao final da disciplina, os(as) alunos(as) deverão ser capazes de estruturar o planejamento patrimonial e sucessório de maneira a integrar os aspectos societários e tributários com a escrituração contábil.
Valuation - Avaliação de Empresas
O objetivo desta disciplina é discutir a aplicação de finanças corporativas no processo de planejamento financeiro patrimonial, focando nos processos de avaliar e analisar valor de uma empresa (Valuation). Os principais temas abordados são:
• Análise de desempenho de empresas;
• Geração de lucros e fluxos de caixas;
• Relação entre investimentos e valor da empresa;
• Financiamentos para aumento de valo da empresa;
• Principais métodos de avaliação.
Estruturas Societárias
Essa disciplina tem o objetivo de permitir aos(às) alunos(as) conhecer e debater os fundamentos que regem a estruturação e gestão das principais estruturas e tipos societários previstos na legislação brasileira, sejam esta personificadas (Ltda. ou S.A.) ou não personificadas (Sociedades em Conta de Participação), bem como as principais diferenças entre estas e as possibilidades de sua utilização na prática para a estruturação de negócios e empreendimentos. Ao final da disciplina, os(as) alunos deverão ser capazes, principalmente, de entender os diferentes interesses dos sócios/acionistas envolvidos na estruturação de negócios e empreendimentos econômicos, de forma a orientá-los sobre a formação desses negócios e empreendimentos. A disciplina explorará, ainda, as interações/conexões existentes entre as diferentes possibilidades de estruturação societária e a legislação tributária, as relações jurídicas familiares e sucessórias e os aspectos regulatórios aplicáveis a cada caso.
Mercado de Valores Mobiliários
Ao final da disciplina, os(as) alunos(as) deverão ser capazes de (I) compreender o funcionamento e relevância do mercado de valores mobiliários; (II) avaliar sua relação com as diferentes estruturas societárias e contratuais voltadas para captação de recursos em mercados regulados e ou autorregulados.
Planejamento Tributário
Esta disciplina tem por objetivo discutir os principais elementos da legislação tributária aplicável a renda, patrimônio e sua transmissão no contexto de planejamentos patrimoniais e sucessórios. Ao final dela, os(as) alunos(as) deverão ser capazes de compreender os impactos tributários decorrentes de doações e sucessões, bem como identificar e construir estruturas de planejamento tributário em contextos como esse, dentro dos limites da legalidade tributária.
Planejamento Imobiliário
Essa disciplina tem por finalidade iluminar particularidades de variados regimes jurídicos utilizáveis quando da estruturação de negócios envolvendo bens imóveis. Isso de forma que, os(as) alunos(as) tenham condições de, ao final da disciplina, construir um raciocínio crítico de maneira a poderem identificar o ferramental do direito imobiliário para o planejamento patrimonial e muni-los(as) da capacidade para escolher o melhor instrumento que melhor atende aos interesses e necessidades dos clientes, após a ponderação sobre as vantagens e desafios inerentes a cada um deles.
Governança Corporativa
A disciplina tem por objetivo fornecer subsídios para que o(a) profissional da área societária compreenda e analise criticamente a governança das sociedades. Com uma abordagem interdisciplinar, busca aprofundar o conhecimento sobre os princípios de governança corporativa, seus elementos, agentes.
Disciplinas Optativas do Curso
O catálogo de disciplinas optativas do FGV LAW está dividido em quatro eixos de competências:
- Competências técnicas, com o objetivo de habilitar discentes para gerenciar projetos e iniciativas inovadoras;
- Competências relacionais e humanas, com o objetivo de fomentar as capacidades de escuta, diálogo e ação estratégica;
- Competências conceituais, que visam agregar repertório em temas socialmente relevantes;
- Competências digitais, que proporcionam ambientação e trânsito em ambiente digital.
O catálogo de optativas não é fixo, pode ser alterado ao longo dos semestres e é constantemente atualizado com o objetivo de atender à evolução dos debates jurídicos e garantir a agilidade necessária para formar profissionais aptos a enfrentarem os novos desafios do Direito.
Corpo Docente
O corpo docente é formado por profissionais altamente qualificados, titulados e com rica experiência no mercado jurídico. O FGV LAW conta com professores(as) inspiradores(as) que aliam experiência acadêmica com atuação profissional especializada, trazendo para a sala de aula a realidade do mercado.