Direito dos Negócios III

Ementa

A disciplina examinará as principais instituições jurídicas do mercado de crédito para o financiamento de empresas. Serão desenvolvidos os seguintes grandes temas: (i) a estruturação de operações de dívida para o financiamento da empresa, incluindo contratos de financiamento, emissão de títulos de crédito e operações típicas de mercado bancário e de capitais; (ii) a constituição de garantias de pagamento da dívida; (iii) os mecanismos jurídicos de mobilização de situações jurídicas para o financiamento da empresa, que incluem cessão de créditos, a circulação de títulos de créditos, a circulação de valores mobiliários; a circulação mediante registro eletrônico em blockchain; o desconto bancário e a securitização de ativos; (iv) reestruturação de dívida em workouts, recuperação extrajudicial, e recuperação judicial; e (v) liquidação da empresa em processo de falência.

A disciplina ainda almeja apresentar o racional das instituições jurídicas do mercado de crédito a partir de perspectiva funcional, em que as características da estrutura dogmática das instituições jurídicas do mercado de crédito são analisadas a partir das funções de promover operações de crédito pela redução de assimetria informacional e para viabilizar cooperação entre credores de modo a maximizar a recuperação de crédito.

Objetivos pedagógicos

Competências

Objetiva-se que a aluna desenvolva competências necessárias para compreender o mercado de crédito e atuar como assessora jurídica em suas diferentes manifestações. Busca-se, ainda, qualificar a aluna para atuar como advogada negocial e contenciosa para estruturar operações de financiamento por originação e mobilização de créditos, reestruturar dívidas e, por fim, atuar em situações de insolvência empresarial, como assessora jurídica de empresas credoras e devedoras.

As competências específicas envolvem a capacidade de analisar, corrigir e redigir cláusulas e instrumentos de dívida, títulos de créditos, pacotes de garantia, acordos de stand-still e term-sheets de reestruturação de dívida, analisar planos de recuperação judicial e extrajudicial, e analisar, corrigir e redigir petições relativas a procedimentos judiciais de execução de crédito e de insolvência, como pedidos de verificação de créditos e petições iniciais de falência.

Habilidades

Objetiva-se que a aluna desenvolva habilidades analíticas que possibilitem a compreensão das instituições jurídicas de concessão de crédito, circulação de crédito e insolvência bem como as suas funções econômicas específicas. Almeja-se também que a aluna desenvolva habilidades estratégicas que permitam indicar a seus clientes adoção de soluções adequadas a problemas concretos de emissão de dívida, circulação de dívida e insolvência, tanto da perspectiva do credor como do devedor.

Por fim, objetiva-se que a aluna seja capaz de avaliar criticamente os modelos institucionais de regulação do crédito e da insolvência no direito brasileiro não apenas para utilizá-lo estrategicamente, mas para pensar alternativas de desenho institucional que promovam o aperfeiçoamento do sistema.

Informações básicas

Carga horária
90horas
Bibliografia

AYOUB, Luiz Roberto; CAVALLI, Cássio. A construção jurisprudencial da recuperação judicial de empresas.  3.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2017.

SQUIRE, Richard. Corporate Bankruptcy and Financial Reorganization. New York: Wolters Kluwer, 2016.

VASCONCELOS, Luis Miguel Pestana de. Direito das garantias.  Coimbra: Almedina. 2011.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

AKERLOF, George A. The market for "lemons": quality uncertainty and the market mechanism. The Quarterly Journal of Economics, v. 84, n. 3, p. 488-500, 1970.

ASCARELLI, Tullio. Teoria geral dos títulos de crédito. São Paulo: Saraiva. 1943.

BHANDARI, Jagdeep S.; WEISS, Lawrence A. Corporate Bankruptcy Economic and Legal Perspectives. New York: Cambridge University Press, 1996.

CEREZETTI, Sheila Christina Neder. A recuperação judicial de sociedade por ações: o princípio da preservação da empresa na Lei de Recuperação e Falência.   São Paulo: Malheiros, 2012.

EIZIRIK, Nelson; GAAL, Ariádna; PARENTE, Flávia; HENRIQUES, Marcus de Freitas. Mercado de capitais: regime jurídico. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

EIZIRIK, Nelson. Direito societário: estudos e pareceres. São Paulo: Quartier Latin, 2015.

EIZIRIK, Nelson. Lei das S/A comentada. 4 volumes. São Paulo: Quartier Latin, 2015.

FINCH, Vanessa. Corporate insolvency law.  2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

GULLIFER, Louise; PAYNE, Jennifer (org.). Intermediation and beyond. Oxford: Hart, 2018.

HANSMANN, Henry; KRAAKMAN, Reinier; SQUIRE, Richard. Law and the rise of the firm. Harvard Law Review, 119, 5, p. 1333-1403. 2006.

JACKSON, Thomas H. The logic and limits of bankruptcy law.   Washington, D.C.: Beard Books, 1986 [reimpressão de 2001].

KIRSCHBAUM, Deborah. Cláusula resolutiva expressa por insolvência nos contratos empresariais: uma análise econômico-jurídica. Revista DireitoGV, v. 2, n. 1, p. 37-54, 2006.

KRAAKMAN, R.; ARMOUR, J., et al. A anatomia do direito societário: uma abordagem comparada e funcional. São Paulo: Singular. 2018.

LAMY FILHO, Alfredo; PEDREIRA, José Luiz Bulhões. Direito das companhias. 2 volumes. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

LEITÃO, Luís Manuel Teles de Menezes. Garantias das obrigações.  Coimbra: Almedina. 2006.

LOPUCKI, Lynn M. Strategies for Creditors in Bankruptcy Proceedings.  5.ed.  Aspen Publishers, 2007.

LoPucki, Lynn M. The Death of Liability. The Yale Law Journal, 106, 1, p. 1-92. 1996.

MARTINEZ, Pedro Romano; PONTE, Pedro Fuzeta da. Garantias de cumprimento. 4.ed. Coimbra: Almedina. 2003.

MATTOS FILHO, Ary Oswaldo. Direito dos valores mobiliários. 2 volumes. São Paulo: FGV, 2015.

PISTOR, Katharina. The Code of Capital: How the Law Creates Wealth and Inequality.  Princeton: Princeton University Press. 2019.

ROSA JUNIOR, Luiz Emygdio Franco da. Títulos de crédito. 7.ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2011.

SCALZILLI, João Pedro; SPINELLI, Luís Felipe; SILVA, Rodrigo Tellechea. Recuperação de Empresas e Falência - Teoria e prática na Lei 11.101/2005.  3.ed. São Paulo: Almedina, 2019.

SKEEL JR., David A. Debt’s Dominion: A History of Bankruptcy Law in America.     2003.

SOUZA JUNIOR, Francisco Satiro de. PITOMBO, Antonio Sérgio A. M. (coord.). Comentários à Lei de Recuperação de Empresas e Falência. 2.ed. São Paulo: RT, 2007.

TABB, Charles J. The law of bankruptcy.  4.ed. St. Paul: West Academic Publishing, 2013.

TOLEDO, Paulo Fernando Campos Salles; ABRÃO, Carlos Henrique (coord.). Comentários à Lei de Recuperação de Empresas e Falência. São Paulo: Saraiva, 2005.

VASCONCELOS, Luis Miguel Pestana de. Direito das garantias.  Coimbra: Almedina. 2011.

YAZBEK, Otávio. Regulação do mercado financeiro e de capitais. 2.ed. ampl. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.