Os riscos mais relevantes para o ambiente de negócios global nos próximos 30 anos dizem respeito à temática da sustentabilidade. Sob o risco de desaparecimento de determinadas atividades, o presente momento requer esforço estratégico para adaptar estado, mercado e sociedade aos imperativos ambientais, de governança e sociais (ASG ou ESG) que compõem a agenda global de desenvolvimento.
A disciplina capacita o aluno a compreender os riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade de forma transdisciplinar e participativa. Para tanto, resgata fundamentos da disciplina, a insere em debates jurídicos mais diversos e propõe encaminhamentos nas áreas regulatória, compliance e de políticas públicas.
A disciplina dentro da sua metodologia permite ao aluno participar de um esforço coletivo de pesquisa e produção textual no âmbito do Núcleo de Regulação, Políticas Públicas e Economia Comportamental da FGV Direito SP. Seu formato permite aos participantes da disciplina de interação com participantes do mercado, governo e com o corpo discente efetivo do mestrado profissional.
A disciplina percorre a seguinte trilha de conhecimento:
- Fundamentos da sustentabilidade
- Direito Internacional da sustentabilidade
- Direito civil da sustentabilidade: responsabilidades e greenwashing
- Finanças e sustentabilidade: o mercado financeiro e de capitais ESG
- Mudança e litigância climática
- Regulação de mercados e sustentabilidade
- Direito do Trabalho e sustentabilidade
- Tecnologia, inovação e sustentabilidade
Conheça mais a disciplina e a professora no vídeo abaixo:
Professora Anna Lygia Costa Rego - Linha de Direito dos Negócios