Financiamento de Negócios: Capital, Dívida, Project Finance

Professores
Ementa

Como financiar um projeto? Esta pergunta contém ínúmeras outras questões. Projeto green field, projeto brownfield, M&A, expansão industrial, start up, venture capital, private equity, mercado de dívida (debêntures), mercado de equity (IPO).

Evidentemente, que o curso de um semestre não poderá abarcar todos os aspectos de um “projeto”. Nosso propósito, portanto, é avaliar alternativas e como é possível pensar uma empresa como instrumento de captação de recursos. Seja buscando capital próprio dos sócios ou de terceiros.

A palavra financiamento, em português, nos remete ao contrato de empréstimo, mas, na verdade, o propósito do curso é analisar mecanismos que, em inglês, são designados como “funding”, ou seja, como aportar recursos para um projeto. Seja dívida ou capital.

O curso não requer conhecimentos de contabilidade ou finanças, mas, certamente, teremos que nos valer de conceitos multidisciplinares para a melhor compreensão da matéria.

Esta é uma disciplina nova e nos traz desafios e riscos. Como todo projeto, poderá dar certo ou não. Vale a pena correr os riscos? Nos parece que sim, pois, se bem-sucedido, os retornos poderão ser compensadores.

Informações básicas

Carga horária
30horas
Créditos
2,00
Bibliografia

ADDONO, Raphael Enrico. O financiamento das empresas no Brasil. São Paulo: Almedina, 2018.

ENEI, José Virgílio Lopes. Project Finance. São Paulo: Editora Saraiva, 2007.

GOMES, Orlando. Contratos. 26ª. Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

LEVIN, Jack S., Structuring venture capital, private equity, and entrepreneurial transactions. New York: A Panel Publication, 2000.

NEIVA, Tomás. Project Finance no Brasil. São Paulo: Almedina, 2020.

SHENG, Hsia Hua. Introdução às finanças empresariais. São Paulo: Saraiva e FGV Direito SP, 2018.

YAZBEK, Otávio. Regulação do mercado financeiro e de capitais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.