Futuro das profissões jurídicas

Ementa

Mudanças nos cenários político e econômico têm impactado a forma como as profissões jurídicas são exercidas, percebidas e organizadas. A partir da compreensão do contexto atual das profissões jurídicas, o objetivo dessa disciplina é desenvolver capacidade de identificação de tendências que desafiarão o exercício profissional e sua regulação.

A fim de refletir sobre esse contexto, o módulo I do curso busca abordar os impactos da tecnologia nas profissões jurídicas, assim como mudanças na forma de prestação do serviço jurídico (outsourcing e delawyering) e o surgimento de novas áreas de atuação.

Os módulos seguintes especificam essa discussão, refletindo sobre seus impactos no exercício da advocacia privada em escritórios (módulo II) e departamentos jurídicos (módulo III).

Por fim, o módulo IV – Temas da sociologia com impacto nas profissões jurídicas – discute de modo mais amplo essas transformações, debruçando-se sobre sua relação com as mudanças sociais vividas nas últimas décadas, abordando questões como a desigualdade de gênero nas carreiras jurídicas, a abertura e fechamento de mercados profissionais e o ensino jurídico.

Por meio de abordagens descritiva e normativa, a disciplina objetiva desenvolver nos participantes a capacidade de pensar o direito e as profissões jurídicas por meio da racionalidade e linguagem de áreas contíguas ao direito, notadamente a sociologia, a economia e a administração.

Ao final, a disciplina visa a conferir aos egressos um olhar crítico diante das transformações por que passam as profissões jurídicas, preparando-lhes para o exercício profissional em um contexto globalizado e altamente impactado pela tecnologia.

Informações básicas

Carga horária
30horas