Mercado de Capitais

Professores
Ementa

A regulação do mercado de valores mobiliários e dos aspectos societários específicos àquelas companhias que dele participam evoluiu bastante nas últimas décadas. Uma parte dessa evolução é consequência da sofisticação dos produtos, participantes e estruturas desse mercado. A outra parte, no entanto, é fruto de graves crises que abalaram os mercados de maneira global. A evolução e sofisticação desse mercado, bem como o conteúdo das reformas que vem sendo

implementadas, tornam evidente aos formuladores de políticas públicas e aos operadores da regulamentação do mercado de capitais que sem um olhar multidisciplinar é impossível lidar com a complexa realidade atual.

Em outras palavras, embora essa disciplina tenha sido pensada por profissionais do direito para profissionais do direito; ela assume que profissionais que atuam na área de mercado de capitais e direito societário em companhias abertas precisam de outras ferramentas, como a economia, as finanças e a contabilidade para ampliar a moldura cognitiva dentro da qual desenvolvem os instrumentos que estruturam os interesses de seus clientes.

Por isso, o objetivo da disciplina é auxiliar o aluno a compreender alguns dos pilares centrais deste da regulamentação do mercado de capitais, de forma multidisciplinar, analítica e, sobretudo, crítica. Especificamente, pretende-se analisar sobre esse enfoque, temas recorrentes da prática profissional do advogado de direito societário de companhias abertas.

Quer-se, sobretudo, dotar os alunos de instrumentos que lhes permitam, autonomamente, em sua vida futura, perceber e considerar aspectos multidisciplinares dos casos em que atuem para que se tornem profissionais com conhecimento renovado e ampliado para que estejam mais aptos a contribuir de forma efetiva com os problemas que as complexas operações que acontecem nesse mercado trazem aos profissionais de Direito.

Informações básicas

Carga horária
30horas
Créditos
2,00