A disciplina Metodologia de Pesquisa I constitui um dos pilares fundamentais para a formação e qualificação de professores e pesquisadores em Direito, dentro dos objetivos estabelecidos para o programa do Mestrado e Doutorado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento. A partir dos projetos de pesquisa apresentados pelas alunas e alunos como condição para ingresso e aprovação no processo seletivo do programa, serão trabalhados enfoques, estratégias, instrumentos e mecanismos de pesquisa para a produção acadêmica de excelência, que não se resume ao desenvolvimento dos projetos de pesquisa individuais dos alunos, mas engloba todo em qualquer produção científica individual e em grupo de pesquisa, dentro e fora dos núcleos de pesquisa da FGV Direito SP.
Informações básicas
BARROS, J. D. As Hipóteses nas Ciências Humanas: Aspectos Metodológicos. Petrópolis: Ed. Vozes, 2017.
BOOTH, W.C.; COLOMB, G.; WILLIAMS, J. A Arte da Pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CALDAS, C. O.; MERINO; L. T.; ALMEIDA, S. L. e BARBOSA JR., S. M. B. Manual de Metodologia do Direito: Estudo e Pesquisa. São Paulo: Quartier Latin, 2010.
CANE, P., KRITZER, H. (Eds.) The Oxford Handbook of Empirical Legal Research. Oxford: Oxford University Press, 2010.
CROTTY, M. The Foundation of Social Research: Meaning and Perspective in the Research. Thousand Oaks: SAGE Publications, 1997.
EPSTEIN, L.; KING, G. Pesquisa Empírica em Direito: As Regras de Inferência. São Paulo: Acadêmica Livre, 2013.
FEFERBAUM, M.; QUEIROZ, R. M. R. Metodologia da Pesquisa em Direito: Técnicas e Abordagens para Elaboração de Monografias, Dissertações e Teses. São Paulo: Saraiva, 2019.
MACHADO, M. R. (Org.). Pesquisar Empiricamente o Direito. São Paulo: Rede de Estudos Empíricos em Direito, 2017.
SAMUEL, G. An Introduction to Comparative Law Theory and Method. Hart Portland: Oxford and Portland, 2014.