Trata-se de curso de metodologia jurídica, destinado a desenvolver nos participantes capacidades argumentativas e explanatórias minimamente sofisticadas. Ainda que boa parte dos conhecimentos transmitidos no curso se destine a diversas atividades práticas e acadêmicas, a metodologia de trabalhos científicos em direito ocupará parte significativa do curso, servindo-lhe de fio condutor. Nem por isso deixarão de ser abordadas outras espécies de atividades teórico-práticas do mundo jurídico.
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
Competências
(i). Capacitar os alunos a identificar boas e más características metodológicas das diversas espécies de literatura jurídica (decisões judiciais, arrazoados forenses, trabalhos científicos etc.).
(ii). Capacitar os alunos a produzir projetos de pesquisa, artigos científicos e relatórios de pesquisa concordantes com os padrões de qualidade vigentes na comunidade científica.
(iii). Habilitar os alunos a não cometer os erros e nem repetir os vícios mais comumente encontrados em trabalhos jurídicos, práticos ou acadêmicos.
Habilidades
(i). Produzir argumentos jurídicos que respeitem padrões de correção formal e plausibilidade;
(ii). Produzir trabalhos científicos que cumpram padrões satisfatórios de correção formal e qualidade substantiva.
(iii). Identificar equívocos metodológicos comuns na literatura jurídica.