As mudanças sociais e no ensino superior alteraram o contexto do ensino de Direito: maior concorrência entre cursos jurídicos, pressão de formas a distância de ensino, chegada de gerações diferentes de estudantes, alterações disruptivas de natureza econômica e tecnológica no mercado de trabalho e nos serviços jurídicos — esses e outros fatores recomendam e até exigem uma transformação nas práticas docentes. Este curso pretende discutir técnicas, ferramentas e estratégias para implementação de ensino participativo nos mais diversos contextos. Ao final do curso, espera-se que quem participe seja capaz de: • Identificar e relacionar pressupostos de ensino participativo em atividades pedagógicas; • Elaborar dinâmicas de aula sob os princípios do ensino participativo, levando em consideração aspectos como estruturação do tempo, papel de estudantes e docentes, relação entre conhecimento prévio e transformação de conhecimento, tipos e instrumentos de avaliação, dentre outros. • Identificar as principais tendências de mudança no Direito e nas profissões jurídicas e refletir criticamente sobre as questões éticas centrais envolvidas nesse cenário de transformação; • Iniciar o desenvolvimento de competências fundamentais para juristas na atualidade, como gerenciar equipes, facilitar processos de criação e dialogar com diferentes áreas; • Cocriar um projeto final de inovação, por meio da identificação de um problema complexo na área jurídica e do desenvolvimento de uma proposta de intervenção ética e economicamente adequada.
Conheça mais a disciplina e a professora no vídeo abaixo: