Legal Practice Workshop II (Negotiation and Mediation)

Ementa: 

Advogados e operadores do Direito negociam todo dia, com outros advogados, com clientes, nas mais diversas áreas do Direito, na prática pública ou privada, em empresas ou escritórios de advocacia. Entretanto advogados raramente estudam o processo de negociação e os motivos pelos quais elas falham, com o conseqüente prolongamento de disputas e destruição de valor para as partes e para a sociedade. A presente Oficina tem por objetivo apresentar a teoria e prática da negociação, desenvolver as habilidades e a eficácia dos alunos como negociadores e proporcionar-lhes ferramentas para o contínuo aperfeiçoamento.
A mediação, entendida como a facilitação de uma negociação por um terceiro neutro, tem tido um papel crescente na prática jurídica internacional. Além disso, o instituto tem futuro promissor no Brasil. É de se esperar que advogados de transações comerciais e da área contenciosa tenham familiaridade com o processo de mediação. A Oficina tem por objetivo apresentar a teoria e a prática da mediação, assim como os principais pontos de controvérsia sobre o tema.
A participação na Oficina é importante para alunos que desejem participar de competições internacionais sobre o tema.

Bibliografia: 

Referências Obrigatórias
MNOOKIN, Robert H.; PEPPET, Scott R.: TULUMELLO, Andrew S.; Beyond Winning: Negotiating to Create Value in Deals and Disputes;
KAPLOW, Louis; SHAVELL, Steven; Decision Analysis, Game Theory and Information. New Your Foundation Press, 2004.
STONE, Douglas; HEEN, Sheila; Conversas Difícieis, Campus, 2006.
FISHER, Roger; SHAPIRO, Daniel. Beyond Reason. New York, Viking, 2005
GOLBERG, Stephen B.; SANDER, Frank E.A.; ROGER, Nancy H.; COLE, Sarah Rudolph; Dispute Resolution: Negotiation, Mediation and other Processes.
LAX, David A.; SEBENIUS, James K.; 3D Negotiation, Harvard Business School Press, 2006.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede