A DIREITO SP se associou à Social Science Research Network (SSRN) e acaba de lançar um e-journal na plataforma online de pesquisa acadêmica onde já se encontram várias das principais universidades do mundo. O e-journal DIREITO SP Law School Legal Studies Research Paper Series já pode ser acessado no endereço http://www.ssrn.com/link/Direito-GV-LEG.html.
Trata-se da primeira publicação de uma instituição acadêmica da América Latina nessa rede dedicada à disseminação global, rápida e descentralizada de pesquisas em ciências sociais e humanas. Segundo o Ranking Web of Repositories, do Cybermetrics Lab, a rede SSRN é o maior repositório online de acesso aberto do planeta.
O principal objetivo da plataforma é receber e disponibilizar pela internet trabalhos acadêmicos em elaboração (working papers), o que permite que pesquisadores de todo o mundo conheçam a produção de seus colegas e se mantenham atualizados sobre o que está sendo estudado por eles.
A plataforma também estimula o debate acadêmico em nível global, permitindo que os autores, ao entrar em contato com argumentos, perspectivas e fontes que não haviam sido consideradas anteriormente, aperfeiçoem suas pesquisas.
A rede SSRN também é uma das ferramentas mais utilizadas para aumentar o impacto da pesquisa acadêmica, ao colocá-la, via internet, ao alcance de qualquer pessoa interessada.
Desde sua fundação, nos anos 2000, a DIREITO SP investe fortemente em pesquisa por meio da contratação de professores em tempo integral, que além de dar aulas desenvolvem uma produção acadêmica própria e orientam alunos e pesquisadores.
Inicialmente, o e-journal DIREITO SP terá periodicidade bimestral e será voltado para a divulgação das pesquisas dos professores e pesquisadores da Escola. Também aceitará trabalhos de professores e pesquisadores externos cujos trabalhos dialoguem com sua produção acadêmica. Os textos deverão ser apresentados preferencialmente em inglês.
Para a submissão de trabalhos, os autores interessados deverão enviar os textos para o e-mail pesquisa.direitogv@fgv.br.
Para maiores informações sobre as regras editoriais de publicação, visite a página da DIREITO SP no SSRN.