Eventos

Sobre o Evento

Matthew Stephenson, professor de Direito na Harvard Law School, vem ao Brasil para participar de uma série de eventos relacionados à sua agenda de pesquisa focada na aplicação da teoria política positiva ao Direito público, particularmente nas áreas de processo administrativo, combate à corrupção, instituições judiciais e separação de poderes. A FGV Direito São Paulo o receberá nos dias 2 a 5 de maio de 2022 para uma série de eventos dialogados com acadêmicos, controladores e sociedade civil, os quais abrangerão a temática da corrupção sob diversos aspectos.

Organizadores:

Marcelo Cavali, Raquel Pimenta, Otavio Venturini, Thiago Jabor Pinheiro, Dalila Viol

Os eventos serão realizados em inglês e são fechados, destinados apenas à comunidade acadêmica da FGV Direito SP.

Programação

Estudos sobre corrupção no Brasil e no mundo - 3 de maio, das 9h30 às 12h

Corrupção não é um tema novo, mas o campo de estudos ao redor do tema ganhou enorme proeminência nas últimas décadas. Debates sobre origens, modelos, atores e consequências da corrupção e de seu controle encontram-se cada vez mais sofisticados do ponto de vista teórico e metodológico. No entanto, a corrupção permanece, ao redor do mundo, um problema persistente e de difícil resolução, por vezes, levando a um desencanto com os resultados das reformas e ações promovidas para controlá-la. Pesquisadores e formuladores de políticas públicas são instados a interrogar, uma vez mais, sobre a relação entre corrupção, democracia e desenvolvimento, como forma de revisitar diagnósticos, reformas implementadas e seus resultados. A pesquisa jurídica, em suas diversas manifestações, é parte central desse debate. Afinal, o Direito baliza as relações público-privadas, opera nossas noções de sanções suficientes e adequadas e fornece instrumental para pensar em reformas futuras. O painel reúne professoras e professores para discutir o estado da arte do campo de estudos sobre corrupção no Brasil e no mundo: seus consensos, suas lacunas e quais são agendas de pesquisa promissoras.

Abertura:

Oscar Vilhena Vieira, diretor da FGV Direito SP

Marta Machado, coordenadora do Mestrado e Doutorado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento da FGV Direito SP

Moderação:

Marta Machado

Convidados:

Matthew Stephenson, professor da Harvard Law School

Caio Mario da Silva Pereira Neto, professor da FGV Direito SP

Marcelo Cavali, professor da FGV Direito SP

Mariana Pargendler, professora da FGV Direito SP

Raquel Pimenta, professora da FGV Direito SP

14h às 16h, no auditório

A conjuntura nacional e global de controle da corrupção: mesa redonda com acadêmicos, controladores e sociedade civil - 3 de maio, das 14h às 16h

O sistema brasileiro de controle da corrupção é resultado de décadas de fortalecimento institucional e legal pautado pela multiplicidade institucional e pela alta complexidade em seu funcionamento. Em ano de eleições, diferentes modelos e possibilidades de reforma são novamente colocados à discussão. A mesa traz controladores, acadêmicos e sociedade civil para debater os principais dilemas da política brasileira anticorrupção, seus desafios de funcionamento e possibilidades para o futuro.

Abertura:

Thiago Jabor, doutorando em Direito e Desenvolvimento na FGV Direito SP

Moderação:

Michelle Ratton, professora da FGV Direito SP

Convidados:

Matthew Stephenson, professor da Harvard Law School

Marcelo Cavali, professor da FGV Direito SP

Andrey Borges, procurador na Procuradoria Geral da República - MPF

Daniel Falcão, controlador geral da Controladoria Geral do Município de São Paulo

Igor Tamasauskas, advogado

Michel Sancovski, diretor do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial

Paula Oda, coordenadora de projetos de práticas empresariais e políticas públicas no Instituto Ethos

Encontro de mentoria: roda de conversa com as(os) discentes do Mestrado e Doutorado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento e do Mestrado Profissional da FGV Direito SP - 4 de maio, das 15h30 às 17h30

O evento tem como objetivo proporcionar às alunas e aos alunos da FGV Direito SP diálogo com o professor Matthew Stephenson, da Havard Law School, sobre as pesquisas discentes e sobre o que é e como construir uma carreira de impacto internacional.

Abertura e moderação:

Raquel Pimenta, professora da FGV Direito SP

Moderação:

Otavio Venturini, doutorando em Direito e Desenvolvimento na FGV Direito SP

Convidado:

Matthew Stephenson, professor da Harvard Law School