Notícias

O aluno Guilherme Eufrasio Pinheiro, do 3° ano da Graduação da FGV Direito SP, foi um dos estudantes aprovados para a realização do intercâmbio “Por dentro do Supremo”, organizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A atividade teve como objetivo aproximar estudantes de graduação e pós-graduação do funcionamento do tribunal e proporcionar experiência teórica e prática acerca dos trabalhos desenvolvidos na corte. Entre os dias 10 e 13 de maio, os intercambistas puderam assistiram aulas magnas, acompanhar sessões de julgamento e frequentar oficinas temáticas com especialistas, servidores e assessores da corte, em formato virtual.

O processo de seleção foi concorrido e os estudantes foram selecionados a partir da apresentação de uma carta de intenções e de um “ensaio” sobre um tema proposto previamente. Guilherme foi um dos cinco aprovados do Sudeste do país, tendo ficado em primeiro lugar entre os 28 estudantes que concorreram à vaga na região.

Nesses anos iniciais da graduação, Guilherme tem se dedicado a pesquisas na área de direitos humanos e instituições brasileiras. Segundo ele, por meio do programa oferecido pelo STF ele pode vivenciar, na prática, debates sobre temas que estuda em sala de aula. “Pude me aproximar de questões práticas e entender quais são os desafios organizacionais do Estado para a garantia real de direitos sociais”, diz. Guilherme ainda aponta que durante os dias em que participou do intercâmbio teve contato com Flavia Piovesan, jurista internacionalmente reconhecida pelo seu trabalho em direitos humanos, com quem pôde discutir o papel do STF durante a pandemia da Covid-19.

Camila Nicodemo, supervisora de estágios e orientação profissional da FGV Direito SP, aponta que “por meio do contato com profissionais experientes, os estudantes podem vivenciar as transformações em curso na sociedade e as demandas do mercado jurídico em todas as suas esferas, seja no setor público, no setor privado ou no terceiro setor”. Segundo ela, as atividades complementares, como esta vivenciada por Guilherme, buscam aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aproximar os estudantes da graduação de temas contemporâneos, apresentando áreas de atuação e diferentes possibilidades de carreiras.

Para auxiliar os estudantes a se aproximarem dessas oportunidades, a Coordenadoria de Prática Jurídica reúne e divulga experiências e atividades em diversas áreas do conhecimento aos alunos e alunas da escola em um boletim semanal.  

Saiba mais sobre o Por dentro do Supremo