Notícias

A FGV Direito SP e a FGV Direito Rio sediam, entre os dias 18 e 29 de julho, o 10th LSGL Summer School, em comemoração aos 10 anos da criação da Law Schools Global League (LSGL).

Todos os anos, durante o encontro anual da liga global das escolas de Direito, da qual as escolas Fundação Getulio Vargas fazem parte, a LSGL organiza o Summer School, que oferece aos alunos das instituições associadas uma experiência de aprendizado de ponta na exploração dos desafios da profissão jurídica em um mundo globalizado.

Neste ano, será a primeira vez que o Summer School será realizado em duas cidades, São Paulo e Rio de Janeiro. Os cursos da Summer School são ministrados em inglês por professores das escolas associadas a alunos de diferentes países dessas instituições.

Na programação da Summer School deste ano há cursos sobre temas relacionados à tecnologia, governança, sustentabilidade, desenvolvimento e automação. Em São Paulo, os estudantes inscritos participarão dos cursos “AI challenges, governance, and legal services” e “Comparative Tech Law and Policy”. O primeiro curso, ministrado pelos professores Marina Feferbaum (FGV Direito SP) e Greenbaum Dov (Reichman University/Harry Radzyner Law School, de Israel), vai abordar o emprego da inteligência artificial e big data e a preocupação jurisdicional internacional nela envolvida. Já o curso “Comparative Tech Law and Policy” examina questões selecionadas sobre a lei e a política de inovação tecnológica, com particular atenção ao impacto da revolução tecnológica no ensino jurídico e nos serviços jurídicos, e será ministrado pelos professores Riccardo de Caria (Università degli Studi di Torino (Itália) e Aviv Gaon (Reichman University, Harry Radzyner Law School).

No Rio de Janeiro, os estudantes participam dos cursos “Automation and the Law” e “Amazon: Bioeconomy, Sustainability and Development”. O primeiro, ministrado pelos professores Giancarlo Frosio (Queen’s University of Belfast) e Nicolo Zingales (FGV Direito Rio), explora questões legais, políticas e éticas da automação e da inteligência artificial sob uma perspectiva nacional e internacional, abordando temas como personalidade jurídica das máquinas, aprendizado de máquina e proteção de dados, propriedade intelectual e responsabilidade por danos causados ​​por máquinas inteligentes. Já o curso “Amazon: Bioeconomy, Sustainability and Development”, ministrado pelo professor Daniel Barcelos Vargas (FGV Direito Rio), aborda as taxas crescentes de desmatamento na Amazônia que levantaram preocupações globais sobre o futuro da floresta tropical mais importante do mundo e a busca por respostas para o problema, que exigem uma nova visão sobre a Amazônia e seus desafios.

Neste ano, o Summer School reúne estudantes do Brasil, Portugal, Irlanda, Turquia, Suécia, Holanda, México, Quênia, Singapura, Reino Unido, Colômbia, Alemanha Áustria, Polônia, Zimbábue, Espanha, Israel, Índia, Japão e África do Sul.