Entre os dias 24 e 26 de agosto a FGV Direito SP recebe representantes de escolas de Direito de diversos países para a XIII Assembleia Anual da Asociación Iberoamericana de Facultades y Escuelas de Derecho – Sui Iuris.
O evento, realizado todos os anos na sede de alguma escola associada, terá início no dia 24 com um coquetel de boas-vindas. No dia 25 os participantes participam de um painel sobre tecnologia e inovação na educação superior e seus desafios e avanços, seguido de discussões em grupos que debaterão temas como interação global e com as comunidades locais, a tecnologia como campo de conhecimento no ensino do Direito, as habilidades necessárias aos profissionais de Direito do futuro e os métodos e recursos tecnológicos para garantir essa formação e a construção e fortalecimento da comunidade acadêmica pós-pandemia. O painel será seguido pela apresentação de uma pesquisa realizada pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP sobre tendências da educação superior. No dia 26, último dia do evento, acontece a assembleia anual.
A rede Sui Iuris completa 10 anos neste ano. Ela foi criada em 2012 por um grupo de instituições de ensino – entre elas a FGV Direito SP – para estabelecer um projeto permanente de colaboração internacional entre escolas e faculdades de Direito ibero-americanas. A rede nasceu com o objetivo de se tornar um espaço de diálogo aberto e independente sobre as questões jurídicas e vinculadas ao ensino do Direito, para estimular o aperfeiçoamento das faculdades e escolas de Direito no espaço ibero-americano e promover a criação e desenvolvimento de um espaço compartilhado para mobilidade de alunos e professores. Além dos objetivos de integração e debate sobre o ensino do Direito, a Sui Iuris também se destina a promover a colaboração e a criação de grupos conjuntos de pesquisa de excelência.
Participam da Sui Iuris as instituições brasileiras FGV Direito SP e PUC-Rio, Universidad Autónoma de Barcelona – UAB, Universidad Autónoma de Madrid – UAM, Universidad Carlos III de Madrid -UC3M e Universidad Pompeu Fabra – UPF, da Espanha; Universidade de Lisboa, de Portugal; Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional del Litoral, Universidad de San Andrés e Universidad Torcuato de Tella, da Argentina; Universidad de Chile, Universidad Diego Portales, Universidad de Valparaíso e PUC Valparaíso, do Chile; Universidad de Los Andes e Universidad Nacional de Colombia, da Colômbia; University of Florida, dos Estados Unidos; Instituto Tecnológico Autónomo de México – ITAM, ITES Monterrey, Universidad de Monterrey, Universidad Nacional Autónoma de México e Universidad de Guadalajara, do México; Universidad del Pacífico, PUC de Perú e Universidad Nacional Mayor de San Marcos, do Peru; e Universidad Metropolitana de Caracas, da Venezuela.