Notícias

A FGV Direito SP esteve presente no VI Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas no Brasil, organizado pela Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (CdH UFMG), que ocorreu entre 31 de agosto e 2 de setembro de 2022 na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

Durante o evento, foram realizadas conferências sobre os potenciais das clínicas jurídicas como propulsoras do fortalecimento democrático, experiências em litígio estratégico judicial nacional e internacional, ferramentas extrajudiciais, práticas de formação, comunicação, advocacy, fomento e acompanhamento de políticas públicas, estratégias de sensibilização e de popularização do saber jurídico. A professora Eloísa Machado de Almeida foi uma das conferencistas do evento e participou da mesa de encerramento intitulada “Litígio Estratégico em Direitos Humanos – um olhar para além do Direito”.

A FGV Direito SP também foi representada pelas gestoras da Coordenadoria Adjunta de Extensão e Relações com a Comunidade Cassia Nakano Hirai e Luciana Marin Ribas. Além de representar a escola no evento, elas apresentaram o artigo “Fortalecimento da extensão por meio de parcerias em clínicas jurídicas: experiência da criação do programa de extensão da FGV Direito SP” na sessão temática “Diálogos interinstitucionais e direitos humanos”, que ocorreu no segundo dia do evento. O artigo apresentado teve como objetivo compartilhar a experiência das clínicas no desenvolvimento do programa de extensão da escola e divulgar a criação de uma coordenadoria específica para acompanhar as atividades com características extensionistas, dentre as quais se incluem as clínicas jurídicas que fazem parte da grade da Graduação em Direito da FGV Direito SP. “Participar do evento foi importante para compartilhar a experiência da FGV Direito SP com as outras instituições de ensino, como também escutar sobre outras iniciativas e desafios que são comuns para o aperfeiçoamento do método clínico. Acredito que fortalecemos muitas das conexões já realizadas nos outros encontros e voltamos inspiradas para replicarmos algumas das experiências para nossa realidade dentro da escola”, relata Luciana Ribas.

A participação no evento também foi importante para a continuidade do trabalho da Rede de Clínicas Jurídicas de todo o país, criada no IV Fórum de Clínicas Jurídicas, que ocorreu em 2020 e foi sediado pela FGV Direito SP em parceria com a Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama da Faculdade de Direito da USP. Durante a realização da assembleia de clínicas, que ocorreu no último dia do evento, Cassia Nakano relembrou a importância do trabalho em rede e reforçou o chamado para que todas as clínicas compartilhem suas experiências no site criado e desenvolvido para este trabalho coletivo. Nas palavras de Cassia, "fortalecer uma rede de clínicas de âmbito nacional cria condições para uma atuação focada nas questões próprias do contexto brasileiro, ao mesmo tempo em que valoriza as peculiaridades regionais e os diferentes métodos utilizados pelas clínicas brasileiras".

Saiba mais sobre as Clínicas de Prática Jurídica da FGV Direito SP.