Eventos

Sobre o Evento

A arbitragem comercial possui um papel estabelecido na administração da justiça do Brasil. Mas será que ela está estabelecida como instituição ou está passando por um processo de amadurecimento – instigada pela judicialização – antes de se consolidar? Por causa de sua natureza contratual, confidencial e jurisdicional, há um jogo complexo de poderes, interesses econômicos e públicos que se conjugam dentro dos limites de um procedimento que somente vem à apreciação do judiciário quando há uma insatisfação. Este evento se enquadra num projeto maior de análise empírica da arbitragem no Brasil e inaugura a série de análises que serão conduzidas ao longo do projeto de pesquisa.

Organizadores:

André Corrêa, professor da FGV Direito SP

Anna Cortellini, advogada no Yarshell e mestranda na FGV Direito SP

Adriane Nakagawa, LLM pela Universidade de Leiden e diretora do Atelier Jurídico

Heloisa Amaral, sócia do Leal Cotrim Advogados e mestranda do Programa de Mestrado Acadêmico da FGV Direito SP

Diogo Dias, sócio do Motta Fernandes Advogados e mestre pela FGV Direito SP

Programação

Debatedores:

Adriana Sarra, sócia do Toledo Marchetti e coordenadora do Grupo de Estudos de Direito da Construção e Arbitragem do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr)

Cristina Mastrobuono, graduada em Direito pela USP e mestre em Direito (LLM) pela University of Chicago, com especialização em Direito societário pela FGV Direito SP e curso de International Commercial Arbitration pela Columbia University, fellow do Chartered Institute of Arbitrators, sendo vice-chair do Brazil Branch, conselheira do InfraWomen Brazil, diretora do Instituto Brasileiro do Direito da Construção (IBDiC), presidente da Comissão de Prevenção e Solução de Disputas do contrato de concessão Linhas 8 & 9/SP e árbitra em disputas de contratos de infraestrutura e Direito societário

Debora Visconte, sócia do Visconte Advogados, mestre e doutora em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da USP, LL.M. pela London School of Economics and Political Science, vice-presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr), presidente da Comissão de Arbitragem e Mediação da CCI Brasil, vice-Presidente da ICC Commission on Arbitration and ADR e membro do Grupo Latino-americano da CCI e do Conselho da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Ciesp Fiesp.

Azuma Nishi, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), graduado Direito pela USP e em Administração de Empresas pela FGV EAESP e mestre em Direito Comercial pela PUC-SP

Local

Rua Rocha, 233, Bela Vista, São Paulo