Em um contexto global onde a sustentabilidade e as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) tornam-se primordiais, instrumentos como o crédito de carbono emergem como uma ferramenta vital na luta contra as mudanças climáticas. Este evento organizado pelo Núcleo de Direito Tributário do Mestrado Profissional da FGV Direito SP se propõe a discutir a interface entre a tokenização, via tecnologias de registro distribuído, a exemplo da blockchain, e o crédito de carbono, elucidando os desafios regulatórios e tributários, bem como as oportunidades deste novo paradigma. O tema se conecta, ainda, com o Real Digital (DREX), a moeda digital do Banco Central do Brasil, inovação que pode influenciar e ser influenciada pela tokenização de créditos de carbono. O objetivo do evento, portanto, é explorar como as tecnologias emergentes, como blockchain e DREX, podem convergir para fortalecer a transparência, segurança e eficácia na comercialização e gestão de créditos de carbono.
ASSISTA
Abertura
Tathiane Piscitelli, professora e coordenadora do Núcleo de Direito Tributário do Mestrado Profissional da FGV Direito SP.
Palestrantes
Lise Tupiassu, professora da Universidade Federal do Pará. Procuradora Federal.
Eduardo Gomes, doutorando (PUC) e Mestre (FGV) em Direito Tributário. MSc em Blockchain e Moedas Digitais pela Universidade de Nicosia. Especialista em Direito Tributário Nacional (PUC). Coordenador-Executivo do grupo Tributação do Ambiente Digital (TAD) da FGV.
Debate
Dayana Uhdre, doutora pela Universidade Católica de Lisboa. Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Procuradora do Estado do Paraná. Membro do grupo Tributação do Ambiente Digital (TAD) da FGV.
Daniel Gomes, doutorando (PUC) e Mestre (FGV) em Direito Tributário. MSc em Blockchain e Moedas Digitais pela Universidade de Nicosia. Especialista em Direito Tributário Nacional (PUC) e Internacional (IBDT). Coordenador-Executivo do grupo Tributação do Ambiente Digital (TAD) da FGV.
Michell Przepiorka, mestre e especialista em Direito Tributário Internacional pelo IBDT. MBA em IFRS pela Fipecafi. Sócio em Takano | Przepiorka Advogados. Pesquisador da FGV-SP e do Observatório da Macrolitigância Fiscal (IDP/Brasília).
Tathiane Piscitelli, professora e coordenadora do Núcleo de Direito Tributário do Mestrado Profissional da FGV Direito SP.
Daniela Lara, mestre em Direito Tributário pela FGV Direito SP. Coordenadora-Executiva do grupo Tributação do Ambiente Digital (TAD) da FGV.