Notícias

O Núcleo de Direito e Economia Política (Nudep) da FGV Direito SP abriu edital para uma bolsa de pós-doutorado para o projeto de pesquisa “Politicians, Policies, and the Reproduction of Wealth”, liderado pela professora Raquel de Mattos Pimenta.

O projeto, inserido na linha de pesquisa Direito, Democracia e Mercado, busca entender como as características econômicas e sociais dos formuladores de políticas públicas impactam na adoção de políticas públicas mais regressivas ou progressivas. Trata-se de um projeto realizado por um consórcio de pesquisa internacional e multidisciplinar com financiamento do Instituto Volkswagen. Além do Nudep da FGV Direito SP, fazem parte dele as Universidades de Marburg (Alemanha), Strathclyde (Reino Unido) e Cape Town (África do Sul). O Núcleo de Direito e Economia Política (NUDEP) tem como foco a pesquisa e o debate sobre as relações entre Direito e economia política, situando o Direito nas relações entre o Estado, a política e o mercado.

O(a) pós-doutorando selecionado participará de todas as atividades do projeto, como reuniões periódicas de pesquisa e formação do projeto, produção de bancos de dados, refinamento metodológico, produção de manuscritos para publicação acadêmica, apresentação da pesquisa em seminários internos e externos, elaboração de relatórios e execução de tarefas burocráticas, entre outras. O perfil desejado é de pesquisador(a) com doutorado em temas e áreas do conhecimento relacionadas à temática da pesquisa, preferencialmente com pesquisas realizadas em Direito, Sociologia ou Ciência Política. São diferenciais a condução de pesquisas nos campos de estudos da corrupção e da sociologia das elites.

A bolsa tem duração de dois anos, renováveis por mais dois, com início em janeiro de 2024. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de dezembro de 2023 e os interessados(as) devem preencher o formulário por meio do link https://forms.gle/s3RNrUntMFb5r2Ey6.

Acesse o EDITAL para mais informações.