Notícias

Três estudantes de Graduação de diferentes instituições de ensino de Direito foram premiados pela FGV Direito SP por terem produzido os melhores trabalhos de iniciação científica em 2023. O Prêmio de Melhor Iniciação Científica da FGV Direito SP está em sua primeira edição e foi criado para destacar o trabalho de jovens com potencial acadêmico. 

Na primeira edição do prêmio, o estudante Gabriel Alberto Souza de Moraes, do Centro Universitário do Estado do Pará, ficou em primeiro lugar com o trabalho “O Supremo tensionado e as respostas de uma corte individual: um retrato das comunicações ministeriais contra ataques políticos na crise”, que teve como orientador o professor Rubens Glezer. Em segundo lugar ficou o estudante Gibran Miranda Rodrigues D'Ávila, da Universidade Católica de Santos, com a pesquisa “O Direito antidiscriminatório em relação às pessoas com deficiência: uma investigação da estrutura normativa do direito antidiscriminatório por meio de condições objetivas de análise”, orientador pelo professor Dimitri Dimoulis. O terceiro lugar ficou com a aluna Maria Luiza Mesquita e Silva, da Universidade de Brasília, com o trabalho “Olhando por trás do véu da personalidade: o parentesco nas decisões do Cade e do TCU”, sob a orientação da professora Mariana Pargendler.

A comissão julgadora do I Prêmio de Melhor Iniciação Científica da FGV Direito SP foi composta pelos doutorandos da FGV Direito SP Fabio Lopes Toledo, Sofia Bordin Rolim e Julia Maia Goldani.

O Programa de Iniciação Científica (PIC) da FGV Direito SP é aberto a alunos da escola e de outras instituições de ensino superior de todo o Brasil e tem o objetivo de identificar jovens acadêmicos com potencial científico e formá-los desde cedo como pesquisadores e pesquisadoras de excelência em temas jurídicos variados. O PIC conta com bolsas oferecidas pela própria instituição. Neste ano, os trabalhos realizados pelos estudantes do PIC foram apresentados no dia 17 de novembro durante o Seminário Anual de Iniciação Científica.

Saiba mais sobre a Iniciação Científica | FGV DIREITO SP

Conheça os projetos de iniciação científica realizados em 2023