Entre 2012 e 2020 a população em situação de rua no Brasil cresceu 140%, impactando toda a sociedade. São muitos os caminhos apontados para mudar essa realidade. Escolher a direção certa passa pelo compromisso e envolvimento de todos: governos, poderes Legislativo e Judiciário, agentes do setor econômico, academia e movimentos e entidades sociais. A construção de alternativas para melhorar a vida de milhares de homens, mulheres e crianças que vivem em situação de rua no país é um trabalho a ser feito por muitas mãos.
Para debater o assunto, gerar propostas inovadoras e e estimular o compromisso de todos para criar cidades mais humanas e inclusivas, a FGV Direito SP, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Comissão Arns realizam no dia 8 de abril o Seminário Repense e Reconstrua - Restaurar dignidade, reunir propostas, recriar cidadania para as pessoas em situação de rua, que reunirá atores diversos e qualificados para abordar o tema e as estratégias necessárias para restaurar a dignidade e recriar a cidadania.
Acesse o hotsite do evento e saiba mais Seminário Repense e Reconstrua
ASSISTA
8h - Credenciamento
Josué Gomes, presidente da Fiesp
Maria Victoria Benevides, presidente da Comissão Arns
Oscar Vilhena Vieira, diretor da FGV Direito SP
Laura Dias, representante do Movimento Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas em Situação de Rua (MNLDPSR)
9h10 - 1ª Mesa - Planejamento Urbano e Moradia
Mediador:
Vinicius Torres Freire, jornalista, colunista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA)
Expositores:
Luiz Kohara, urbanista, secretário executivo do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos
Raquel Rolnik, arquiteta e urbanista, diretora da Planejamento da gestão Luiza Erundina (1989-1992) e relatora especial da ONU para Direito à Moradia Adequada (2008-2014)
Pedro Luiz da Silva, representante do Movimento Nacional de População de Rua
José Rubens Plates, Procurador Regional dos Direitos do Cidadão Adjunto em São Paulo
10h30 - 2ª Mesa - Trabalho, renda e cidadania
Mediadora:
Eliane Trindade, editora do prêmio Empreendedor Social da Folha. Tem pós-graduação em Ciências Políticas na Universidade de Pisa (Itália). É autora de “As Meninas da Esquina” e "Do Sertão a Hollywood"
Expositores:
Padre Júlio Lancelotti, vigário episcopal para a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo
Marco Antônio da Silva (Markinhos), representante do Movimento Nacional Meninas e Meninos de Rua
Laura C. Salatino, mestre em administração pública pela Escola de Economia da FGV-SP e coordenadora da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama da Faculdade de Direito da USP
Rodrigo Medeiros, ex-diretor do departamento de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - SMDET da Prefeitura de São Paulo
12h - Intervalo
13h30 - 3ª Mesa - Desafios da saúde integral
Mediadora:
Fernanda Mena, repórter especial, jornalista, mestre em direitos humanos pela LSE (London School of Economics), doutora em relações internacionais pela USP
Expositores:
Natália Oliveira, representante da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas
Flávio Falconi, médico e integrante do Movimento Craco Resiste
Fernanda Balera, coordenadora do Núcleo Especializado em Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
15h - Encerramento do evento
Av. Paulista, 1313
São Paulo - SP