A Lexai.Web conecta bases de dados de 34 tribunais brasileiros à base de dados de um escritório de advocacia, produzindo um grande número de informações que auxiliam sócios e advogados na tomada de decisões estratégicas. A JuridiQa é uma plataforma educacional destinada a contribuir com o aprendizado de estagiários em bancas jurídicas a partir de modelos pré-existentes. A Adoteatech auxilia negócios a alavancarem o uso de novas tecnologias quebrando as barreiras de resistência entre os colaboradores. A Ampulheta traz soluções para a automatização dos sistemas de cobrança de honorários, dispensando os timesheets. A PinPrice oferece uma redução no tempo gasto em tarefas operacionais do setor jurídico e garante maior transparência na precificação de serviços. E a TransLawtor utiliza o visual law, entre outras ferramentas, para tornar a linguagem jurídica mais acessível a clientes de escritórios.
Esses empreendimentos não existem na vida real, mas foram idealizados por alunas e alunos do segundo ao quinto ano da Graduação da FGV Direito SP durante a disciplina de imersão A Revolução do Agora: Chat GPT, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, ministrada pela professora Marina Feferbaum, que também é coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da Escola. Durante a semana de 21 a 25 de outubro, que na FGV é dedicada a imersões pedagógicas, as(os) estudantes foram expostos a essas novas tecnologias e aprenderam a utilizá-las. E, a partir delas, desenvolveram ideias e ferramentas baseadas nos principais desafios de gestão jurídica do Pinheiro Neto Advogados – uma das mais prestigiadas bancas de advocacia do país –, apresentados em encontro na Escola pelos sócios José Mauro Decoussau Machado e Maximilian Fierro Paschoal e pela advogada associada Joana Elisa Loureiro Guilherme, Alumni da Graduação da FGV Direito SP. Entre esses desafios, que representam problemas reais do universo jurídico, estão questões como precificação de serviços jurídicos, transparência na comunicação com clientes, padronização de entregas, treinamento de equipes, uso de bases de dados para a tomada de decisões estratégicas e incorporação de novas tecnologias.
A semana de imersão terminou com uma visita ao escritório, durante a qual as startups criadas foram apresentadas e receberam comentários e sugestões dos representantes do Pinheiro Neto e do advogado e consultor Diogo Reis Vieira.
As alunas e alunos da Graduação criaram sites e aplicativos e prepararam apresentações ao Pinheiro Neto como se o escritório fosse um cliente em busca de soluções de gestão jurídica. A partir de conversas e entrevistas com a equipe do Pinheiro Neto, de pesquisas sobre as soluções jurídicas existentes no mercado, das funcionalidades das novas tecnologias de Inteligência Artificial e do conhecimento adquirido nos primeiros dias da imersão, buscaram respostas inovadoras para os desafios apresentados pelo escritório. “Não trouxeram apenas ideias, mas também como implementá-las, trazendo sites e códigos”, comentou a advogada Joana Guilherme.
“Estamos em um momento de transição no qual o uso da tecnologia é um novo paradigma para todas as profissões. Programas como esse são importantes porque fazem uma ponte entre a academia e o mundo real”, afirma José Mauro Machado. “Queremos preparar os jovens para ingressarem em um mercado de trabalho diferente, e verem soluções tecnológicas como aliadas, e não como ameaça.”
Para Marina Feferbaum, “é fundamental que os estudantes de Direito se envolvam com temas de inovação que aparecem no cotidiano dos profissionais, refletindo sobre processos de melhoria, seja por meio do uso de tecnologia ou mesmo pela adoção de um novo mindset que promova uma mudança na cultura organizacional.”
A imersão, uma iniciativa multidisciplinar que combina aprendizados sobre gestão jurídica e ciência da computação, aponta para a importância da troca entre universidade e espaços profissionais para a formação de uma nova geração de advogados que já tem a oportunidade, desde os primeiros anos de curso, de refletir sobre suas trajetórias a partir dos desafios contemporâneos.
As semanas de imersão oferecem disciplinas intensivas que propõem um mergulho completo em determinada questão contemporânea, incluindo visitas a campo, interações com atores envolvidos e produção de material relevante relacionado ao tema.