Notícias

Em 15 de maio, Rubens Glezer, Christian Lynch e Oscar Vilhena Vieira recebem amigos e convidados para noite de autógrafos do livro Teoria Constitucional Brasileira – 200 anos de disputa, editado pela ContraCorrente em parceria com a FGV Direito SP. O encontro será na livraria Martins Fontes - Consolação, na rua Dr. Vila Nova, 309, a partir das 18h.

A obra defende o reconhecimento da uma teoria constitucional autenticamente brasileira, com mais de 200 anos de produções e embates teóricos intensos e sofisticados.

A partir de textos inéditos, o objetivo é provocar mudanças no modo como os constitucionalistas brasileiros mobilizam a história constitucional, superando a ideia de que o Brasil não tem um pensamento político original.

Nas palavras dos coordenadores, “a presente obra apresenta em cada capítulo uma síntese na longa duração de como foram pensados temas até hoje centrais do nosso pensamento constitucional: o federalismo, as relações entre os poderes, o papel político do Judiciário, a administração pública e o sistema tributário”. A expectativa dos autores é que o livro sirva como marco inicial de uma renovação dos estudos constitucionais, ajudando-o a sair do dilema entre primado absoluto dos princípios ou do pragmatismo.

Conheça os coordenadores:

Rubens Glezer é professor da Graduação, do Mestrado Profissional e da Pós-Graduação Lato Sensu (FGV LAW) da FGV Direito SP e da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP). É doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP e parecerista ad hoc da Fapesp, e coordena o grupo de pesquisa Supremo em Pauta.

Christian Edward Cyril Lynch é professor associado do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj). É mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Atualmente é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pesquisador cientista da Faperj, sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

Oscar Vilhena Vieira é professor fundador da FGV Direito SP. É mestre em Direito pela Universidade de Columbia, mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelo Centre for Brazilian Studies do St. Antonies College da Oxford University. É ex-presidente da Law Schools Global League (LSGL), membro fundador da Conectas Direitos Humanos e da Comissão Arns de Direitos Humanos, além de colunista do jornal Folha de S. Paulo.