Ana Elvira Luciano Gebara

Ana Elvira Luciano Gebara
Undergraduate
Teaching Methodology Study Center

Doctor of Arts (2010) and Master of Arts (1999) in Literature, Portuguese Language and Philology, School of Philosophy, Arts and Humanities. Elvira has a degree in Italian and Portuguese Studies, School of Philosophy, Arts and Humanities (1992) and Bachelor of Arts in Language Teaching, School of Education, USP (1993).
Professor at FGV Direito SP where she teaches Legal Drafting; Topics on Legal Education andAcademic Writing. Her work at FGV Direito SP focuses on the interface of genre, language structures and legal argument and is linked to her broader research on the teaching of languages. She is a member of the Núcleo de Metodologia de Ensino (Teaching Methodology Center) and of the FGV Direito SP Committee for the analysis of the National Exam of Student Performance (ENADE). She is also a professor in the Course of Arts and Master’s Program in Linguistics at Universidade Cruzeiro do Sul.

Academic Articles

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; Resenha CABRAL, Ana Lúcia; MINEL, Jean-Luc; MARQUESI, Sueli Cristina (orgs.). Leitura, Escrita e Tecnologias da Informação. São Paulo: Terracota, 2015.. Revista Linha D'Água, v. 28, p. 193-197, 2015.

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; Escrever poemas: vozes em busca de um autor. Cadernos CENPEC, v. 2, p. 23-46, 2012.

MICHELETTI, Guaraciaba ; GEBARA, Ana Elvira Luciano . Questões de leitura e ensino: ler e saber. Linha d'água, v. 25, p. 227-246, 2012.

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; As princesas e o grão de ervilha - A representação da menina-moça nos contos maravilhosos de ontem e de hoje. Cadernos Unibero de Produção Científica, v. 3, p. 39-46, 2006.

Books and chapters

Livros

A poesia na escola - leitura e análise de poesia para crianças. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. v. 01. 189p .

SPARANO, M. E. ; GEBARA, Ana Elvira Luciano ; CABRAL, A. L. T. ; CARVALHO, H. ; CURY, E. H. B . Gêneros textuais: construindo sentidos e planejando a escrita. 1. ed. São Paulo: Terracota Editora, 2012. v. 1. 114p .

GUARANHA, M. F. ; CARDOSO, D. S. ; ANDRADE, C. A. B. ; GEBARA, Ana Elvira Luciano . Haicai, Poetrix e Microconto: discurso literário em nanopoéticas. 1. ed. São Paulo: Terracota Editora, 2012. v. 1. 229p .

A Poesia na Escola: Leitura e análise de poesia para crianças. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. v. 1. 167p .

A Poesia na Escola: Leitura e análise de poesia para crianças. 1a.. ed. São Paulo (SP): Cortez Editora, 2002. v. 1. 167p .

Capítulos

POLARINI, J. B. ; GEBARA, Ana Elvira Luciano . O ethos manipulador a favor da (des)cortesia: uma fração do caráter de Emma Woodhouse. In: Guaraciaba Micheletti; Magalí E. Sparano. (Org.). Cortesia e Estratégias Estilístico-discursivas. 1ed.São Paulo: Terracota Editora, 2014, v. 1, p. 63-80.

Quando as princesas escrevem, quão gentis elas são? Análise das formas de pilidez nas epístolas de "O livro das cartas encantadas". In: Isabel Roboredo Seara. (Org.). Cortesia: Olhares e (Re)Invenções. 1ed.Lisboa: Chiado Editora, 2014, v. , p. 327-345.

Para isso foi feito o poema: entre leitura e produção. In: Paulo Becker; Márcia Helena S. Barbosa. (Org.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. 1ed.Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2013, v. 1, p. 52-76.

Ora, direis, escrever poemas... certo perdeste o senso?. In: Egon de Oliveira Rangel. (Org.). Olimpíada de Língua potuguesa Escrevendo o futuro: o que nos dizem os textos dos alunos?. 1ed.São Paulo: CENPEC / Fundação Itaú Social, 2011, v. 1, p. 8-21.

O poema, um texto marginalizado. In: MIcheletti, Guaraciaba; Brandão, Helena. (Org.). Aprender e Ensinar com Textos Didáticos e Paradidáticos. 6ed.São Paulo: Cortez Editora, 2011, v. 2, p. 143-166.

Por essas mal traçadas linhas: análise dos enunciadores de O livro das cartas encantadas . In: ANDRADE, Carlos Augusto Baptista; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. (Org.). Práticas Linguístico- Discursivas: Alguns caminhos para aplicação teórica. 1ed.São Paulo: Terracota, 2011, v. 1, p. 169-189.

NOGUEIRA, S. H. . A prosa de Jorge Amado: expressão de linguagem e de costumes. In: Norma Seltzer Goldstein. (Org.). Caderno de leituras - A Literatura de Jorge Amado - Orinetações para o trabalho em sala de aula. 1ed.São Paulo: Companhia das Letras, 2008, v. 1, p. 56-69.

Libertinagem - espaço e tempo, a ocupação banderiana. In: Norma Seltzer Goldstein. (Org.). Traços Marcantes no Percurso Póetico de Manuel Bandeira. 1ed.São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2005, v. 1, p. 23-36.

SALES, Monica Simões Francisco de . A intuição na tradução banderiana: som sem suor. In: Norma Seltzer Goldstein. (Org.). Traços marcantes no percurso poético de Manuel Bandeira. 1ed.São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2005, v. 1, p. 155-169.

PERES, Letícia Paula de Freitas ; MICHELETTI, Guaraciaba . Construção, descontrução e reconstrução na busca de significados no / do poema. In: Guaraciaba Micheletti. (Org.). Leitura e Construção do real: o lugar da poesia e da ficção. 1a.ed.São Paulo: Cortez Editora, 2000, v. 4, p. 21-31.

MICHELETTI, Guaraciaba . Etiqueta, homogeneização, reificação. In: Guaraciaba Micheletti. (Org.). Leitura e Construção do real: o lugar da poesia e da ficção. 1a.ed.São Paulo: Cortez Editora, 2000, v. 4, p. 32-50.

Summary published in proceedings of conferences

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; A Troca de Cartas entre Charlô e Felpo Filva: Um Caso de Descortesia de Leitor?. In: II Congresso Internacional Interdisciplinar (DES) CORTESIA: expressão de cultura(s)?, 2014, São Paulo. Caderno de resumo do II Congresso Internacional Interdisciplinar (Des) Cortesia: expressão de cultura(s), 2014. v. 4. p. 143-144.

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; A LÍNGUA DESCONHECIDA E A LÍNGUA DAS GENTES EM A MENINA SEM PALAVRA , DE MIA COUTO. In: 62o. Seminário do GEL, 2014, Campinas. Caderno de Programação e Resumos do 62o. Seminário do GEL. Campinas, 2014.

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; I Congresso Internacional de Estudos do Discurso. In: I Congresso Internacional de Estudos do Discurso (I CIED), 2014, São Paulo. Caderno de Resumos do I CIED, 2014. p. 29-29.

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; As representações da escola e do professor em um ethos de discente em versos de José Paulo Paes. In: 59º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 2011, Bauru. Caderno de resumos do 59º GEL. Bauru: Editora da USC, 2011.

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; A expressividade dos enunciadores em poemas narrativos sobre a fábula a cigarra e a formiga . In: 18º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2011, São Paulo. Caderno de programação com resumos do 18º InPLA. São Paulo: Editora da PUC, 2011. v. 1.

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; O poema e a natureza morta: modelos para a escrita podem estimular o desenvolvimento do tema e da posição autoral?. In: IV SIL Seminário Internacional de Linguística da Cruzeiro do Sul, 2011, São Paulo. ANAIS do IV SIL Seminário internacional de Linguística da Cruzeiro do Sul. São Paulo, 2011. v. 01.

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; Por causa da redondilha: Agência e Autoria em um Gênero Poético. In: 58º Seminário do GEL, 2010, São Carlos. Programação do 58º Seminário do Gel, 2010.

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; VERAS, M. V. ; Allegro, Alzira ; Frighetto, Gisele . Caderno de Resumos do V CIATI. In: V CIATI - Congresso Iberoamericano de Tradução e Interpretação, 2010, São Paulo. Caderno de resumo do V Ciati, 2010.

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; Poetas da escola: o solo e os coros de vozes. In: 56º Seminário do GEL, 2008, São José do Rio Preto. Programação do 56º Seminário de GEL. São José do Rio Preto, 2008.

GOLDSTEIN, N. S. ; FIORELLI, J. M. ; GEBARA, Ana Elvira Luciano . Mini-curso Gêneros do Discurso e Produção textual no Ensino Fundamental e Médio. In: 12º congresso brasileiro de língua portuguesa, 2008, São Paulo. Programação do 12º IP PUC-SP. São Paulo, 2008.

GHIRARDI, J. G. ; GEBARA, Ana Elvira Luciano ; VERAS, M. V. . Não é isso que diz o texto: Horizontes de expectativa e prática da tradução. In: IV CIATI - Congresso Ibero-Americano de Tradução e Interpretação, 2007, São Paulo. Caderno de Resumos do IV CIATI. São Paulo: Unibero, 2007. v. único.

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; Poetas da escola e suas vozes: uma questão de autoria?. In: II Seminário Internacional de Lingüística da UNICSUL Enunciação e Práticas Discursivas, 2007, São Paulo. Caderno de Atividades - Resumos do II Seminário Internacional de Lingüística da UNICSUL Enunciação e Práticas Discursivas. São Paulo: Unicsul, 2007. v. único. p. 40-41.

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; As nomeações da terra: a não terra natal de José Paulo Paes. In: LV Seminário do GEL, 2007, Franca. Caderno de Resumos do 55º. GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo), 2007.

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; A representação do gênero poético na escola: projetos e propostas. In: 54º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2006, Araraquara. 54º Seminários do GEL - 2006. Araraquara: UNESP e UNIP, 2006. v. único. p. 50-51.

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; A representação da cirança nos poemas infanto-juvenis como elemento constitutivo do gênro poético. In: 53º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2005, São Carlos. 53º Seminário do GEL 2005. Campinas: Mercado de Letras, 2005. v. único. p. 29-29.

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; A expressividade da construção do sujeito enunciador em "Vejam como eu sei escrever" de Josá Paulo Paes. In: 52º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2004, Campinas. 52º Seminários do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - 2004. Campinas: Editora da UNICAMP e Mercado de Letras, 2004. v. único. p. 479-479.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede