A Escola

Avaliação Institucional

Em consonância com a proposta do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), a Avaliação Institucional FGV Direito SP caracteriza-se por um modo de fazer avaliação que educa quem dela participa, ao ensinar a enfrentar conflitos, negociar soluções e compreender as relações de interesses individuais e coletivos presentes no contexto social. Tais elementos orientam a avaliação no sentido de constituir uma prática educativa integrada com a missão da instituição e com a proposta educacional a ser desenvolvida.

Este caminhar avaliativo, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FGV Direito SP, é um processo que serve à instituição e ao seu desenvolvimento, construindo uma metodologia de administração educacional sustentada pelos subsídios da avaliação, denominado PDCA, conforme demonstrado na imagem.

Abaixo, saiba mais sobre o processo avaliativo da FGV Direito SP.

Gráfico com o modelo de avaliação da FGV Direito SP

Saiba mais sobre o processo avaliativo da FGV Direito SP

A Autoavaliação

Para a realização de uma análise institucional adequada, a autoavaliação da FGV Direito SP estabelece três núcleos focais avaliativos, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Autoavaliação

O primeiro núcleo focal avaliativo, com periodicidade avaliativa anual, recebeu o título de Políticas Centrais e engloba as dimensões mais relacionadas ao cotidiano da instituição educacional e que, por isso, necessitam de atualidade dos dados de pesquisa e agilidade na fomentação de informações aos gestores para tomadas de decisões estratégicas, além de maior cuidado com os processos de interferência do pesquisador.

O segundo núcleo focal avaliativo, intitulado de Gestão e Apoio, foca a visão da instituição em suas relações, visando a obtenção de subsídios importantes na otimização de seus processos internos, acerto das fragilidades e exploração das potencialidades.

O último núcleo focal avaliativo, nomeado como Instituição e Sociedade, busca refletir e aprimorar o diálogo e as relações da FGV Direito SP com a sociedade, buscando informações confiáveis e seguras.

Tendo planejamento anual, a Avaliação Institucional FGV Direito SP, para efeito de relatório de acompanhamento, enfatizará a análise, o planejamento e avaliação (i) sobre o foco de Políticas Centrais relacionado ao de Instituição e Sociedade, durante o primeiro ano; (ii) sobre o foco de Políticas Centrais relacionado ao de Gestão e Apoio, no ano seguinte e (iii) apresentando a conclusão sobre as dez dimensões avaliativas, durante o terceiro ano e replanejando todo seu processo avaliativo para seu triênio seguinte.

Os resultados dos processos avaliativos de cada núcleo, bem como os relatórios trienais completos, estão disponíveis na intranet da FGV Direito SP.

Comissão Própria de Avaliação - CPA FGV Direito SP

A CPA FGV Direito SP observa os princípios fundamentados no artigo 11 da lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) – Lei 10.861, de 14 de abril de 2004:

  • Autonomia em relação aos órgãos monocráticos e aos demais órgãos colegiados da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP);
  • Transparência e lealdade para com a comunidade interna e externa;
  • Fidedignidade das informações coletadas no processo avaliativo;
  • Respeito aos princípios e ao conteúdo do Plano de Desenvolvimento Institucional da FGV e da FGV Direito SP.

A CPA FGV Direito SP tem a finalidade de:

  • Elaboração e desenvolvimento junto à comunidade acadêmica da FGV e da FGV Direito SP dos processos de autoavaliação institucional;
  • Confrontação dos resultados da autoavaliação com o Plano de Desenvolvimento Institucional da FGV e da FGV Direito SP;
  • Indicação aos órgãos gestores da FGV e da FGV Direito SP dos procedimentos e das medidas necessárias para revisão e atualização dos projetos institucionais.

Atualmente, compõe a CPA FGV Direito SP:

 

Beatriz Cristina Bonizio Baccaro

Representante do corpo discente do curso de Graduação

bia.baccaro@gmail.com

 

Ana Clara Consulo Straccalano

Representante do corpo discente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (FGV LAW)

C361486@fgv.edu.br

 

Anna Caroline Nunes Cortellini

Matheus de Barros

Representante do corpo discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Acadêmico

anna.cortellini@fgv.br

C340944@fgv.edu.br

 

Stéphany Nogueira Brito

Representante do corpo discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Profissional

sbrito.fgv@outlook.com

 

Juliana Bonacorsi de Palma

Representante do corpo docente

juliana.palma@fgv.br

 

Roberto Baptista Dias da Silva

Presidente da CPA FGV Direito SP

Representante do corpo gestor

roberto.dias@fgv.br

 

Eliana Pereira de Oliveira do Rego

Representante do corpo técnico-administrativo

eliana.rego@fgv.br

 

Marcos Roberto Fuchs

Representante da sociedade civil organizada

 

Corpo Técnico diretamente envolvido com a autoavaliação:

Karina Rodrigues Camargo Brazil

karina.brazil@fgv.br

 

Rosana Fernandes

rosana.fernandes@fgv.br

Relatórios de Avaliação Institucional

As informações sistematizadas presentes nos Relatórios da Avaliação Institucional são divulgadas para a comunidade acadêmica na intranet.

Processos Avaliativos do ciclo atual (2018 a 2020)

No último ciclo completo, a CPA realizou os seguintes processos avaliativos:

  • Avaliação e Planejamento (ano de foco no triênio: 2020)

Neste ciclo, os dados específicos de Avaliação e Planejamento foram coletados em 2020. Dentre processos de coleta regular, destaca-se:

Processo

Foco

Modelo de coleta

FGV Direito SP em números

Compilado de dados estratégicos do desenvolvimento institucional, com engajamento de todas áreas da Escola

Formulário online
2018: 14 respondentes
2019: 17 respondentes
2020: 17 respondentes

 

Plano de Acessibilidade

Reflexão coletiva acerca do Plano de Acessibilidade Institucional

Reuniões e mensagens eletrônicas

 

Seminário Interno

Reflexão coletiva sobre os impactos da pandemia

Evento em 07/10/2020 com 104 presentes

 

  • Gestão e Apoio (ano de foco no triênio: 2019)


Neste ciclo, os dados específicos de Gestão e Apoio foram coletados em 2019.

Processo 

Foco

Modelo de coleta

Mapeamento de FormaçãoAdquirir dados sobre a carreira acadêmica e profissional dos colaboradores integrantes ao corpo técnico-administrativo

Formulário online
2018: 60 respondentes
2019: 60 respondentes
2020: 62 respondentes

 

RegimentoReflexão coletiva acerca da estrutura organizacional

Análise documental, Reuniões, mensagens eletrônicas e Seminário de Planejamento

 

Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDI)Reflexão coletiva acerca do planejamento institucional

Análise documental, Reuniões, mensagens eletrônicas e Seminário de Planejamento

 

Seminário InternoReflexão coletiva sobre as atividades internas pós implantação do acervo acadêmico digitalEvento em 02/10/2019 com 57 presentes

 

  • Instituição e Sociedade (ano de foco no triênio: 2018)

Neste ciclo, os dados específicos de Instituição e Sociedade foram coletados em 2018.

Processo 

Foco

Modelo de coleta

Perfil do corpo discenteDelineamento do perfil socioeconômico dos alunos matriculados para reflexão sobre o impacto institucional

Análise documental

 

Seminário InternoReflexão coletiva sobre os novos Instrumentos de Avaliação de recredenciamento do Inep/MECEvento em 03/10/2018 com 57 presentes

 

  • Políticas Centrais (foco contínuo: 2018, 2019 e 2020)

Processo 

Foco

Modelo de coleta

AtendimentoAnálise global e detalhada da efetividade observada no atendimento da escola

Formulário online
2018-1: 326 respondentes
2018-2: 239 respondentes
2019-1: 318 respondentes
2019-2: 292 respondentes
2020-1: 410 respondentes
2020-2: 370 respondentes

 

CompetiçõesReflexão acerca: (i) da percepção sobre o crescimento acadêmico agregado com a participação em cada competição, (ii) as atividades que melhor auxiliam na atuação de cada competição, (iii) o perfil mais adequado de monitor para o treinamento de cada competição e (iv) da garantia de vivências formativas.

Formulário online
2018: 53 respondentes
2019: 58 respondentes
2020: 47 respondentes

 

DisciplinasAnálise global e detalhada da efetividade observada no processo de ensino-aprendizagem proposto em cada disciplina e no curso como um todo

Formulário online
2018-1: 452 respondentes
2018-2: 335 respondentes
2019-1: 404 respondentes
2019-2: 420 respondentes
2020-1: 564 respondentes
2020-2: 441 respondentes

 

EgressosAcompanhamento dos egressos para reflexão sobre o processo de formação dos cursos de forma global. A coleta do intercâmbio ocorre sempre no semestre posterior ao da conclusão do curso, sedo repetido bianualmente.

Formulário online
2018: 201 respondentes
2019: 181 respondentes
2020: 275 respondentes

 

GestãoAnálise global e detalhada da efetividade observada na Gestão da Escola

Formulário online
2018-1: 326 respondentes
2018-2: 239 respondentes
2019-1: 318 respondentes
2019-2: 292 respondentes
2020-1: 410 respondentes
2020-2: 370 respondentes

 

InfraestruturaAnálise global e detalhada da efetividade observada na infraestrutura da Escola

Formulário online
2018-1: 326 respondentes
2018-2: 239 respondentes
2019-1: 318 respondentes
2019-2: 292 respondentes
2020-1: 410 respondentes
2020-2: 370 respondentes

 

IntercâmbioReflexão acerca: (i) dos contratos de parceria, (ii) dos mecanismos de promoção de melhor qualidade de estudos para este grupo, (iii) do fluxograma do processo de seleção e intercâmbio e (iv) da garantia de vivências formativas.
A coleta do intercâmbio ocorre sempre no semestre posterior da realização do intercâmbio.

Formulário online
2018-1: 13 respondentes
2018-2: 16 respondentes
2019-1: 14 respondentes
2019-2: 21 respondentes
2020-1: 13 respondentes
2020-2: 19 respondentes

 

OrientaçãoAnálise global e detalhada da efetividade observada no processo de orientação do Trabalho de Conclusão de Curso ou Dissertação.

Formulário online
2018: 72 respondentes
2019: 61 respondentes
2020: 109 respondentes

 

ParesAnálise global e detalhada da efetividade observada dos alunos sobre os próprios alunos

Formulário online
2018-1: 326 respondentes
2018-2: 239 respondentes
2019-1: 318 respondentes
2019-2: 292 respondentes
2020-1: 410 respondentes
2020-2: 370 respondentes

 

Projeto Pedagógico do Curso de Graduação (PPC)Reflexão coletiva acerca do projeto pedagógico do curso de graduação, sob a supervisão do Núcleo Docente EstruturanteAnálise documental, reuniões, mensagens eletrônicas e Seminário de Planejamento

 

A experiência destas avaliações foi a base dos Seminários Anual de Planejamento (SAP), sendo que o último deste ciclo aconteceu em 7 e 8 de dezembro de 2020. Nele, membros da comunidade interna, incluindo diretores e representantes dos professores, técnico-administrativos, discentes, ex-alunos e colaboradores, refletiram sobre a situação atual da escola e delimitaram ações a serem tomadas em 2021. A temática escolhida, com base nos resultados dos processos de avaliação, foram:

 

A) Ensino: o que devemos manter, intensificar e incorporar a partir das experiências acadêmicas vividas durante a pandemia?;

B) Metodologia de ensino e as novas ferramentas tecnológicas;

C) Pesquisa empírica no Direito e ciência de dados;

D) Inclusão, bem-estar e saúde frente às novas experiências metodológicas;

E) O futuro da profissão jurídica; e

F) Integração, nacionalização e internacionalização.

 

Resultados: ações com base na análise
As ações são previstas a partir da análise dos dados e das informações, visando à melhoria das atividades acadêmicas e de gestão da instituição. Clique aqui para ver o elenco das ações de maiores impactos geradas a partir de afirmações e análises realizadas nos processos avaliativos FGV Direto SP.

Ouvidoria Acadêmica

A Ouvidoria Educacional FGV tem os seguintes objetivos:

  • Estabelecer canais de comunicação, de forma aberta, transparente e objetiva, com alunos e professores das academias e do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE);
  • Agir com transparência, integridade e respeito, atuando com precisão e agilidade;
  • Atender os Instrumentos de Avaliação do MEC;
  • Receber, analisar e encaminhar as manifestações de alunos e professores aos setores responsáveis;
  • Acompanhar as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo os interessados informados, assegurando a independência no exercício de suas atribuições;
  • Atuar como agente indicador às escolas e ao Instituto de Desenvolvimento Educacional envolvidos nas demandas para aprimoramento dos processos internos, quando necessário e para sugestão de melhorias,
  • Ser um órgão único, subordinado à Pró-Reitoria da FGV, acompanhando os aspectos acadêmicos;
  • Responder, com clareza, as manifestações dos usuários, no menor prazo possível, assegurando a confidencialidade e o sigilo no atendimento.

O ouvidor, nomeado através da Portaria FGV 09-2012, é o professor Antonio de Araujo Freitas Junior.

Documentos Institucionais

Em consonância com o estabelecido nos §§ 1º e 2º artigo 99 da Portaria 23-2017, republicada em 21/12/2017, a FGV Direito SP disponibiliza nesta página eletrônica os documentos listados abaixo.

Ato autorizativo expedido pelo MEC

Ato autorizativo expedido pelo MEC, com a data de publicação no Diário Oficial da União

Dirigentes e Coordenadores

Dirigentes da instituição e coordenador de curso efetivamente em exercício

Corpo Docente

Relação dos professores que integram o corpo docente do curso, com a respectiva formação, titulação e regime de trabalho

Matriz curricular

Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC

Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC

Graduação

Stricto Sensu Acadêmico

Stricto Sensu Profissional

Encargos Financeiros

Valor corrente dos encargos financeiros a serem assumidos pelos alunos, incluindo mensalidades, taxas de matrícula e respectivos reajustes e todos os ônus incidentes sobre a atividade educacional

Graduação

Lato Sensu e Curta Duração

Mestrado Acadêmico

Doutorado Acadêmico

Mestrado Profissional

Projeto Pedagógico do Curso

Projeto Pedagógico do Curso

Conjunto de normas que regem a vida acadêmica

Conjunto de normas que regem a vida acadêmica, incluídos o Estatuto ou Regimento que instruíram os pedidos de ato autorizativo junto ao MEC.

Regimento interno da FGV Direito SP

Regulamento do Programa de Extensão da FGV Direito SP

Regulamentos dos programas

Biblioteca

Descrição da biblioteca quanto ao seu acervo de livros e periódicos, relacionada à área do curso, política de atualização e informatização, área física disponível e formas de acesso e utilização

Infraestrutura

Descrição da infraestrutura física destinada ao curso, incluindo laboratórios, equipamentos instalados, infraestrutura de informática e redes de informação

Endereço e Contato

CPA FGV Direito SP

Rua Rocha, 233, Bela Vista, 11º andar
01330-000, São Paulo, SP

cpa.direitosp@fgv.br

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