Em consonância com a proposta do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), a Avaliação Institucional FGV Direito SP caracteriza-se por um modo de fazer avaliação que educa quem dela participa, ao ensinar a enfrentar conflitos, negociar soluções e compreender as relações de interesses individuais e coletivos presentes no contexto social. Tais elementos orientam a avaliação no sentido de constituir uma prática educativa integrada com a missão da instituição e com a proposta educacional a ser desenvolvida.
Este caminhar avaliativo, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FGV Direito SP, é um processo que serve à instituição e ao seu desenvolvimento, construindo uma metodologia de administração educacional sustentada pelos subsídios da avaliação, denominado PDCA, conforme demonstrado na imagem.
Abaixo, saiba mais sobre o processo avaliativo da FGV Direito SP.
Saiba mais sobre o processo avaliativo da FGV Direito SP
A Autoavaliação
Para a realização de uma análise institucional adequada, a autoavaliação da FGV Direito SP estabelece três núcleos focais avaliativos, conforme ilustrado na imagem abaixo.
O primeiro núcleo focal avaliativo, com periodicidade avaliativa anual, recebeu o título de Políticas Centrais e engloba as dimensões mais relacionadas ao cotidiano da instituição educacional e que, por isso, necessitam de atualidade dos dados de pesquisa e agilidade na fomentação de informações aos gestores para tomadas de decisões estratégicas, além de maior cuidado com os processos de interferência do pesquisador.
O segundo núcleo focal avaliativo, intitulado de Gestão e Apoio, foca a visão da instituição em suas relações, visando a obtenção de subsídios importantes na otimização de seus processos internos, acerto das fragilidades e exploração das potencialidades.
O último núcleo focal avaliativo, nomeado como Instituição e Sociedade, busca refletir e aprimorar o diálogo e as relações da FGV Direito SP com a sociedade, buscando informações confiáveis e seguras.
Tendo planejamento anual, a Avaliação Institucional FGV Direito SP, para efeito de relatório de acompanhamento, enfatizará a análise, o planejamento e avaliação (i) sobre o foco de Políticas Centrais relacionado ao de Instituição e Sociedade, durante o primeiro ano; (ii) sobre o foco de Políticas Centrais relacionado ao de Gestão e Apoio, no ano seguinte e (iii) apresentando a conclusão sobre as dez dimensões avaliativas, durante o terceiro ano e replanejando todo seu processo avaliativo para seu triênio seguinte.
Os resultados dos processos avaliativos de cada núcleo, bem como os relatórios trienais completos, estão disponíveis na intranet da FGV Direito SP.
Comissão Própria de Avaliação - CPA FGV Direito SP
A CPA FGV Direito SP observa os princípios fundamentados no artigo 11 da lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) – Lei 10.861, de 14 de abril de 2004:
- Autonomia em relação aos órgãos monocráticos e aos demais órgãos colegiados da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP);
- Transparência e lealdade para com a comunidade interna e externa;
- Fidedignidade das informações coletadas no processo avaliativo;
- Respeito aos princípios e ao conteúdo do Plano de Desenvolvimento Institucional da FGV e da FGV Direito SP.
A CPA FGV Direito SP tem a finalidade de:
- Elaboração e desenvolvimento junto à comunidade acadêmica da FGV e da FGV Direito SP dos processos de autoavaliação institucional;
- Confrontação dos resultados da autoavaliação com o Plano de Desenvolvimento Institucional da FGV e da FGV Direito SP;
- Indicação aos órgãos gestores da FGV e da FGV Direito SP dos procedimentos e das medidas necessárias para revisão e atualização dos projetos institucionais.
Atualmente, compõe a CPA FGV Direito SP:
Lucas Silva de Freitas Busnardo
Representante do corpo discente do curso de Graduação
Lucas Bazo Sakalauskas
Representante do corpo discente do Programa de pós-graduação Lato Sensu (FGV LAW)
Anna Caroline Nunes Cortellini
Representante do corpo discente do Programa de pós-graduação Stricto Sensu Acadêmico
Stéphany Nogueira Brito
Representante do corpo discente do Programa de pós-graduação Stricto Sensu Profissional
Juliana Bonacorsi de Palma
Representante do corpo docente
Roberto Baptista Dias da Silva
Presidente da CPA FGV Direito SP
Representante do corpo gestor
Eliana Pereira de Oliveira do Rego
Representante do corpo técnico-administrativo
Marcos Roberto Fuchs
Representante da sociedade civil organizada
Corpo Técnico diretamente envolvido com a autoavaliação:
Karina Rodrigues Camargo Brazil
Rosana Fernandes
Relato de Avaliação Institucional
Resultados: ações com base na análise
As avaliações e ações são previstas a partir da análise dos dados e das informações, visando à melhoria das atividades acadêmicas e de gestão da instituição. Clique aqui para ver o resumo das avaliações e ações de maiores impactos geradas a partir de afirmações e análises realizadas nos processos avaliativos FGV Direito SP.
Ouvidoria Acadêmica
A Ouvidoria Educacional FGV tem os seguintes objetivos:
- Estabelecer canais de comunicação, de forma aberta, transparente e objetiva, com alunos e professores das academias e do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE);
- Agir com transparência, integridade e respeito, atuando com precisão e agilidade;
- Atender os Instrumentos de Avaliação do MEC;
- Receber, analisar e encaminhar as manifestações de alunos e professores aos setores responsáveis;
- Acompanhar as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo os interessados informados, assegurando a independência no exercício de suas atribuições;
- Atuar como agente indicador às escolas e ao Instituto de Desenvolvimento Educacional envolvidos nas demandas para aprimoramento dos processos internos, quando necessário e para sugestão de melhorias,
- Ser um órgão único, subordinado à Pró-Reitoria da FGV, acompanhando os aspectos acadêmicos;
- Responder, com clareza, as manifestações dos usuários, no menor prazo possível, assegurando a confidencialidade e o sigilo no atendimento.
O ouvidor, nomeado através da Portaria FGV 09-2012, é o professor Antonio de Araujo Freitas Junior.
Documentos Institucionais
Em consonância com o estabelecido nos §§ 1º e 2º artigo 99 da Portaria 23-2017, republicada em 03/09/2018, a FGV Direito SP disponibiliza nesta página eletrônica os documentos listados abaixo.
Ato autorizativo expedido pelo MEC
Ato autorizativo expedido pelo MEC, com a data de publicação no Diário Oficial da União
Dirigentes e Coordenadores
Dirigentes da instituição e coordenador de curso efetivamente em exercício
Corpo Docente
Relação dos professores que integram o corpo docente do curso, com a respectiva formação, titulação e regime de trabalho
Matriz curricular
Matriz curricular de todos os períodos do curso
Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC
Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC
Encargos Financeiros
Valor corrente dos encargos financeiros a serem assumidos pelos alunos, incluindo mensalidades, taxas de matrícula e respectivos reajustes e todos os ônus incidentes sobre a atividade educacional
Projeto Pedagógico do Curso
Conjunto de normas que regem a vida acadêmica
Conjunto de normas que regem a vida acadêmica, incluídos o Estatuto ou Regimento que instruíram os pedidos de ato autorizativo junto ao MEC.
Regimento interno da FGV Direito SP
Regulamentos dos programas
Requisitos e critérios de avaliação
Biblioteca
Descrição da biblioteca quanto ao seu acervo de livros e periódicos, relacionada à área do curso, política de atualização e informatização, área física disponível e formas de acesso e utilização
Infraestrutura
Descrição da infraestrutura física destinada ao curso, incluindo laboratórios, equipamentos instalados, infraestrutura de informática e redes de informação
Endereço e Contato
CPA FGV Direito SP
Rua Dr. Plínio Barreto, 365, Bela Vista, 12º andar
01313-020, São Paulo, SP
CPA
Receba informações da CPA