Eventos

10 Dez 2021

Direitos Humanos: carreiras, desafios e possibilidades

Data

10/12/2021

Horário

10:00 até 12:00

Local

Canal da FGV no YouTube

Telefone

11 3799 2226
Sobre o Evento

Direitos Humanos: carreiras, desafios e possibilidades

Comemorado desde o ano de 1950, o Dia Internacional dos Direitos Humanos celebra a oficialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorreu em 10 de dezembro de 1948. Essa Declaração marcou o primeiro acordo dos países no pós-guerra mundial acerca da dignidade inerente a todos os seres humanos independentemente de cor, raça, religião, orientação política ou sexual. Por isso, além de comemorativa, a data nos lembra da necessidade constante de fortalecimento e luta pela garantia de que todos tenham acesso a direitos civis, políticos, sociais, culturais, ambientais e sociais.

Nessa data, a FGV, por meio do Coletivo de Estudos em Direitos Humanos (CEDH), convida a todos para o evento “Direitos Humanos: carreiras, desafios e possibilidades”. O evento busca consolidar um espaço de reflexão e troca de experiências sobre a carreira em direitos humanos, ampliando a percepção de alunos das mais diversas áreas do conhecimento sobre as possibilidades de atuação na área e os desafios que enfrentarão como futuras e futuros defensores dos Direitos Humanos. Neste sentido, mais do que uma oportunidade de intercâmbio de experiências com personalidades e organizações relevantes da área, o evento também prestigia o trabalho dos defensores de direitos humanos no Brasil por meio do reconhecimento de sua importância para a transformação social e efetivação dos direitos da população. 

ASSISTA

 

Programação

Abertura:

Estéfany Monteiro, aluna da Graduação da FGV Direito SP

Palestrantes:

Thiago de Souza Amparo, professor da FGV Direito SP

João Raphael da Silva, pesquisador doutorando na Ulster University em temas de política internacional e terrorismo

Maite Schmitz, funcionária do Itamaraty na Missão do Brasil na ONU em Nova Iorque

Gisele Netto, assistent sênior de campo do escritório da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) em São Paulo

Gabriel Mantelli, advogado e assessor no programa de Defesa dos Direitos Socioambientais (DDSA) na Conectas Direitos Humanos e professor de Direito na Universidade São Judas Tadeu (USJT)