ODR - Métodos online de solução de disputas e ADR em direito do consumidor

A FGV Direito SP convida a todos e a todas para evento que visa discutir ferramentas de desjudicialização de conflitos em massa, assim entendidas as ODR (On line Dispute Resolution) - como exemplificativamente a plataforma Consumidor.gov), assim como as ADR (Alternative Dispute Resolution), tais como a mediação e arbitragem. O evento visa promover as melhores práticas sobre o assunto, bem como ideias inovadoras de enfrentar o dilema da litigância de massa com o respeito aos direitos do consumidor, a participação de acadêmicos e profissionais.

Programação:

Dia 11/02

18h - Abertura do evento e palestra inicial: Aspectos teóricos das ODRs e o caso da Plataforma Consumidor.Gov

Luciano Benetti Timm, professor da FGV Direito SP e Secretario Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça

18h30 - Arbitragem coletiva de consumo?

Ana Nery

19h - Caso TJSP

Fernando Tasso, juiz estadual

19h30 - Caso Mercado Livre

Ricardo Dalmaso

20h - Caso TAM

20h30 – Caso Justto

21h - Debates

Mediação: Daniela Gabbay, professora da FGV Direito SP

Dia 12/02

18h30 - Case management e gestão dos processos

Marcus Onodera, juiz estadual

19h15 - Mediação e plataformas digitais de negociação

Daniel Arbix e Diego Faleck

20h – Ouvidorias são alternativa?

Carina de Castro Quirino

20h30 - A revolução das Law Techs

Bruno Feigelson

21h - Debates