O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP convida a todas e todos para o evento “Ensino Híbrido: uma tendência do ensino superior?”. O encontro, que ocorrerá em formato híbrido, integra a programação de encerramento do Workshop “Ensino Híbrido: o futuro que queremos?”, que tem o objetivo de construir, de forma coletiva, uma reflexão sobre a incorporação do modelo de ensino híbrido à realidade das instituições de ensino superior brasileiras.
No evento serão debatidos estratégias e boas práticas para utilização do ensino híbrido, bem como suas potencialidades e limitações, contando com a contribuição das reflexões de docentes de todo o país participantes do workshop e de convidados que dialogarão sobre a aplicação e gestão desse modelo.
As iniciativas fazem parte do projeto de pesquisa “Futuro do Ensino Superior Pós-Covid”, iniciado em 2021, que busca auxiliar o posicionamento da FGV Direito SP na vanguarda do ensino superior pós-Covid, identificando métodos, tecnologias e infraestrutura adotadas por instituições educacionais inovadoras em âmbito nacional e internacional e diagnosticar tendências para o futuro do ensino superior, levando em consideração o intenso processo de digitalização que acompanhou a pandemia e a busca por um ensino que continue significativo, alinhado à metodologia da Escola e consciente das peculiaridades brasileiras e o papel do país no Sul global.
14h – Boas vindas
14h20 – Boas práticas e estratégias para o ensino híbrido: apresentação dos resultados do workshop
15h – Coffee Break
15h30 – Painel: Potencialidades e limites para institucionalização do ensino híbrido
Mediação: CEPI FGV Direito SP
Palestrantes:
Caio Gracco Pinheiro Dias - Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP-USP)
Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (2007), professor doutor do Departamento de Direito Público (área de Direito internacional) da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP-USP), onde exerce a função de tutor do Grupo PET da Unidade, além da Presidência da Comissão de Pesquisa. Docente desde 2000, sua docência tem ênfase nas áreas de Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado, Teoria Geral do Direito e de Relações Internacionais. Nos últimos anos, tem se dedicado aos temas da metodologia de ensino do Direito e da formação de docentes para o ensino do Direito, ministrando a disciplina de formação docente no Programa de Pós-Graduação em Direito da FDRP e coordenando um grupo de estudos sobre esse tema, que congrega docentes de todas as regiões do Brasil.
Marcia de Medeiros Aguiar - Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE FGV)
Doutoranda em Políticas Públicas pela UERJ, possui mestrado em Tecnologia pelo CEFET/RJ e MBA em Gestão Universitária pelo Centro Universitário Carioca. Atualmente, é gerente da área de assessoria educacional da Diretoria de Gestão Acadêmica do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) na FGV e professora dos cursos de Gestão Tecnológica em Avaliação e de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Cesgranrio. É membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional. Já exerceu a função de avaliadora do Inep/MEC para avaliação qualitativa dos polos da UAB, além de já ter exercido a função de tutora e de coordenadora de tutoria. Atuou ainda como coordenadora de pós-graduação, coordenadora de EAD, gerente de projetos corporativos e desenhista instrucional. Atua, principalmente, nas seguintes áreas com artigos publicados: EAD, Tecnologia Educacional e Gestão do Conhecimento.
Ana Valéria Reis – GT de Ensino Híbrido do Consórcio STHEM Brasil
Doutoranda na Universidade de Coimbra, Portugal, no Centro de Estudos Interdisciplinares, mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté – SP e graduada em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa e Língua Espanhola. Tem experiência como pró-reitora de Ensino, Aprendizagem e Inovação no Centro Universitário de Valença, RJ, UNIFAA, diretora geral na Faculdade Serra Dourada, em Lorena, SP, e coordenadora do Laboratório de Inovação Acadêmica do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena, SP. Tem 35 anos de docência, sendo 28 com o ensino médio e 20 com o ensino superior. Compõe o GT de Ensino Híbrido do Consórcio Sthem Brasil. Atua na formação de professores, competência docente e suas dimensões, com experiência nacional e internacional, e realiza experiências práticas na área de metodologias ativas, aprendizagem ativa e avaliação processual. Presta consultoria com palestras, workshops e oficinas com foco na formação docente, metodologias ativas, sala de aula invertida, ensino híbrido e avaliação.
16h15 - Debate e intervenções do público