Eventos

15Dez2022

Ética, Regulação e Tecnologias Emergentes no Brasil: experiências e boas práticas

Data

15/12/2022

Horário

09:00 até 11:00

Local

FGV Direito SP e Zoom
Sobre o Evento

O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP convida a todas e todos para uma discussão sobre ética e regulação para tecnologias emergentes no Brasil, que contará com a presença de duas importantes convidadas de grandes escritórios de advocacia. O evento faz parte da chamada PIT-UN Technologist Code of Ethics, conduzida pela rede Public Interest Technology, e tem como objetivo registrar as percepções brasileiras para um projeto de código global de ética em tecnologia. Todas as contribuições serão enviadas em um relatório internacional para a rede, que reúne as maiores universidades americanas na área de tecnologia. O evento contará com participação on-line por meio da plataforma Zoom.

Programação

9h - 9h30 - Welcome Coffee

9h30 - 11h - Mesa de debates Ética, Regulação e Tecnologias Emergentes no Brasil: Experiências e Boas Práticas.

Abertura

Guilherme Klafke (FGV Direito SP)

Keynote Speaker

Luiza Sato (Sócia no TozziniFreire)

Nuria Lopez (Head de Tecnologia, Privacidade e Proteção de Dados na Daniel Advogados)

 

Bios dos palestrantes:

Guilherme Forma Klafke é Professor do programa de pós-graduação lato sensu da FGV Direito SP (FGV LAW). Gestor e líder de projetos no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da mesma instituição (CEPI FGV Direito SP). Doutor (2019) e Mestre (2015) em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo.

Luiza Sato é sócia do escritório TozziniFreire Advogados em São Paulo, com reconhecida experiência nas áreas de Proteção de Dados, Direito Digital e Propriedade Intelectual. É graduada na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), com pós-graduação em Propriedade Intelectual na GVLaw e possui LL.M em Direito e Tecnologia pela Universidade da Califórnia - UC Berkeley. Pelo ranking internacional Leaders League de 2020, Luiza foi a advogada mais votada, por clientes e colegas, como estrela em ascensão da área de Proteção de Dados no Brasil. Em 2021, a Legal500 elegeu Luiza como next generation partner e, em 2022, uma das 500 advogadas recomendadas no mundo na área de Proteção de Dados pela WWL Global. Atua hoje principalmente em projetos de adequação e transações envolvendo proteção de dados e consultoria em direito digital e direitos de propriedade intelectual.

Nuria Lopez é Head de Tecnologia, Privacidade e Proteção de Dados da Daniel Advogados. Doutora em Teoria e Filosofia do Direito pela PUC-SP. Professora na pós-graduação de Direito Digital da Universidade Mackenzie. Pesquisadora da Ethics4AI. Co-founder da Technoethics.