Eventos

24 Jun 2022

Lançamento do livro “Contribuição das Ciências Humanas e Sociais para a (re)construção da dignidade da pessoa humana”, em homenagem ao padre Julio Lancellotti

Data

24/06/2022

Horário

17:00 até 19:30

Local

FGV Direito SP - Rua Rocha, 233, 2º subsolo
Sobre o Evento

A FGV Direito SP realiza evento de lançamento do livro Contribuições das Ciências Humanas e Sociais para a (re)construção da dignidade da pessoa humana, coletânea de textos organizado por Eliana dos Santos Alves Nogueira, Gabriela Marcassa Thomaz de Aquino e João Batista Martins César, que articula uma discussão crucial de nosso tempo e de nossa sociedade: a defesa da dignidade humana.

A obra considera os problemas atuais e subjacentes às desigualdades sociais, de classe, étnico-racial, de gênero e regional tão amplamente reatualizados pela pandemia da Covid-19 e pelo aprofundamento das medidas neoliberais no país, acompanhados do ataque à democracia e da ampliação da militarização do Estado. Problemas que já existiam, mas que ganharam novos componentes capazes de produzir um significativo salto nas taxas de desemprego, de pessoas em situação de rua, da violência contra mulher, do trabalho infantil ou de crianças e adolescentes perambulando pelos faróis e esquinas das cidades à espera de um trocado, a fome é um espectro que anuncia a miséria e ganha novas dimensões no contexto pandêmico, entre outras expressões da questão social. Situações que, infelizmente, vem sendo naturalizadas pelos comportamentos individualistas e egoístas nutridos, especialmente, pela política neoliberal, do “salve-se quem puder”, justificado pela meritocracia e autoritarismo.

 

Este evento será realizado de forma presencial. Será solicitado comprovante vacinal contra a Covid-19 para ingresso na FGV Direito SP e a presença nas dependências da escola requer uso de máscara.

Programação

17h30 – Boas-vindas

Eliana dos Santos Alves Nogueira

Gabriela Marcassa Thomaz de Aquino

João Batista Martins César

17h40 - Mesa redonda: Diálogo sobre a Dignidade da Pessoa Humana

Ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho

Padre Júlio Lancellotti

Mediação:

Olivia Pasqualeto, professora da FGV Direito SP

18h30 - Participação dos autores presentes

19h - Sessão de autógrafos e fotos