Eventos

23 Jun 2022

Tributação e Desenvolvimento nos 10 anos do Mestrado da FGV Direito SP

Data

23/06/2022

Horário

18:00 até 20:00

Local

Canal da FGV no YouTube
Sobre o Evento

O Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) da FGV Direito SP convida todas e todos para evento destinado à apresentação da produção acadêmica dos últimos 10 anos no âmbito do Mestrado e Doutorado Acadêmico da FGV Direito SP especificamente voltada às discussões sobre tributação e desenvolvimento.

Coordenadores do Núcleo de Estudos Fiscais (NEF):

Eurico Santi, professor da FGV Direito SP

Isaías Coelho, professor da FGV Direito SP

ASSISTA
 

Programação

Abertura

Isaías Coelho, coordenador e pesquisador sênior do Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) e professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola de Direito de São Paulo (FGV LAW) da FGV Direito SP. Consultor internacional em política e administração tributária. Foi professor adjunto da Universidade de Brasília, secretário adjunto da Secretaria da Receita Federal (área de tributação do mercado de capitais) e chefe das divisões de administração e política tributária do Fundo Monetário Internacional. É formado em economia pela Universidade Católica de Campinas e tem mestrado em teoria econômica pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em economia (Ph.D.) pela Universidade de Rochester.

Apresentação

Laura Romano Campedelli, doutoranda (2020 - previsto 2024) e mestra (2016) pelo programa de Mestrado Acadêmico da FGV Direito SP. Bacharel em Direito pela FGV Direito SP (2013). Foi pesquisadora bolsista pela Capes nos anos de 2015 e 2016. Entre os anos de 2017 e 2019 atuou em grandes bancas de advocacia em São Paulo. Foi sócia do escritório Eurico Santi Estudos, Pareceres e Análise do Direito (2019 a 2021). Atualmente é pesquisadora de doutorado do Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) da FGV Direito SP e responsável executiva pelo Projeto Transparência e Cidadania Fiscal no Século XXI. Advogada em São Paulo.

Palestrantes

Bruno Nepomuceno, mestre em Direito e Desenvolvimento pelo programa de Mestrado Acadêmico da FGV Direito SP (2015/2017) com período sanduíche na Fordham University School of Law (2016). Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2011), com extensão na Università Degli Studi di Roma Tor Vergata (2009/2010) e Pós-Graduação Lato Sensu (FGV LAW) em Direito Tributário. Foi pesquisador do Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) da FGV Direito SP. Advogado.

Dalton Hirata, mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP. LLM International Taxation Leiden University. Head de Corporate Tax Governance and M&A na RHI Magnesita.

Daniel Leib Zugman, mestre pela FGV e Graduado pela UFPR. Professor de Direito Tributário nos cursos de pós-graduação da FGV, Insper e Ibmec. Pesquisador do Núcleo de Tributação do Insper. Advogado tributarista em São Paulo.

Frederico Silva Bastos, mestre pela FGV Direito SP. Advogado e professor do FGV LAW, do IBMEC e do Insper. Coordenador do núcleo de pesquisa em transações tributárias do Insper. Membro da Society of Trust and Estate Practitioners e do Grupo de Estudos de Políticas Tributárias da FGV. Foi pesquisador do Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) da FGV.

Lina Braga Santin Cooke, mestre em Direito Tributário FGV Direito SP, LLM - Master of Laws em Direito Tributário pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), graduada na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora executiva do Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) da FGV Direito SP, colaboradora do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), diretora de projetos do Movimento de Defesa da Advocacia (MDA), secretária executiva da Comissão de Direito Tributário do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), membro consultora da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB (CEDT/CF/OAB) e relatora da Sexta Turma Disciplinar do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/SP. Advogada.

Roberto Codorniz Leite Pereira, professor colaborador do Mestrado Profissional em Direito Tributário Internacional e Desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Direito Tributário. Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Tributário Internacional (International Tax Law) pela Wirtschaftsuniversität Wien e em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP. Advogado.

Valter Pedrosa, mestre em Direito Tributário pela FGV Direito SP, especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributário (IBET), graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi conselheiro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Fiesp por 8 anos e atual conselheiro do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF). Advogado.

Encerramento

José Garcez Ghirardi, professor associado e tempo integral da FGV Direito SP (Graduação, Mestrado e Doutorado). Pós-doutorado no Collège de France (2017), Chaire État Social et mondialisation, com bolsa Fapesp, e na Unicamp (2004). Mestre e Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1995 e 1998). Advogado formado pela Universidade de São Paulo (1985). Foi membro, por dois mandatos, da Diretoria da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi), tendo também atuado como membro da Comissão de Especialistas da Secretaria de Educação Superior do MEC para a área de Direito. Coordenador do projeto Capes-Print/FGV O Direito na Era Digital. Coordenador do Observatório do Ensino do Direito da FGV Direito SP e membro do Conselho Acadêmico do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP.

 

Patrocínio:

Patrocinadores NEF 2022