Em março de 2020, diante do aumento do número de casos de Covid-19 no Brasil, especialmente em São Paulo, e da confirmação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o mundo enfrentava uma pandemia global, a FGV Direito SP suspendeu as aulas da Graduação e da Pós-Graduação Stricto Sensu entre os dias 16 e 21 de março e da Pós-Graduação Lato Sensu entre os dias 13 e 28 de março. Durante este período, os professores dos programas de ensino da escola passaram por um período de treinamento e capacitação para que pudessem adequar seus cursos e metodologias de ensino ao ambiente virtual, a fim de reduzir riscos de contaminação da comunidade acadêmica.
No início de abril, toda a FGV Direito SP já estava operando de modo virtual, com aulas síncronas pelo Zoom seguindo o mesmo calendário acadêmico programado para o ano letivo. Da mesma forma, todas as demais atividades da escola – pesquisas, eventos, processos seletivos – foram convertidos para o meio virtual. Ao longo dos meses seguintes, diversas adaptações foram feitas para que os alunos da escola pudessem ter o mesmo ensino de excelência que experimentam no meio presencial, sempre com o intuito de aperfeiçoar as técnicas utilizadas e incluir aprendizados importantes obtidos durante os primeiros meses de ensino online.
Desde o início da pandemia, a FGV Direito SP também realizou uma série de eventos com o objetivo de debater o impacto da crise no Direito e no ensino do Direito. Conheça abaixo algumas iniciativas da FGV Direito SP durante a pandemia.
Guia Ensino Participativo Online: recomendações para o contexto atual
Ao fim do primeiro semestre letivo de 2020, o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP produziu o guia Ensino Participativo Online: recomendações para o contexto atual. Trata-se de um documento que reúne orientações para o ensino online, resultantes da experiência da FGV Direito SP ao longo dos meses anteriores. O objetivo do guia é auxiliar e inspirar professores a desenvolver novas possibilidades de aprendizagem, considerando as particularidades do contexto atual e questões pedagógicas relevantes. Ele contém orientações relacionadas a três aspectos essenciais para a elaboração de programas de curso, seus principais desafios e como enfrentá-los, além de exemplos de dinâmicas para encontros síncronos, ferramentas tecnológicas gratuitas, atividades assíncronas e formatos de avaliação, que podem contribuir para o desenvolvimento de um ensino jurídico participativo e inovador, tanto no momento atual quanto no futuro.
No fim do primeiro semestre letivo de 2021, o CEPI lançou a segunda edição do guia, Ensino Participativo Online: Fundamentos, Métodos e Ferramentas, publicação destinada a compartilhar experiências e metodologias utilizadas na atividade docente para auxiliar professores em seus cursos no ambiente virtual após mais de um ano de ensino 100% online. A segunda edição engloba uma série de dificuldades verificadas no ensino online após meses de experiência, entre elas o cansaço da tela, as desigualdades de acesso à internet, a falta do convívio presencial e a sobrecarga de trabalho.
Os guias Ensino Participativo Online estão disponíveis para download, cópia e distribuição para fins não comerciais e podem ser reproduzidos parcialmente desde que sem alterações e com a citação da fonte.
Os documentos são bens públicos produzidos pela FGV Direito SP e podem ser acessados por professores e instituições de ensino de todo o país.
Curso de curta duração Ensino Participativo em Plataformas Virtuais
Oferecido pelo FGV LAW, o curso “Ensino Participativo em Plataformas Virtuais” busca oferecer um bem público para o ensino jurídico, difundindo a reflexão sobre métodos e técnicas de ensino e a construção de abordagens diversas em disciplinas jurídicas em ambientes virtuais que sejam oferecidas não só na FGV Direito SP, mas também em outras instituições de ensino superior no país. O curso tem foco em formas participativas de ensino em plataformas online, isto é, propostas de ensino e processos de aprendizagem que pressupõem a participação de alunas e alunos como protagonistas na construção do conhecimento desenvolvido dentro e fora de sala de aula. O objetivo é promover o aprimoramento da formação de docentes na área jurídica e criar uma rede de professoras e professores engajados na mudança da sua prática pedagógica.
Fique atento à agenda de Cursos de Curta Duração do FGV LAW.
Disciplinas gratuitas do Mestrado e Doutorado Acadêmico
Diante do cenário de crise e pandemia, a FGV Direito SP decidiu abrir vagas gratuitas para alguns dos cursos do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento ao público externo, a fim de ampliar o acesso ao conhecimento e à reflexão sobre os desafios do Direito na sociedade contemporânea.
Os cursos foram abertos no segundo semestre de 2020 e no primeiro semestre de 2021.
Fique atento às notícias da FGV Direito SP e veja as oportunidades disponíveis.
Eventos sobre ensino virtual
Ao longo dos últimos meses a FGV Direito SP realizou uma série de eventos online para debater o ensino durante a crise da pandemia.
Veja abaixo os eventos realizados e acesse os vídeos.
Ensino Jurídico Participativo Online: o que aprendemos e o que está por vir
Educação: Reconstruindo caminhos, aprendendo com as adversidades
Ensino jurídico online: propostas para o uso de metodologias ativas e inclusivas
Ciclo de debates: O que a crise ensinou para a educação jurídica?
Série Diálogos sobre Ensino Participativo Virtual
- Negociação e mediação: como refletir e desenvolver habilidades no ambiente virtual?
- O que estamos fazendo no ensino online? Aprendizagem baseada em projetos e multidisciplinaridade
- Direito Público, inovação e tecnologia: desafios dentro e fora da sala de aula online
- Atendimento em clínicas e projetos de extensão: o que mudou?
Série de eventos Direito e a Crise do Coronavírus
Realizada pela FGV Direito SP em parceria com a FGV Direito Rio, a série “Direito e a Crise do Coronavírus - A contribuição do sistema jurídico para o enfrentamento da pandemia e a superação de seus efeitos econômicos e sociais” foi idealizada para debater as questões jurídicas relacionadas à pandemia da Covid-19. O objetivo da série é colaborar com o debate sobre a conjuntura atual marcada pela crise do coronavírus, especialmente do ponto de vista jurídico. Dividido em dois blocos – emergencial e recuperação econômica –, o projeto buscou realizar, semanalmente, debates com convidados especialistas nos assuntos, incluindo professores de ambas as escolas e convidados externos.