Graduação

A Fundação Getulio Vargas acredita que a formação de novos bacharéis demanda um projeto de curso que ultrapasse a repetição dos modelos vigentes que pautaram a formação em Direito até então, com ênfase em metodologias ativas de ensino. Somente um modelo inovador gera profissionais dinâmicos, com perfil empreendedor, com conhecimento e desenvoltura não só nas diversas áreas do Direito, mas também em Economia, Finanças, Contabilidade, Administração e Políticas Públicas, entre outros campos nos quais a FGV se destaca no cenário acadêmico e profissional brasileiros.

Além da aptidão para exercer a advocacia na sua concepção tradicional e enfrentar um mercado de trabalho extremamente competitivo, esse novo profissional deve tornar-se um formador das políticas públicas de que o país tanto precisa. Para formar um novo profissional do Direito, o projeto de criação da FGV Direito SP é considerado inovador por definição. Mais do que reformar o modelo de ensino existente, a FGV Direito SP consolida-se como alternativa de conteúdo e forma ao currículo tradicional.

Abaixo, saiba mais sobre as diferentes oportunidades oferecidas pela FGV Direito SP.

 

Acesse o Catálogo da Graduação

Assista ao debate O futuro do Direito, do ensino e das profissões jurídicas

Assista a Aula Experimental Direito e Inteligência Artificial, ministrada no âmbito do Projeto Aulas Abertas, destinado a estudantes de ensino médio

Assista ao evento de Boas-Vindas FGV Direito SP 2021

 

GRADE CURRICULAR

Acesse AQUI a grade curricular da FGV Direito SP

EXAME DA OAB

Clique AQUI e saiba mais sobre o desempenho dos alunos da FGV Direito SP no Exame de Ordem

BOLSAS DE ESTUDO DISPONÍVEIS

A Fundação Getulio Vargas e a FGV Direito SP estabeleceram diversos programas de bolsas de estudos que têm por objetivo a qualificação de seu corpo discente, bem como a criação de oportunidades para que a condição social e financeira do aluno não constitua um empecilho para sua permanência na instituição.

Mais informações sobre o Programa de Bolsas podem ser obtidas no Fundo de Bolsas SRA – Secretaria de Registros Acadêmicos, pelo e-mail fundodebolsas.srasp@fgv.br ou pelos telefones (11) 3799-3657 / 3695 / 7786.

Clique AQUI para conhecer as modalidades de bolsas de estudo disponíveis.

DUPLA GRADUAÇÃO

O Programa de Dupla Graduação permite que alunos da FGV Direito SP possam obter também o diploma em Administração de Empresas ou Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da FGV, ou em Economia pela Escola de Economia de São Paulo (EESP) da FGV, sem precisar se submeter a um novo vestibular, conquistando dois diplomas em tempo reduzido.

Se um aluno do Direito optar pela dupla graduação no sétimo semestre, por exemplo, poderá concluir as duas faculdades em aproximadamente sete anos e meio.

Seja na Administração ou na Economia, a Dupla Graduação em conjunto com o curso de Direito permite a complementaridade de estudos em duas profissões que compõem uma grande área de conhecimento, o que dará ao profissional diplomado uma qualificação de destaque, ampliando a sua competitividade no mercado.

PROJETOS MULTIDISCIPLINARES

Os Projetos Multidisciplinares são disciplinas baseadas em projetos sobre temas complexos que resultam em propostas de intervenção real produzidas por alunos sob a supervisão de dois professores de diferentes áreas do Direito.

Veja abaixo os projetos já realizados ou em realização na escola:

2021

ESG – Environmental, Social e Governance
Professores(as):
José Garcez
Viviane Muller Prado

Loteria Judicial: uma crise sem precedentes
Professores(as):
Rubens Glezer
Vivianne Ferreira

Os dilemas jurídicos da pessoa biônica
Professores(as):
Marina Feferbaum
Roberto Dias

Proteção de dados e segurança pública
Professoras:
Eloisa Machado
Heloisa Estellita

2020

Deslocamentos humanos transnacionais em crises socioambientais
Professores(as):
Michelle Ratton
Thiago Amparo

Construindo famílias: Revertendo os desencontros da adoção no Brasil
Professores(as):
Rubens Glezer
Vivianne Ferreira

Regulação de Criptoativos
Professoras:
Heloisa Estellita
Viviane Muller

Cidades inteligentes: desafios regulatórios, direitos humanos e tecnológicos
Professores(as):
Alexandre Pacheco
Marina Feferbaum

2019

Como elaborar e estruturar o estatuto da moderna Administração Tributária do Século XXI, responsiva, transparente e cidadã?
Professores:
Fernando Marcato
Eurico Santi

Quem policia a polícia? Aspectos jurídicos da atuação policial e o Estado de Direito
Professores:
Thiago Amparo
Maria Cecília de Araújo Asperti

Estratégias de reparação e remediação das violações de Direitos Humanos: a instalação e operação de Belo Monte
Professores:
André Corrêa
Flávia Scabin

Muito além do brincar: internet e regulação no desenvolvimento de crianças e adolescentes
Professores:
Alexandre Pacheco
Marina Feferbaum

CLÍNICAS DE PRÁTICA JURÍDICA

As Clínicas de Prática Jurídica compõem o currículo obrigatório da graduação da FGV Direito SP e são oferecidas no sétimo e oitavo semestres do curso. Nas clínicas, alunas e alunos se aprofundam na prática profissional em diferentes áreas de atuação enquanto desenvolvem habilidades práticas como negociar e formular estratégias, lidar com questões éticas, trabalhar em equipe e elaborar documentos jurídicos.

Saiba mais sobre as Clínicas de Prática Jurídica AQUI.

SEMANAS DE IMERSÃO

As Semanas de Imersão são disciplinas intensivas que propõem uma imersão completa em determinada questão contemporânea, incluindo visitas a campo, interações com atores envolvidos e produção de material relevante relacionado ao tema.

Veja abaixo as semanas de imersão já realizadas pela escola.

2020/2

Teoria do Direito Privado
Professor: Osny da Silva Filho

Cidadania Fiscal: Tributação, Igualdade e Design Jurídico
Professor: Eurico de Santi

A Transformação Necessária: Proposta para um Ensino em um Futuro Incerto
Professores(as): Marina Feferbaum e Alexandre Pacheco

Imersão no Programa Mineiro de Parceria e Concessões
Professor: Fernando Marcato

2020/1

Conservadorismo, Progressismo e Direito
Professor: Thiago Amparo

Tribunais Internacionais
Professor: Salem Hikmat Nasser

Reforma Tributária e PEC 45
Professor: Eurico Santi

2019/2

Incita: Liderando Mudanças Positivas em Biotecnologia
Professora: Marina Feferbaum

Direito e Políticas Públicas na Prática: Uma Semana nos Poderes Legislativo e Executivo
Professor: Thiago Amparo

Processo Constitucional, Direitos Humanos e STF
Professora: Eloisa Machado

2019/1

Regulando Crimes e Discursos de Ódio: Prática e Desafios Jurídicos
Professor: Thiago Amparo

Inovação e Regulação Educacional no Brasil
Professores(as): Alexandre Pacheco e Marina Feferbaum

2018/2

Desafio FINCH: O futuro é agora
Professores(as): Alexandre Pacheco e Marina Feferbaum

Cinema, Direitos Humanos e Advocacy Direito
Professor: Thiago Amparo

2018/1

Indivíduo acima do Estado? Estratégias Não Jurídicas para Garantia de Direitos
Professor: Fernando Marcato

Agenda 2030: Admirável Mundo Novo?
Professora: Marina Feferbaum

Mudança do Clima e Responsabilidade das Instituições Financeiras: Estabelecendo Parâmetros para o BNDES
Professora: Flávia Scabin

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares são exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais e devem ser realizadas em caráter obrigatório pelos alunos na integralização de seu currículo de graduação. São atividades que enriquecem e complementam o perfil do formando, possibilitando a avaliação de suas habilidades, conhecimentos e competências, inclusive adquiridas fora do ambiente acadêmico. Incluem a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.

A FGV Direito SP entende que as atividades complementares proporcionam um espaço para a promoção e realização de atividades de extensão e de responsabilidades social, buscando desenvolver atividades que provoquem nos alunos uma reflexão jurídica sobre questões de sustentabilidade e responsabilidade ambiental e social em caráter contínuo e permanente. Essas atividades podem ser incorporadas nos programas de ensino e nas agendas de pesquisa da escola ou ocorrer por meio de parcerias com instituições envolvidas com temas relacionados a responsabilidade social e ambiental de empresas e ao desenvolvimento sustentável.

Acesse AQUI para conhecer mais sobre atividades complementares.

EXTENSÃO

A FGV Direito SP estabelece como um de seus objetivos primordiais, desde a sua fundação, a prestação de serviços especializados à comunidade, a fim de manter relações de reciprocidade como fonte de atualização de seu magistério e de suas pesquisas. Desta forma, a FGV Direito SP entende a natureza integradora e indissociável da extensão frente ao ensino e à pesquisa, pois busca levar conteúdos trabalhados em disciplinas e produzidos no âmbito de suas pesquisas à comunidade, seja ela local, regional, nacional ou internacional. Reciprocamente, a extensão busca compreender as demandas da comunidade relacionadas às competências acadêmicas da instituição de ensino a fim de estabelecer vias concretas para o diálogo universidade-sociedade, permitindo não só a democratização do conhecimento, mas, também, uma produção acadêmica e cultural baseada na realidade social, econômica, política e cultural.

Na FGV Direito SP, as atividades de extensão são propostas nas modalidades de projetos permanentes ou atividades de extensão independentes.

Acesse AQUI para conhecer mais sobre os projetos de extensão da escola.

FEIRA DE ESTÁGIOS

A FGV Direito SP, por meio da Coordenadoria de Prática Jurídica e Atividades Complementares, organiza anualmente a Feira de Estágios FGV Direito SP. Este processo seletivo de estagiários foi pensado a partir do modelo de job fair das escolas de Direito norte-americanas, segundo o qual a instituição de ensino encarrega-se mais proximamente da inserção profissional de seus alunos, responsabilizando-se pela aproximação entre empregadores e estudantes.

A Feira de Estágios da FGV Direito SP é voltada aos alunos que terminaram a primeira etapa do curso de graduação, de dedicação integral. Esse processo não visa somente à colocação profissional dos alunos, mas procura capacitá-los ao primeiro contato com o mercado de trabalho, proporcionando ainda a aproximação com diversos escritórios, empresas, instituições financeiras e organizações não-governamentais para que eles conheçam os diferentes perfis de atuação que poderão seguir e submetendo-os a simulações de entrevistas e orientações sobre currículos e etiqueta no trabalho.

Clique AQUI e saiba mais sobre a Feira de Estágios.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A FGV Direito SP tem constante preocupação com a colocação profissional de seus alunos e egressos e por isso conta com uma equipe para auxiliá-los em sua primeira exposição ao mercado de trabalho. Além da divulgação de vagas selecionadas de estágio em escritórios de advocacia de todos os portes, órgãos públicos, empresas, instituições financeiras e ONGs, a Coordenadoria de Prática Jurídica e Atividades Complementares promove mecanismos de orientação profissional individuais, como plantões de aconselhamento, revisão de currículo e entrevistas simuladas, e coletivos como o Ciclo de Orientação Profissional.

Clique AQUI e saiba mais sobre a orientação profissional

TUTORIA

Como parte das políticas institucionais de apoio ao discente, o programa de tutoria da FGV Direito SP constitui-se por uma rede de atores (Coordenadoria de Graduação, Secretaria de Graduação e Coordenadoria de Prática Jurídica e Atividades Complementares) cuja linha de frente é um docente designado para os alunos com o intuito de auxiliá-los em questões que envolvam a vida acadêmica e a futura carreira. Sua função é identificar as necessidades do aluno e, a partir dessas reuniões, encaminhá-lo ao setor responsável pela questão a ser tratada: área de atuação e carreira, orientação nos aspectos formativos gerais e em dúvidas relacionadas à matrícula. Também cabe ao docente apoiar o aluno nas dificuldades acadêmicas, supervisionando-o durante o regime excepcional de estudos, discutindo questões junto ao Conselho de Graduação e informando-o sobre o aproveitamento e o desenvolvimento de sua formação.

A tutoria funciona como uma espécie de hub, em que se identificam as questões acadêmicas do aluno para, em seguida, orientá-lo a possíveis encaminhamentos conversando com quem for responsável pelo setor ou atividade relacionada a essas questões.

Mais informações sobre a tutoria podem ser obtidas pelo e-mail tutoria.direitosp@fgv.br.

CONVÊNIOS E INTERCÂMBIOS

Dentre as oportunidades que se apresentam ao longo do curso, destaca-se a opção de participar de programas de intercâmbio acadêmico com outras escolas de Direito ao redor do mundo.

Acesse AQUI a lista completa de instituições parceiras

LABORATÓRIOS

A FGV Direito SP conta com diversos laboratórios de informática bem como uma estrutura de Escritório-Modelo para o exercício da prática jurídica.

Veja AQUI os laboratórios disponíveis.

COMITÊ DE DIVERSIDADE

O Comitê de Diversidade da FGV Direito SP é uma instância consultiva da direção da FGV Direito SP criada em 2017 para promover a diversidade, o pluralismo e a tolerância na comunidade acadêmica. O Comitê conta com cinco membros, escolhidos pela direção, com mandato de um ano, podendo ser renovado por até duas vezes.

 

Funções do Comitê

- Apresentar propostas de políticas ou atividades voltadas a promover a diversidade e o pluralismo no âmbito acadêmico;

- Promover o diálogo com os corpos discente, docente e funcionários, assim como suas respectivas representações, sobre questões relacionadas ao seu âmbito de atuação;

- Receber informações, demandas e eventuais denúncias oriundas de qualquer membro da comunidade acadêmica, bem como apresentar sugestões de encaminhamento a essas demandas;

- Contribuir no diálogo sobre diversidade com as demais unidades da FGV.

 

Quem pode acionar o Comitê

Todos os membros da comunidade acadêmica: professoras/es; alunas/os; funcionárias/os; prestadoras/es de serviços; estagiárias/os; pesquisadoras/es.

Utilize este canal (diversidade.direitosp@fgv.br) para encaminhar suas dúvidas, sugestões ou demandas. Sua identidade será preservada.


Composição do Comitê de Diversidade

Gestão 2020/2021:

Thiago de Souza Amparo (secretário-executivo)
Lorraine Carvalho Silva (pesquisadora)
Deborah Bittar (estagiária 2020)
Ana Narcizo (secretária)

Membros representantes:
Ana Luiza Vidotti (representante discente Mestrado Acadêmico)
Cecilia Barreto (representante dos funcionários até agosto de 2020)
Guilherme Eufrasio Pinheiro (representante discente Graduação)
Juliana Fabbron Marin (representante dos pesquisadores)
Lie Uema do Carmo (representante docente)
Luciana Gross Cunha (representante docente)
Mafoane Odara (integrante externa)
Tatyana Ottoni Augusto (representante dos funcionários)
Vivianne Ferreira (representantes docentes)

Atas do Comitê

2020

Janeiro

Março

Maio

Junho

Agosto

Setembro

Outubro

Relatórios de Atividades

2020

Decisões do Comitê

Acompanhe abaixo as decisões da FGV Direito SP tomadas com base nas recomendações do Comitê de Diversidade:

Avaliações do Curso

O compromisso com a excelência está presente em todas as atividades da FGV Direito SP, para tanto, a avaliação da Escola busca utilizar de diferentes meios de coleta de informações para pautar sua gestão e aprimorar suas atividades.

Avaliação Externa

A FGV Direito SP é visitada por comissões de docentes do Inep/MEC e convidados de instituições parceiras que analisam criteriosamente a Escola e elaboram relatórios avaliativos que são utilizados no aprimoramento institucional. Nas avaliações concluídas do Inep/MEC, com fins de autorização de reconhecimento do curso, a FGV Direito SP obteve nota máxima (5) em todas as dimensões avaliadas.

Autoavaliação Institucional

Através da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), composta por representantes da comunidade acadêmica e da sociedade civil, a FGV Direito SP promove avaliações internas cuidadosas que fundamentam o Planejamento Estratégico Institucional. Conheça os trabalhos da CPA

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é desenvolvido pelo Inep, sob a supervisão do Ministério da Educação, trienalmente para alunos ingressantes e concluintes do curso de Graduação em Direito.

No último Enade voltado a alunos do curso de Graduação em Direito, ocorrido em 2009, a FGV Direito SP obteve conceito máximo (5) tanto no Exame, quanto nos seus desdobramentos, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral dos Cursos (IGC).

Reuniões de acompanhamento com a Coordenadoria de Graduação

A Coordenadoria de Graduação organiza encontros com os alunos de cada uma das turmas, nos quais são debatidas as impressões dos alunos diante de cada disciplina, a Escola e o curso como um todo. Nestes encontros, a Coordenadoria de Graduação debate com os alunos sobre os parâmetros que norteiam o projeto do curso, as impressões sobre o percurso vivenciado e os questionamentos levantados pelo discentes. Após a reunião, os pontos destacados  são tratados prioritariamente pela Coordenadoria junto aos responsáveis no intuito de obter melhorias no menor espaço de tempo possível.

PRÓ-SAÚDE FGV

O programa Pró-Saúde foi criado a fim de oferecer um suporte aos alunos durante seu período de formação, tendo em vista as várias exigências e demandas vividas durante esta etapa de vida. Os desafios são muitos: mudança de cidade, saída da casa dos pais, mudanças na relação com estes, dificuldade em conciliar as atividades da FGV Direito SP ou fora dela, corresponder às exigências acadêmicas, dúvidas e incertezas quanto à entrada no mercado profissional ou, ainda, angústias pessoais por se sentir estrangeiro em quaisquer espaços.

Frente a tais desafios, o programa Pró-Saúde disponibiliza aos alunos o recurso de atendimentos psicológicos individuais (em torno de 6 encontros) com profissionais que atuam fora do espaço da FGV Direito SP, a fim de permitir uma melhor compreensão dos problemas enfrentados e permitir ao jovem buscar encaminhamentos para suas questões.

Atendimento individual

• Os atendimentos são individuais e realizados fora do espaço da FGV Direito SP.
• Todos os atendimentos garantem o sigilo ético sobre o conteúdo singular abordado durante os encontros.
• Aqueles que, a partir do atendimento do Pró-Saúde, tiverem interesse em prosseguir seu processo terapêutico, serão encaminhados para outros profissionais

Contato

Para agendamento, dúvidas e esclarecimentos, entrar em contato com Tiago Corbisier Matheus – pro.saude@fgv.br. Caso haja a demanda de que o primeiro contato seja feito com uma mulher, entre em contato com Camille Gaviolli – pro.saude.mulher@fgv.br. Em caso de urgência, contate Lívio Diniz na coordenação da FGV Direito SP (3799-2278).

PERGUNTAS FREQÜENTES

O que faz o Pró-Saúde?

O Pró-Saúde oferece uma escuta aos conflitos e inquietações do jovem, a fim de permitir que o próprio jovem possa ter maior clareza sobre suas questões e possa, a partir daí, buscar alternativas de encaminhamento.
• É um espaço de escuta, atenta e sigilosa.
• Oferece a possibilidade de discriminar os recursos disponíveis para cada caso.
• É um atendimento de curta duração (em torno de 6 sessões); para um atendimento mais extenso, será oferecido o encaminhamento a outros profissionais.

Qual tipo de problema posso levar ao Pró-Saúde?

Cada um possui suas questões ou angústias particulares, conforme o momento e situação. Portanto, diferentes tipos de problema podem ser motivo suficiente para buscar ajuda:
• Situações de muita angústia e de ameaça de perda de controle – sentimento de inadequação, pânico.
• Exame e estudo do estresse.
• Isolamento – perda, raiva, solidão, tristeza, depressão.
• Dificuldades de relacionamento com família, amigos, colegas – envolvimento, ciúme, abuso.
• Questões familiares – pais, filhos, paternidade, separação e divórcio, saudades de casa.
• Perda de autoconfiança – sentir-se obcecado com falhas, achar que nunca é bom o suficiente, sentir-se julgado.
• Depressão – sentimento de isolamento, de vazio, de tristeza, de desamor. Ideias de suicídio.
• Comportamento destrutivo de repetição. Compulsão alimentar, autoagressão, relações abusivas, álcool e drogas.

O que devo dizer?

Nos atendimentos, é possível dizer tudo o que passar pela cabeça e não importa a forma de expor os problemas.

Posso esperar conselhos?

Conselhos podem parecer, à primeira vista, um alívio frente a um determinado problema. No entanto, pouco ajudam, na medida em que tal estratégia não explora a capacidade de cada jovem para construir suas próprias saídas e entendimentos frente a suas questões. Os atendimentos do Pró-Saúde, em contrapartida, têm como objetivo a promoção da autonomia de cada jovem e, com isso, entende que ele é capaz de participar ativamente nas decisões de sua própria vida.

Tenho de pagar?

O Pró-Saúde é oferecido pela FGV Direito SP sem custos adicionais aos já pagos, como parte do sistema de apoio criado para que o aluno tenha condições necessárias para desenvolver seu aprendizado da melhor forma possível. Para um acompanhamento especializado distinto deste atendimento psicológico, o jovem poderá ser encaminhado a um serviço externo. Dificuldades financeiras podem ser consideradas nos encaminhamentos oferecidos.

Quais os limites de confidencialidade do Pró-Saúde?

Os atendimentos seguem o código de ética profissional que defende o sigilo frente a tudo o que se passa durante as sessões de cada pessoa atendida. Em função disso, a FGV Direito SP não tem acesso ao material específico das consultas terapêuticas realizadas pelo Pró-Saúde.

E se eu quiser escolher o gênero de quem vai me atender?

Temos condições de acolher seu pedido. Informe-se quando fizer o contato inicial.

EX-ALUNOS DA FGV DIREITO SP

A FGV Direito SP se orgulha dos alunos que passaram pela Escola e ajudaram a construir essa história de sucesso. Por isso, a Escola busca manter o relacionamento com seus egressos convidando-os a se envolverem em diversas atividades no âmbito do curso de Graduação.

Os ex-alunos têm desempenhado papel importante no auxílio e na condução de grupos de estudos e preparações para competições internacionais. Também estão presentes em eventos voltados à orientação profissional dos atuais alunos, como o programa WoMentor, que aborda questões de gênero, e à divulgação da escola para estudantes de ensino médio, como o Projeto Aulas Abertas.

A escola também mantém suas portas abertas aos ex-alunos dando-lhes livre acesso às suas dependências, descontos especiais nos cursos de especialização e pós-graduação lato sensu (FGV LAW).

Clique AQUI e saiba mais sobre nossos ex-alunos.

AULAS ABERTAS

O Projeto Aulas Abertas foi criado para que estudantes de ensino médio interessados em cursar Direito na FGV Direito SP tenham a oportunidade de assistir a uma aula de Direito inovadora e contemporânea que o coloca como protagonista do processo de aprendizagem.

Fique atento ao site e redes sociais da FGV Direito SP e participe.

Clique AQUI e acompanhe a agenda de aulas abertas da escola.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.