1º Semestre de 2016:
I - Grupo de Estudos sobre Teoria da Proporcionalidade. Realizado fisicamente na FDUSP, contou com a presença de alunos da FGV Direito SP e da FDUSP, bem como de membros externos às Instituições.
2º Semestre de 2016:
I - Participação na disciplina "Teoria do Direito", de pós-graduação na FGV Direito SP, pelo professor Ronaldo Porto Macedo Junior.
A proposta do curso foi uma introdução sistemática aos debates contemporâneos em filosofia política e teoria da justiça. Tomando como ponto de partida o pensamento de John Rawls (A Theory of Justice), o curso abordou teorias que buscaram refinar ou corrigir aspectos da obra rawlsiana, como as abordagens de Ronald Dworkin (A Matter of Principle), Martha Nussbaum (Frontiers of Justice) e Amartya Sen (The Idea of Justice). Também será a reação comunitarista ao liberalismo rawlsiano, em especial a partir de Michael Sandel e Charles Taylor. O objetivo é situar o aluno, bem como fornecer um instrumental analítico para pensar de forma responsável questões sobre justiça e legitimidade.
II – Participação na disciplina "Hermenêutia e Razão Prática", de pós-graduação em teoria do direito, na pós-graduação da FDUSP, pelo professor Ronaldo Porto Macedo Junior.
A proposta do curso de Hermenêutica e Razão Prática focou o estudo de teoria ética. O ponto central das discussões foi o clássico "Ethics and the Limits of Philosophy", de Bernard Williams. O pensamento ético de Williams destacou-se tanto por ser uma poderosa crítica ao utilitarismo, quanto por ser cético às sistematizações morais de inspiração Kantiana. Sua obra, portanto, configura um bom ponto de entrada para os debates éticos contemporâneos, além de ser dotada de coerência e clareza, que dispensam grandes excursos histórico-teóricos preliminares.
III – Participação em Grupo de Estudos misto (graduação e pós-graduação das duas universidades), em parceria com o PET Sociologia Jurídica (FDUSP), com seminários conduzidos pelo mestrando Daniel Murata
A proposta do curso focou no pensamento de Joseph Raz, pouco conhecido entre alunos de graduação. Margaret Martin lançou um livro, baseado em seu doutorado em Cambridge, que consiste na reconstrução e crítica do pensamento Raziano. A proposta deste módulo foi, primeiramente, uma leitura textos centrais do positivismo Raziano em "The Authority of Law, Ethics in the Public Domain", e "Between Authority and Interpretation", seguida da leitura de todo o livro de Martin. Foram lidas, posteriormente, reviews do livro, para análise crítica e sistematização de suas teses. O objetivo desse módulo foi permitir aos alunos compreender e se engajar criticamente com o pensamento de um dos maiores autores contemporâneos.
IV- Palestra "O Direito Fracassado na América Latina", com Jorge L. Esquirol (Florida International University), realizada em 14/12/2016, na FDUSP.