GRUPO PÚBLICO

Em atividade desde: 2004

Docente supervisor: Carlos Ari Sundfeld

Coordenação: Juliana Bonacorsi de Palma

Equipe: André Janjácomo Rosilho, Carlos Ari Sundfeld, Guilherme Jardim Jurksaitis, Jacintho Arruda Câmara, João Domingos Liandro, Julia Maria Lillo do Nascimento, Juliana Bonacorsi de Palma, Vera Cristina Caspari Monteiro e Yasser Reis Gabriel.


 

O Grupo Público desenvolve pesquisas e propõe inovações no direito público, contribuindo para mudança cultural na gestão pública brasileira.

Em atividade desde 2004 na FGV Direito SP, o Grupo Público tem como principal característica propor ideias e soluções jurídicas aos grandes desafios públicos a partir de achados de pesquisas, contribuindo para a qualificação dos debates acadêmicos e da prática profissional. Por isso é um grupo plural: participam de suas atividades professores, pesquisadores, pós-graduandos, graduandos, profissionais do direito público, gestores e instituições parceiras. Atualmente o Grupo Público se volta ao estudo do controle da Administração Pública e tem como principais iniciativas o Observatório do TCU, o Projeto Controle Público e o Projeto Programa Público de Reportantes contra a Corrupção, financiado pela Presidência da FGV.
Ao lado das atividades de pesquisa, o Grupo Público promove diálogos para debater cenários jurídicos complexos e apresentar as suas propostas à comunidade jurídica. Seus seminários são temáticos e tem como pano de fundo pesquisas desenvolvidas por seus membros, destacando-se os temas da prevenção à corrupção, segurança jurídica, controle da Administração Pública, inovação pública e contratações públicas. O Grupo Público também apoia iniciativas na FGV Direito SP e instituições parceiras, com especial destaque para a Sociedade Brasileira de Direito Público – sbdp, e seu programa de iniciação científica e na docência denominado “Escola de Formação Pública”, bem como o Ciclo de Debates sobre Direito e Gestão Pública, que tem aproximado alunos em formação dos tópicos mais avançados hoje em pauta.

DIÁLOGOS PROMOVIDOS

  • 29 MAR 2019 - OBSERVATÓRIO DO TCU – BALANÇO CRÍTICO PARCIAL

    O Grupo Público promoveu debate sobre os resultados preliminares da pesquisa do Observatório do TCU no ano de 2018. Participaram do evento, dentre outras autoridades, auditores do Tribunal de Contas da União, representantes da gestão pública, representantes da iniciativa privada e da academia. Os alunos da EFp 2019 puderam acompanhar de perto o evento.

    Áudio do debate

     

     

     

  • 13 MAR 2019 - AULA INAUGURAL DA ESCOLA DE FORMAÇÂO PÚBLICA

    O Grupo Público esteve presente na aula inaugural da edição de 2019 da Escola de Formação Pública, programa de Iniciação científica e na docência, com duração anual, criado e mantido pela sbdp desde 1998, para 25 alunos de graduação por ano, de quaisquer faculdades.

  • 15 FEV 2019 - RECEPÇÃO DE CALOUROS DIREITO FGV DIREITO SP

    O Grupo Público participou da recepção dos calouros da graduação em Direito da FGV-SP. Os alunos conheceram o Grupo Público e a Escola de Formação Pública e foram convidados a participarem dos eventos que serão promovidos no ano de 2019.

     

  • 19 OUT 2018 –OS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAL NO PODER PÚBLICO

    O Grupo Público recebeu Ana Carla Abrão, economista e ex-secretária da Fazenda do Estado de Goiás, para debater os “Desafios da Gestão de Pessoal no Poder Público”.

     

  • 29 AGO 2018- OBSERVATÓRIO DO TCU – BALANÇO CRÍTICO PARCIAL

    O Grupo Público promoveu debate para apresentar e discutir o balanço crítico parcial do projeto “Observatório do TCU”. Participaram do encontro Francisco Gaetani (presidente da ENAP), Karla Bertocco (presidente da Sabesp) e Valdir Simão (ex-ministro do Planejamento e CGU).

     

  • 17 AGO 2018 – ENCONTRO DE REDE PUBLICISTAS ACADÊMICOS

    O Grupo Público promoveu, em conjunto com a Faculdade de Direito da USP, o encontro de diversos professores de direito público para debaterem temas sobre a reforma e melhora da administração pública. O evento contou com a participação dos professores Carlos Ari Sundfeld (FGV), Egon Bockmann (UFP), Floriano de Azevedo Marques Neto (USP), Gustavo Binenbojm (UERJ), Jacintho Arruda Câmara (PUC/FGV), José Vicente dos Santos Mendonça (UERJ), Sérgio Guerra (FGV), Marçal Justen Filho e Juliana Palma (FGV). O encontro também contou com representantes da Fundação Lemann e da Fundação Brava.

     

     

  • 13 JUN 2018 - DIÁLOGOS DO GRUPO PÚBLICO – LEI DE SEGURANÇA PARA A INOVAÇÃO PÚBLICA

    Reunião realizada entre o Grupo Público e o Grupo de Pesquisa sobre Jurisdição Constitucional, coordenado pelo Professor Elival da Silva Ramos, sobre a Lei nº. 13.655/2018 – Lei de Segurança para a Inovação Pública (Nova LINDB).

    Assista o encontro

      

                    

     

  • 24 MAI 2018 - VITRINE DE PESQUISA DO GRUPO PÚBLICO

    O Grupo Público promoveu primeiro colóquio de pesquisas em Direito Público na FGV Direito SP, no qual os alunos dos mais diversos programas puderam apresentar e dialogar sobre suas pesquisas em andamento. Ao todo, o evento interno contou com 4 mesas, 13 professores debatedores e 16 alunos participantes.

    Veja a brochura do evento

            

                  

     

  • 18 MAI 2018 - DESAFIOS DA GESTÃO – PÉRSIO ARIDA

    O Grupo Público promoveu debate com Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central e um dos criadores do Plano Real. O debate contou com a presença de toda a comunidade FGV Direito SP, incluindo alunos de seus diferentes programas, professores e pesquisadores.

     

  • 11 MAI 2018 - FERNANDO HADDAD

    O Grupo Público promoveu debate com Fernando Haddad, ex-prefeito da cidade de São Paulo, sobre inovação na gestão pública, segurança jurídica e o papel do Direito na promoção de políticas públicas. O debate contou com a presença de toda a comunidade FGV SP, incluindo alunos de seus diferentes programas, professores e pesquisadores.

     

  • 13 NOV 2017 - PROJETOS DE PESQUISA EM DEBATE

    O Grupo Público promoveu debate acadêmico de projetos de pesquisa com alunos da graduação da FGV Direito SP e o professor Paulo Modesto.

  • 30 OUT 2017 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

    O Grupo Público promoveu mesa de debates sobre o tema “Administração Pública e Inovação Tecnológica”, organizado por Rafael Issa.

  • 10 OUT 2017 - OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS, 25 ANOS DEPOIS: REFLEXÕES SOBRE O COMBATE A CORRUPÇÃO

    O Grupo Público e a Escola de Formação Pública da sbdp realizaram a palestra “Operação Mãos Limpas, 25 anos depois: reflexões sobre o combate à corrupção” com o magistrado Piercamillo Davigo, Presidente da Segunda Seção Criminal da Corte de Cessação da Itália. O evento foi patrocinado pela Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e aconteceu no Auditório do TRF 3ª Região.

  • 15 SET 2017 - GOVERNANÇA DA FUNDAÇÃO RENOVA E A GESTÃO DO INTERESSE PÚBLICO EM MARIANA

    O Grupo Público promoveu evento sobre “Governança da Fundação Renova e a gestão do interesse público na crise de Mariana”.

  • 15 MAI 2017 - DIÁLOGOS ACADÊMICOS: CONVERSA COM EMPRESAS CONTRATADAS DO PODER PÚBLICO

    O Grupo Público promoveu conversa de representantes de empresa (Odebrecht) com os membros do Grupo Público e os alunos da graduação da FGV Direito SP.

    Ouça o evento

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

  • 11 ABR 2019 - SEMINÁRIO LIBERDADE ECONÔMICA E ORDENAÇÃAO PÚBLICA EM DEBATE

    O Grupo Público participou de seminário aberto, promovido pela Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) do TCESP, debatendo liberdade econômica e ordenação pública. Dentre os participantes, professores de direito e gestão pública. Nesta ocasião se discutiu a necessidade de uma lei de liberdade econômica.

     

  • 29 JUN 2018 - DIÁLOGOS PAULISTAS

    Os Professores Yasser Gabriel e Juliana Palma representaram o Grupo Público no “Diálogo Paulista entre os órgãos de controle e organizações da sociedade civil”. Na ocasião foram discutidos os reflexos da Lei de Segurança para a Inovação Pública (Lei nº. 13.655/2018) nas parcerias entre Estado e organizações da sociedade civil. Participaram do evento representantes de diversas organizações da sociedade civil e os presidentes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

    Saiba mais sobre o evento

     

     

  • 31 AGO 2017 - DIREITO ADMINISTRATIVO E POLÍTICA NA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO

    O Grupo Público organizou seminário em parceria com a AASP – Associação dos Advogados de São Paulo sobre Direito Administrativo e prevenção da corrupção.

     

                

    Mesa 1: A união do Direito com a Política para prevenir a corrupção administrativa

    Composição: Carlos Ari Sundfeld, Maria Cristina Pinotti, Sérgio Fausto e Marcelo Vieiro Von Adamek.

    Veja como foi

                  

    Mesa 2: A nova Lei das Estatais ajuda a prevenir a corrupção?

    Composição: Jacintho Arruda Câmara, Mário Engler e Marcos Perez.

    Veja como foi

                  

    Mesa 3: Por que as leis de licitações não coibiram a corrupção?

    Composição: Adilson Dallari, Caio Mário da Silva Pereira, Floriano de Azevedo Marques Neto, Marçal Justen Filho e Juliana Bonacorsi de Palma.

    Veja como foi

                    

    Mesa 4: O que nos ensina a experiência dos controladores na previsão da corrupção administrativa?

    Composição: Vera Monteiro, André Rosilho, Guilherme Jardim Jurksaitis, Roberto Porto e Gustavo Ungaro.

    Veja como foi

     

  • 28 JUN 2018 - WORKSHOP REGULAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES NO BRASIL

    Os Professores André Rosilho e Juliana Palma representaram o Grupo Público no workshop promovido pelo Instituto Desburocratizar (iDESB) para debater o relatório que trata da discricionariedade de gestores na regulação da infraestrutura no Brasil. Na oportunidade, a professora Juliana Palma entrevistou o professor Martin Lodge (LSE).

    Saiba mais sobre o evento

    Veja a entrevista da professora Juliana Palma com o professor Martin Lodge

     

ATIVIDADES

  • EM ANDAMENTO

    DIÁLOGOS DO GRUPO PÚBLICO
    Com foco no tema do controle da Administração Pública, os encontros buscam reconhecer os atuais contornos das dinâmicas desse controle e analisá-los criticamente. Quais são os papéis desempenhados pelas instituições controladoras? De que modo este controle é exercido por juízes, promotores e membros do Ministério Público? Quais são os impactos deste controle sobre o gestor e a função pública? A proposta é que desse esforço de reflexão coletiva o Grupo Público consiga qualificar os debates hoje em curso e apontar para possíveis caminhos de racionalização e eficiência do controle da Administração Pública, com maior segurança jurídica e garantismo.


    CICLO DE DEBATES SOBRE DIREITO E GESTÃO PÚBLICA
    Curso semestral oferecido gratuitamente a alunos e pesquisadores de todas as escolas, cursos (graduação e pós) e projetos da FGV, que tem por objetivo apresentar e discutir os principais desafios que o Brasil enfrenta em temas-chave de gestão pública.

    Acesse o programa e o material didático do Curso de Direito Público


    ESCOLA DE FORMAÇÃO PÚBLICA – EFp
    Iniciação científica e na docência, com duração anual, a Escola de Formação Pública – EFp é um programa criado e mantido pela sbdp desde 1998, para 25 alunos de graduação por ano, de quaisquer faculdades. A partir de 2014, passou a ser feito em conjunto com o Grupo Público da FGV. São mais de 600 ex-alunos que passaram pelo programa e hoje ocupam posições de destaque acadêmico e profissional.

    Acesse a página da Escola de Formação Pública – EFp e conheça melhor a nossa proposta

    Acesse o programa de 2018 da Escola de Formação Pública – EFp e tome contato com o material de estudo


    OBSERVATÓRIO DO TCU
    Grupo de pesquisa composto por professores, doutores, mestres e alunos de pós-graduação em Direito com ampla experiência em temas do mundo público, cujo objetivo geral é realizar acompanhamento permanente das atividades do Tribunal e produzir balanços críticos de sua atuação.
    Participam da elaboração dos relatórios: André Rosilho, Arthur Guedes, Conrado Tristão, Daniel Bogéa, Gilberto Gomes, Gustavo Maia Pereira, Julia Lillo e Yasser Gabriel.

    Acesse o primeiro relatório de pesquisa do Observatório do Controle do TCU, com análise sobre os julgados proferidos entre janeiro de fevereiro de 2018

    Acesse o relatório com importantes julgados do TCU, dos meses de março e abril de 2018

    Acesse o relatório Balanço Crítico Parcial de 2018 (jan./mar.) do Observatório do Controle do TCU

     

    PESQUISA COMO VIABILIZAR PROGRAMAS PÚBLICOS DE REPORTANTES CONTRA A CORRUPÇÃO?

     

    Pesquisa sobre programa público de reportantes contra a corrupção, financiada pela Presidência da FGV, integrando a FGV Direito SP, FGV EAESP Administração Pública e FGV CPDOC. Por meio de pesquisas empíricas e experimentos, pretende-se apresentar subsídios para a construção de programas de reportantes pela Administração Pública no combate à corrupção.


    CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO – ATIVIDADES EXTRACLASSE
    O curso de Direito Administrativo da FGV Direito SP promoverá visitas externas e debates com especialistas sobre os modos de colaboração particular com a gestão pública. O Grupo Público apoia esta iniciativa, cujo produto final será a confecção de Guias de Cidadania Pública para orientar juridicamente iniciativas modernas de relacionamento público-privado.

     

     

  • CONCLUÍDAS
    • RELATÓRIO DE ATIVIDADES GRUPO PÚBLICO + EFp 2018
      Relatório de sistematização das principais atividades e produtos do Grupo Público em 2018: relatórios do Observatório do TCU, colunas na página Controle Público do Jota, Vitrine de Pesquisa, publicação de artigos sobre a Lei n.º 13.655/18, participação de eventos e promoção de diálogos públicos.

    • WIKI MUNDO PÚBLICO
      Pesquisa coletiva sazonal desenvolvida nos cursos de Direito Administrativo da FGV Direito SP para a criação e atualização de informações sobre temas de direito público.
      Acesse o Wiki Mundo Público

    • O NOVO DIREITO ADMINISTRATIVO E OS DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
      União de pesquisas que procuram identificar e discutir o enquadramento jurídico de novas soluções em campos como contratações e relações público-privadas, regulação, políticas públicas, organização administrativa, empresas estatais, processo administrativo e controle. O projeto partiu da hipótese de que categorias doutrinárias estabelecidas vêm comprometendo a aceitação e efetividade do direito administrativo contemporâneo, que a legislação e a prática administrativa têm reconstruído com base em novas visões sobre desenvolvimento econômico, social e institucional. O objetivo das pesquisas e trabalhos era contribuir para superar o descompasso entre realidade jurídica e as ideias sobre direito administrativo.

PUBLICAÇÕES

PARCERIAS

  •  

REDES SOCIAIS

  •  

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede