A preocupação em renovar e atualizar a metodologia de ensino do Direito, com o desenvolvimento de métodos pedagógicos participativos, está na gênese da criação da FGV Direito SP e é, até hoje, um de seus pilares fundamentais.
Desde sua fundação, a FGV Direito SP buscou desenvolver um repertório de técnicas interativas capazes de provocar reações nos estudantes e tirá-los de uma postura passiva de recepção do conhecimento transmitido pelos professores, tornando-os protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem. Ao invés da tradicional aula expositiva, na qual o professor atua como em um monólogo, a FGV Direito SP utiliza um conjunto de métodos diferenciados de ensino – como método socrático, método do caso, role play, problem based learning e clínicas, dentre outros – que estimula o aprendizado através do raciocínio. Os alunos são habilitados a solucionar problemas de forma autônoma, com o auxílio – e não a tutela – do professor.
Ao longo dos anos esses métodos foram aprofundados e aprimorados e continuam a ser renovados constantemente, a partir de uma reflexão contínua do corpo docente e de pesquisadores da escola.
O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) foi criado em 2018 para promover a expansão da inserção de debates sobre o Direito e novas tecnologias nos currículos de cursos jurídicos de graduação e pós-graduação, produzir diagnósticos sobre a realidade do ensino jurídico brasileiro e desenvolver novos métodos de ensino jurídico com base nos princípios do ensino participativo.
Formação Docente
A FGV Direito SP tem consciência de seu papel como catalisadora de mudanças no ensino do Direito a partir do uso de métodos participativos e compartilha o conhecimento acumulado em reflexões e pesquisas com a sociedade ao promover diversas iniciativas de formação docente.
Como forma de reconhecer práticas de ensino jurídico participativo em todo o país, a FGV Direito SP criou o Prêmio Esdras de Ensino do Direito, destinado a professores que lecionam disciplinas jurídicas em cursos de Direito ou disciplinas jurídicas em cursos de outras áreas de conhecimento no Brasil.
Ensino Jurídico Participativo Online
Em março de 2020 a pandemia da Covid-19 levou muitas instituições de ensino a migrarem suas operações para o ambiente online. Assim também ocorreu na FGV Direito SP, onde professores dos diferentes programas – Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu - foram treinados para o uso de novas ferramentas que permitissem a manutenção da qualidade de ensino no meio virtual. Para além da mudança de ambiente, a escola se debruçou sobre o novo cenário e, a partir das experiências vividas em sala de aula e da interlocução com outras instituições, produziu dois guias de ensino jurídico participativo virtual que têm como objetivo explorar diferentes possibilidades de aprendizagem e auxiliar e inspirar professores de todo o país.
Acesse abaixo os Guias de Ensino Participativo online.
Além de adaptar as aulas dos diferentes programas de ensino para o meio virtual, a FGV Direito SP realizou uma série de projetos e iniciativas desde o início da pandemia, em 2020.