Modelo de pesquisa no mestrado profissional
Por se tratar de um curso de pós-graduação stricto sensu, a titulação de mestre pressupõe a elaboração de um trabalho de conclusão sob orientação de um docente do programa. O Mestrado Profissional já consolidou um modelo próprio de pesquisa jurídica aplicada, que é diferente dos programas acadêmicos que adotam a dissertação tradicional.
O modelo de pesquisa busca aproximar a pesquisa doutrinária tradicional de base dogmática (que muitas vezes ignora o contexto fático e permanece hermética), da pesquisa empírica pervasiva (mais orientada pela aproximação com a realidade, do que por particularidades metodológicas). As pesquisas daí resultantes podem explorar problemas complexos, casos paradigmáticos ou práticas jurídicas subformalizadas. Ao final, o trabalho de conclusão deve ter utilidade prática e contribuir para solucionar problemas concretos no campo jurídico.
Para dar conta disso, a pesquisa deve se preocupar inicialmente em conhecer e compreender o contexto fático, a partir de uma visão integrada e multidisciplinar da realidade, para então identificar estratégias de ação juridicamente embasadas. Nesse sentido, estimula-se o uso de fontes de consulta mais amplas, como análise documental e entrevistas com atores relevantes, além do uso da própria experiência do pesquisador.
A relevância aplicada do trabalho de conclusão é evidenciada pela formulação de recomendações de conduta ou de ação prática para resolver questões e problemas enfrentados por operadores do direito, empreendedores, gestores e formuladores de políticas públicas. O componente propositivo é essencial para conferir utilidade prática ao trabalho e costuma estar presente na resposta à seguinte pergunta chave: como agir e com que cautelas no campo jurídico.
O trabalho de conclusão pode resultar em um texto conciso e objetivo, com a extensão aproximada de um artigo. O importante é que seja fruto de pesquisa aprofundada e contenha reflexões qualificadas.
O Mestrado Profissional oferece ao aluno apoio permanente na elaboração do trabalho de conclusão. Oferece também uma lista organizada de oportunidades de pesquisa discente, elaborada pelos docentes interessados em tornar mais orgânicas e sinérgicas as suas próprias agendas de pesquisa. As propostas de pesquisa podem se basear ainda em demandas identificadas no contexto de parcerias mantidas com entidades públicas e privadas.
Assista o que dizem ex-alunos do programa sobre seus trabalhos de conclusão
Assista a depoimentos de ex-alunos do Mestrado Profissional, profissionais que atuam em diferentes áreas do Direito e que falam sobre o programa e os desafios do trabalho de conclusão.
Como escolher o objeto de pesquisa?
Como regra, o aluno do programa perde um tempo precioso tentando definir seu objeto de pesquisa e, muitas vezes, a escolha acaba se mostrando equivocada, geralmente pela inviabilidade de execução do projeto. Para mitigar o problema, o Mestrado Profissional da FGV Direito SP oferece, desde o ingresso do aluno no programa, um amplo conjunto de propostas estruturadas de pesquisa, contendo basicamente um título temático, uma pequena ementa e algumas perguntas-chaves.
As propostas foram formuladas por professores do programa de forma sugestiva, não vinculante, com o objetivo de inspirar os alunos na elaboração de seus anteprojetos de pesquisa. São propostas flexíveis que admitem adaptação e não esgotam as possibilidades de pesquisa no mestrado profissional, ficando assegurado ao aluno escolher qualquer outro objeto de pesquisa de sua preferência, desde que compatível com as linhas de atuação do programa.