Modelo de pesquisa no mestrado profissional
O mestrado profissional adotou um modelo de pesquisa orientado pela formalização de práticas inovadoras, juridicamente sofisticadas e ainda pouco exploradas pela literatura nacional.
A reflexão qualificada sobre a prática jurídica pressupõe inicialmente a compreensão do seu contexto fático, seguido do resgate do embasamento teórico, para então permitir a avaliação crítica, combinado com a proposição de aprimoramentos ou soluções transformadoras.
Os trabalhos de conclusão podem explorar problemas complexos, práticas insuficientemente formalizadas ou casos paradigmáticos. Empiria e teoria funcionam como suportes para a produção de conhecimento aplicado e efetivamente útil ao meio profissional.
Os trabalhos produzidos no Mestrado Profissional poderão ser apropriados pela comunidade jurídica como um bem público, contribuindo para o aperfeiçoamento das formas e das instituições jurídicas brasileiras.
Ao final do primeiro semestre, o aluno define o seu projeto de pesquisa, com base no qual a coordenação designa o docente responsável pela orientação do trabalho de conclusão. Para facilitar a escolha do aluno, o programa oferece uma extensa lista de propostas de pesquisa não vinculantes, elaboradas pelo corpo docente.
O aluno deve avançar na execução do projeto de pesquisa, em paralelo com as disciplinas do segundo e do terceiro semestres, conforme cronograma de entregas parciais definido pela coordenação. Até o final do quatro semestre, o aluno deve qualificar a versão provisória do trabalho de conclusão, em seminário aberto de pesquisa. Após a qualificação, o aluto terá dois meses para depositar a versão definitiva que será submetida à banca examinadora.
A banca examinadora é composta por quatro membros e pelo menos três deles precisam ter titulação de doutor. O quatro membro dispensa titulação acadêmica, mas deve ser alguém oriundo do meio profissional e com experiência prática no objeto do trabalho de conclusão.
Abaixo, o programa selecionou alguns conteúdos relacionados à pesquisa e ao trabalho de conclusão do Mestrado Profissional, que podem ser úteis para candidatos e alunos.
Assista o que dizem ex-alunos do programa sobre seus trabalhos de conclusão
Assista a depoimentos de ex-alunos do Mestrado Profissional, profissionais que atuam em diferentes áreas do Direito e que falam sobre o programa e os desafios do trabalho de conclusão.
Como escolher o objeto de pesquisa?
Como regra, o aluno do programa perde um tempo precioso tentando definir seu objeto de pesquisa e, muitas vezes, a escolha acaba se mostrando equivocada, geralmente pela inviabilidade de execução do projeto. Para mitigar o problema, o Mestrado Profissional da FGV Direito SP oferece, desde o ingresso do aluno no programa, um amplo conjunto de propostas estruturadas de pesquisa, contendo basicamente um título temático, uma pequena ementa e algumas perguntas-chaves.
As propostas foram formuladas por professores do programa de forma sugestiva, não vinculante, com o objetivo de inspirar os alunos na elaboração de seus anteprojetos de pesquisa. São propostas flexíveis que admitem adaptação e não esgotam as possibilidades de pesquisa no mestrado profissional, ficando assegurado ao aluno escolher qualquer outro objeto de pesquisa de sua preferência, desde que compatível com as linhas de atuação do programa.