Direito dos Negócios e Desenvolvimento Econômico e Social

Descrição

Esta linha destina-se a compreender o papel do Direito como conjunto de normas e instituições que condicionam o comportamento de diversos atores e podem favorecer ou criar obstáculos ao desenvolvimento econômico, político e social, a partir de uma visão integrada e multidisciplinar da realidade, com ênfase na atividade empresarial e nas práticas negociais adotadas nos setores privado, público e não governamental (terceiro setor). O trabalho de pesquisa priorizará a abordagem de temas que tenham relevância aplicativa no meio profissional sobre direito das obrigações, contratual, societário, mercado de capitais, concorrencial, infraestrutura, regulação, propriedades, resolução de disputas, e responsabilidade das pessoas jurídicas e seus administradores. Também poderão ser abordadas questões conexas sobre exercício de profissões jurídicas e dilemas éticos.