Curso de intensidade de leitura e debate, ministrado às segundas-feiras das 9h00 às 12h40. Estudo aprofundado de contrastantes concepções sobre instituições públicas a partir da ótica da teoria do Estado e da Constituição. Cada aula tem como objeto de discussão um caso concreto, argumentando sobre as possíveis soluções a partir da leitura de textos teóricos fundamentais.
Informações básicas
GHIRARDI, J. G. A Qualidade Rara de Sereia: Novos Paradigmas Interpretativos e Desafios para a Constituição. 2021. No Prelo.
FISH, S. Doing What Comes Naturally: Change, Rhetoric, and the Practice of Theory in Literary & Legal Studies. Durham: Duke University Press, 1989.
HOLMES, S. Passions and Constraint: On the Theory of Liberal Democracy. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.
MAUS, I. O Judiciário como Superego da Sociedade: O Papel da Atividade Jurisprudencial na “Sociedade Órfã”. Revista Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 58, pp. 183-202, 2000.
MOREIRA, A. J. Pensando Como um Negro: Ensaio de Hermenêutica Jurídica. Revista de Direito Brasileira, São Paulo, v. 18, n. 07 , pp. 393-421, Set./Dez. 2017.
SUNDFELD, C. A. Direito Administrativo para Céticos. São Paulo: Malheiros, 2012.
TAYLOR, Charles. “The Politics of Recognition”. In: ARTHUR, J.; SHAPIRO, A. (Eds.). Campus War: Multiculturalism and the Politics of Difference. London: Routledge, 1995.
WHITE, H. V. Metahistory: The Historical Imagination in Nineteenth-Century Europe. John Hopkins University Press, 2014.