Seminário de Direito dos Negócios e Desenvolvimento

Ementa

Nas últimas décadas, a globalização econômica suscitou intensas controvérsias acadêmicas e políticas sobre a ocorrência de mudanças institucionais relativas ao ambiente de negócios dos diferentes países. De um lado, pesquisadores e formuladores de políticas identificam forças relevantes de convergência jurídica ou regulatória, pois pressões quanto à competitividade internacional e eficiência conduziriam a um alinhamento entre regras e instituições globalmente difundidas e aquelas nacionalmente constituídas. De outro lado, diferentes autores articularam a proposição rival de que, a despeito da globalização, os ambientes locais tenderiam à persistência institucional, com a manutenção de seu arcabouço jurídico prevalente por razões históricas, políticas e funcionais.

Este seminário de direito dos negócios parte deste debate para investigar o modo e o teor das mudanças institucionais ocorridas em diversos campos do direito dos negócios no Brasil. Assumindo as possibilidades de convergência e persistências como hipóteses básicas, o curso procurará examinar as características da evolução de diferentes áreas de direito dos negócios no Brasil. Estes segmentos podem ter adotado códigos e práticas globais, indicando assim uma convergência global; podem ter resistido às forças de convergência, demonstrando persistência institucional; ou podem ter desenvolvido uma dinâmica institucional própria a ser identificada e categorizada nas discussões do semestre.

Para esta disciplina, selecionamos os seguintes temas de direito dos negócios para análise: (i) direito societário e governança corporativa; (ii) relação entre Estado e mercado e a regulação econômica; (iii) direito contratual e execução judicial dos contratos; (iv) regulação anticorrupção e compliance; e (v) recuperação judicial e falência. Para além da leitura e discussão de artigos acadêmicos sobre os temas selecionados, caberá aos alunos esforço de pesquisa e teorização sobre a evolução das instituições brasileiras e as reformas jurídicas recentes relativas à sua agenda de pesquisa a fim de cotejá-las com as hipóteses centrais de convergência ou persistência institucional. Pretende-se estimular a reflexão sobre como o debate internacional pode lançar luz sobre a evolução institucional brasileira e, inversamente, sobre como o conhecimento institucional da realidade brasileira pode contribuir para o debate internacional.

Informações básicas

60horas
Bibliografia

BEBCHUK, L. A.; ROE, M. J. A Theory of Path Dependence in Corporate Ownership and Governance. Stanford Law Review, Stanford, v. 52, n. 01, pp. 127-170, 1999.

BERKOWITZ, D.; PISTOR, K.; RICHARD, J. The Transplant Effect. American Journal of Comparative Law, Oxford, v. 51, n. 01, pp. 163-203, 2003.

CALLAGHAN, H. Beyond Methodological Nationalism: How Multilevel Governance Affects the Clash of Capitalisms. Journal of European Public Policy, Milton, v. 17, n. 04, pp. 564-580, 2010.

FARREL, H.; NEWMAN, A. The New Interdependence Approach: Theoretical Development and Empirical Demonstration. Review of International Political Economy, London, v. 23, n. 05, pp. 713-736, 2016.

GILSON, R. Globalizing Corporate Governance: Convergence of Form or Function. American Journal of Comparative Law, v. 49, n. 02, pp. 329-357, 2001.

GORDON, J. N.; RINGE, W. Oxford Handbook of Corporate Law and Governance. Oxford: Oxford University Press, 2018.

HALL, P. A.; SOSKICE, D. Varieties of Capitalism: The Institutional Foundations of Comparative Advantage. Oxford: Oxford University Press, 2001.

HANSMANN, H.; KRAAKMAN, R. The End of History for Corporate Law. Georgetown Law Journal, Washington, D.C., v. 89, n. 02, pp. 439-468, 2001.

HOPT, K. et al. (Eds.). Corporate Governance in Context: Corporations, States and Markets in Europe, Japan and the US. Oxford: Oxford University Press, 2005.

JONES, E. (Ed.). The Politics of Banking Regulation in Developing Countries: Risk & Reputation. Oxford: Oxford University Press, 2020.

LANGER, M. From Legal Transplants to Legal Translations: The Globalization of Plea Bargaining and the Americanization Thesis in Criminal Procedure. Harvard International Law Journal, Cambridge, v. 45, n. 01, pp. 01-64, 2004.

MORIN, J.; GOLD, E. An Integrated Model of Legal Transplantation: The Diffusion of Intellectual Property Law in Developing Countries. International Studies Quarterly, Oxford, v. 58, n. 04, pp. 781-792, 2014.

PARGENDLER, M. How Universal Is the Corporate Form? Columbia Journal of Transnational Law, New York City, v. 58, n. 01, pp. 02-57, 2019

PARGENDLER, M. Politics in the Origins: The Making of Corporate Law in Nineteenth-Century Brazil. American Journal of Comparative Law, Oxford, v. 60, pp. 805-850, 2012.

PARGENDLER, M. The Grip of Nationalism on Corporate Law. Indiana Law Journal, Bloomington, v. 95, n. 02, pp. 533–590, 2020.

POSNER, R. A. Creating a Legal Framework for Economic Development. The World Bank Research Observer, Washington, D.C., v. 13, n. 01, pp. 1-11, 1998.

SCHNEIDER, B. R. Hierarchical Market Economies and Varieties of Capitalism in Latin America. Journal of Latin American Studies, Cambridge, v. 41, n. 03, pp. 553-575, 2009.

SHAFFER, G. (Ed.). Transnational Legal Ordering and State Change. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

WALTER, A. Governing Finance: East Asia's Adoption of International Standards. Cornell: Cornell Press, 2008.