Aluna bolsista da FGV Direito SP é destaque em reportagem sobre diversidade no ensino superior

22/11/2021

A aluna de Graduação da FGV Direito SP, Stella Ferreira, que cursa atualmente o último ano do curso de Direito, ganhou destaque na capa do jornal Folha de S.Paulo em reportagem intitulada “Universidades ampliam programas de bolsas depois do encolhimento do Fies”, publicada em 20 de novembro. A reportagem aborda o aumento do número de bolsas oferecidas por instituições privadas, o que levou também a um aumento do número de estudantes negros e negras beneficiados e à consequente redução da desigualdade de acesso ao ensino superior.

Uma das instituições citadas na reportagem é a FGV Direito SP, que mantém diferentes programas de bolsas de estudo para estudantes. Uma delas é a Bolsa Presidência da FGV,  bolsa de estudos não reembolsável inaugurada em 2013 que leva em consideração mérito e condições socioeconômicas dos estudantes. Pelas regras do programa, são concedidas até 10 bolsas, de 100% e 50% do valor das mensalidades, cujo intuito é aumentar a diversidade nas salas de aula da FGV Direito SP.

Para garantir que estudantes aprovados no Vestibular da FGV Direito SP e contemplados com a bolsa consigam se manter no curso, que ocorre em período integral nos 3 primeiros anos, há ainda a bolsa manutenção concedida pela Associação Endowment Direito GV, instituição privada fundada por ex-alunos, pais, professores e pessoas que acreditam que jovens com potencial devem ter a oportunidade de estudar na escola sem que a condição socioeconômica seja uma barreira. A bolsa destina-se a cobrir custos de transporte, moradia e livros até o final do 3º ano, e hoje prioriza alunos negros.

A aluna Stella Ferreira, contemplada com ambas as bolsas, se forma neste ano, depois te ter cursado 5 anos na FGV Direito SP e aproveitado diversas oportunidades que a escola oferece. Ex-presidente do Centro Acadêmico Direito GV, Stella afirma que diversidade é importante em todos os âmbitos. “De forma abstrata, funciona como um norte para uma sociedade mais justa e igualitária. No caso concreto, transforma espaços, instituições e vidas, como transformou a minha”, diz. “Sinto que o caminho é promissor, mas ainda temos muito a evoluir até que nossa sociedade internalize esse ideal de forma permanente. Enquanto isso, nós, pretas e pretos, seguiremos ocupando, lutando e conquistando, cada dia mais perto do topo.”

Para o professor Oscar Vilhena Vieira, diretor da FGV Direito SP, as bolsas de estudo não apenas colaboram para reduzir as imensas desigualdades do país, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, mas também favorecem a própria excelência universitária, uma vez que uma comunidade acadêmica mais plural e diversa propicia um ambiente de ensino e pesquisa mais rico, vibrante e reflexivo. “Estamos ainda dando os primeiros passos, mas a experiência formidável que temos tido com os bolsistas na FGV Direito SP indica que estamos no caminho certo.”

Alto contraste