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Alunos debatem Direito e Moda com Alexandre Herchcovitch

Ouvir diretamente de Alexandre Herchcovitch, um dos mais criativos estilistas brasileiros, os desafios de gestão e o que pensa sobre a proteção de conceitos de moda, foi a oportunidade de ouro aproveitada por 15 alunos da DIREITO SP, participantes da disciplina de Propriedade Intelectual, ministrada pela professora Mônica Steffen Guise Rosina. Esse grupo esteve na sede da Inbrands, holding proprietária da marca Alexandre Herchcovitch, entre outras, e puderam ouvir diretamente de executivos, diretores jurídicos e do próprio estilista quais são os grandes desafios para um mercado que cada vez mais demanda novas formas de proteção jurídica. Para surpresa dos alunos, Herchcovitch afirmou que nunca pensou em proteger um produto. “Não existe criação de produto sem uma extensa pesquisa de criação, de inspiração em outras coleções, momentos históricos, etc. Para tal proteção, o advogado teria que se aprofundar em todas essas influências, o que basicamente equivale a dizer a fazer um curso intensivo de moda. Os ciclos são muito rápidos e até se entrar com ação na Justiça, já terão se esgotado”. O mais importante, para o estilista, é a proteção da marca: “A Marca Alexandre Herchcovitch é muito forte e trabalhamos a quatro mãos com o departamento jurídico para obtermos um contrato jurídico diferenciado, para garantir a proteção, principalmente, dos royalties advindos dos produtos”, explica Yran Soares, diretor comercial da Alexandre Herchcovitch. Além da Alexandre Herchcovitch, a Inbrands também é dona das marcas Ellus, Richards, VR Menswear, Salinas, Ellus 2nd. Floor, VR Kids, Mandi, Selaria Richards e Bobstore que, no total, contabilizam 176 lojas próprias, 183 franquias e 4.900 pontos de venda multimarcas. Por meio da apresentação de uma foto de uma loja vazia da VR, Daniel Carneiro, diretor jurídico da Inbrands, pôde ilustrar todos os aspectos jurídicos que rodeiam o negócio. “Desde a negociação de contratos de locação com grandes shoppings a proprietários de pontos de rua, passando pela parte fiscal, trabalhista, contratos de logística, normas que regulamentam a exposição de vitrinas, etc, a inauguração e manutenção de uma única loja envolve diversos aspectos”, explicou o diretor. Por isso Carneiro estimula a sua equipe jurídica a ter uma visão diferente do direito. “O advogado que trabalha com esse modelo de negócio precisa ter uma visão dinâmica. O conhecimento do direito é fundamental, mas é necessário acompanhar um raciocínio arrojado e um profundo conhecimento da natureza do negócio”. O encontro também contou com a exposição do CEO da Inbrands, Michael Sarkis, e do advogado José Orlando A. Arrochela Lobo, sócio do Lobo & DeRizzo, escritório responsável pela estruturação societária que articula todas as marcas administradas pela Inbrands.