Notícias

Alunos da DIREITO SP se destacam em competições internacionais

Escola é reconhecida por árbitros internacionais e demais participantes das competições.

Desde outubro de 2011, alunos da DIREITO SP participaram de seis importantes competições estudantis internacionais. Na tradicional competição da Câmara Internacional de Arbitragem e Mediação (CCI), sediada em Paris, o grupo que representou a DIREITO SP obteve o terceiro lugar. A CCI é uma das mais antigas e concorridas Câmaras de Arbitragem e Mediação do Mundo.

Segundo Diego Faleck, professor responsável por este grupo, “a DIREITO SP é uma das escolas de direito com melhor resultado histórico nessa competição, tendo obtido, em 7 anos de participação, um primeiro lugar e dois terceiros lugares.
A CCI é um evento que reúne alunos das melhores universidades de 35 países e os mais renomados profissionais de mediação do mundo. “A disputa proporciona aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades de negociação, mediação e resolução de problemas empresariais complexos, por meio de diversas simulações de casos internacionais, em ambiente multicultural e diverso”, explica o professor.

Arbitragem

Outras competições de destaque com participação de alunos da graduação da DIREITO SP foram a Competição Brasileira de Arbitragem e a XIX Willem C. Vis. International Commercial Arbitration Moot, que também engloba duas pré-competições, a Veirano Pre Moot e a Unicuritiba Pre Moot. As equipes participantes foram coordenadas por Daniel Tavela, presidente da Associação de Ex-alunos da DIREITO SP.
“As duas competições lidam com arbitragem e os alunos trabalham como advogados. Realizam sustentações orais apresentando seus argumentos e respondendo a perguntas dos árbitros e aos argumentos apresentados pela outra parte”, explica Tavela.
Na competição brasileira de arbitragem, o Brasil ficou em sexto lugar, com menção honrosa a dois de seus oradores.
O Vis Moot é considerado como uma das competições mais difíceis de arbitragem do mundo. Este ano ele reuniu 285 faculdades do mundo todo e mais de 2500 pessoas, incluindo alunos, coaches e árbitros.

Comércio Internacional

Outra competição relevante, com participação da DIREITO SP, foi a ELSA Moot Court Competition, promovida pela European Law Students Association, e que trata de casos simulados envolvendo disputa entre países sobre medidas relativas ao comércio internacional.

“O que se discute é a compatibilidade das medidas com os acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC), que é o principal conjunto de regras do comércio internacional. Esses acordos estabelecem o que os países podem e não podem fazer ao adotar medidas que afetam o comércio” explica Rabih Nasser, professor responsável pela equipe que participou da ELSA.

Na fase regional, que aconteceu em Washington, a equipe da DIREITO SP ficou em segundo lugar entre as 9 equipes da América Latina. Com isso, foi a única equipe brasileira que chegou à semifinal, melhor colocação desde que começou a participar das competições.