Como usar a rede para o bem e a proteção da intimidade são temas dos próximos debates da série os jovens e a internet da FGV Direto SP e NIC.br

09/07/2020

O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP e o NIC.br realizam a série de eventos online e gratuito BATE-PAPO |JOVENS E INTERNET. Nesta sexta-feira, 10, serão dois webinars.

Das 09h às 10h, o tema do debate será o uso positivo da internet, estimulando o pensamento sobre como podemos usar a rede para transformar vidas e a sociedade em que vivemos, como a web não tem apenas riscos, mas também oportunidades de crescimento pessoal. Os palestrantes são Kamila Camilo, curadora no Global Shapers São Paulo e Community Manager do FAB LAB SP da Prefeitura de São Paulo; Jessica Botelho, do Centro Popular do Audiovisual; e Tanara Lauschner, professora da UFAM e Conselheira CGI.br. A moderação será de César Machado de Morais, da FGV Direito SP. Os interessados em acompanhar podem assistir pelo link https://youtu.be/SfgLvoJy5C0.

Entre 14h e 15h, o tema do evento será como devem ser os cuidados de jovens (adolescentes especialmente) para lidar com sua intimidade na internet, especialmente com colegas de escola, além de outros assuntos como respeito à imagem de professores e adolescentes, compartilhamento de conteúdo e como potencializar o uso da internet com responsabilidade. Os palestrantes são Grace Kelly Gonçalves, do Colégio Miguel de Cervantes; Chiara Spadaccini de Teffé, professora no Ibmec; e Daniele Kleiner, gerente de Bem-Estar no Facebook. A moderação será de Stephane Lima, professora-autora dos cursos on-line do programa de formação em direitos humanos digitais elaborado pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP (CEPI) em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Os interessados podem acompanhar pelo link https://youtu.be/DJ1hHnpPkVo.

Para se inscrever na série de webinars, acesse AQUI

Quem tiver interesse em assistir as palestras da série já realizadas, os vídeos estão disponíveis nos links:

Expressão sem ofensas e ódio na rede

Cyberbullying

Saúde mental e física

Segurança digital e proteção de informações pessoais

Sobre o projeto

A série BATE-PAPO | JOVENS E INTERNET foi criada para apresentar o Projeto de Formação em Educadores em Direitos Humanos Digitais, que começou em janeiro de 2019, numa parceria entre o CEPI e o NIC.br. Trata-e de um conjunto de 12 cursos digitais sobre diferentes temas de Direitos Humanos relacionados à internet, desde segurança e proteção de dados pessoais até como lidar com discurso de ódio.

Cursos já disponíveis - Clique e acesse a página de inscrições

Imagem e Direitos na Web

Superexposição na internet

Saúde física e mental na internet