A DIREITO SP participou do encontro “The Global Legal Profession”, promovido pela Harvard Law School, no último dia 12. Ary Oswaldo Mattos Filho, professor sênior da Escola, foi o mediador da mesa que debateu a necessidade de formação de uma formação global para o advogado.
Essa mesa contou com a participação de Georges-Albert Dal, ex-presidente do Conselho da Ordem dos Advogados e das Sociedades de Advogados da Europa; Akira Kawaura, presidente da International Bar Association; e Brad Smith, conselheiro e vice-presidente Jurídico e de Assuntos Corporativos da Microsoft.
Oscar Vilhena Vieira, diretor da DIREITO SP foi um dos palestrantes do painel “Globalization of Legal Education: training global lawyers”, com mediação do professor David Trubek, da Universidade de Wisconsin. Participaram da mesa, C. Raj Kumar, diretor da Jindal Global Law School e Martha Minow, diretora da Harvard Law School.
A mesa que complementou o encontro tratou do papel do governo no suporte à formação de uma profissão jurídica global, com a participação de 3 especialistas: Dhananjaya Y. Chandrachud, membro da Corte Suprema de Bombay; Nicole Lamb-Hale, secretária de Comércio, Serviços e Manufaturados dos Estados Unidos; e Antenor Madruga, sócio do BM&A e ex secretário nacional do Ministério da Justiça do Brasil.
Segundo Frederico de Almeida, coordenador da graduação da DIREITO SP, que também esteve em Harvard, as perguntas da plateia indicavam que o Brasil realmente está despertando um grande interesse da comunidade internacional. “Havia muitas questões sobre a entrada de advogados e escritórios estrangeiros nos mercados nacionais”, declarou o coordenador em sua página no Facebook.